I ENCONTRO NACIONAL DE ARQUITETURA COMUNITÁRIA

O I ENAC (I Encontro Nacional de Arquitetura Comunitária) ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, na FAU-UFRJ. A comissão organizadora é composta pelo Laboratório de Direito e Urbanismo (LADU) e do Coletivo de estudos sobre Urbanismo e Periferia (PERIFAU) do Programa de Pós-graduação em Urbanismo da FAU-UFRJ (PROURB), que atua em conjunto com diversos movimentos de luta por moradia e Direito à Cidade como o MNLM, MLB e MUCA, além de assessorias técnicas e outros parceiros acadêmicos.

O ENAC-Rio ocorrerá entre os dias 11 e 14 de novembro de 2025 e o período de submissão de propostas para as Sessões Temáticas já está aberto e segue até o dia 14 de abril de 2025. Todas as informações, incluindo o edital de convocação, formulários de inscrição e cronograma você encontra em nosso site e em nosso perfil do Instagram.

O Encontro é totalmente gratuito e está aberto a docentes, pesquisadoras/es, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais atuantes em assessorias técnicas, militantes de movimentos sociais articulados com o Direito à Cidade e demais envolvidas/os com o tema da construção autônoma de territórios populares. O primeiro ENAC no Brasil tem como objetivo fortalecer e articular um debate nacional junto aos Encontros Latino-americanos de Arquitetura Comunitária (ELAC), promovendo um debate extensionista relacionado com a pesquisa, ensino e práticas profissionais.

Outras notícias

Estão abertas as inscrições para envio de propostas de sessões para o Fórum de Debates + SP Meeting da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Terça-feira (25.03.25) teremos no IABsp a exibição do filme “Ouvidor” e, em seguida, uma conversa com Matias Borgström, diretor do filme, Celso Sampaio, Adriana Palheta e um representante da ocupação.