CANTEIRO ESCOLA na Comuna da Terra IRMÃ ALBERTA Construção agroecológica com bambus e saneamento básico maio, junho e julho de 2020
Apresentação
O presente curso de “Canteiro Escola” insere-se nas atividades do projeto “Neusa Paviato de Melhorias Habitacionais da Comuna da Terra Irmã Alberta”, promovido pelo “Instituto Técnico de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Laudenor de Souza”, com apoio do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, por meio do edital de fomento à assessoria técnica à habitação de interesse social – ATHIS de 2021.
O projeto consiste em mobilizar acampados e militantes para a melhoria de suas casas, por meio da realização de um diagnóstico técnico e social coletivo com a participação das famílias da comuna. A partir disso, conhecendo as condições de moradia, e a ausência de políticas públicas habitacionais, resolveu-se criar estratégias para o término e construção das casas com “técnicas agroecológicas de construção”, com conhecimento popular tradicional e uso de materiais do próprio acampamento, tais como terra crua, madeira e bambus.
Este curso faz parte já de uma sequência de atividades do Instituto Laudenor de Souza no âmbito da moradia camponesa, em parceria com a assessoria técnica Peabiru e apoio do CAU SP. Em 2019, foi realizado o curso virtual “ATHIS Rural”, e em 2020 o curso “Canteiro auto gestionário de construção agroecológica”, junto com a Escola Popular Rosa Luxemburgo. Desta vez, pretendemos avançar a partir do acúmulo desses e outros aprendizados coletivos, erguendo – como objeto pedagógico – um barracão do setor de produção da comuna da terra, de bambus, espaço para organização da produção e vendas no varejo, bem como da instalação de sistemas de tratamento de esgotos de casas da comuna da terra.
Objetivos
- Formação de formadores: agentes populares de construção agroecológica do estado de São Paulo.
- Articulação de integrantes do MST com apoiadores da sociedade: profissionais da arquitetura e urbanismo, engenharias e técnicos em edificações.
- Referenciar nossos territórios como espaços da “construção agroecológica”
- Colaborar com a inserção do GAIA e da Brigada 100 anos de Paulo Freire no processo de produção do espaço do IA
Princípios pedagógicos
- Parte-se da pedagogia da terra, da agroecologia, do MST, aliada às concepções ensaiadas pelo grupo de pesquisa Habis, da USP de São Carlos, onde alia-se às atividades intelectuais às práticas – construção agroecológica, em diálogo com a preservação do meio ambiente.
- Pedagogia da alternância – MST – este se trata de um primeiro ciclo, o segundo ciclo será de construção com madeira roliça e tijolos de adobe, no segundo semestre de 2022, também com apoio do CAU SP – edital de cultura imaterial.
- Atuação dos educandos a partir dos NB’s – núcleos de base – MST.
Educandos
- 12 agentes populares de construção agroecológica (6 do estado de São Paulo e 6 do irmã alberta). Os educandos do Irmã Alberta estão convidados a cursar dois meses de atividades, abril, maio e junho, pois antes do curso, que será em maio, haverá 15 dias de preparação do curso, e depois do curso, ficarão ainda mais 15 dias para finalizar as obras. Os educandos que vêm do estado, estão convidados a ficar por um mês – junho.
- 12 profissionais da construção civil voluntários: dentre estudantes e formados em engenharia, arquitetura e urbanismo e técnicos em edificações, que deverão participar das atividades de trabalho e estudos aos finais de semana.
- Deve-se priorizar a participação da juventude e das mulheres.
- Os 12 agentes populares assentados e acampados da reforma agrária receberão ajuda de custo – bolsa de estudos de R$300,00 e alimentação ao longo da estadia.
Programação geral
As atividades didáticas de trabalho e estudo se realizam por cinco dias da semana, de quarta a domingo, sendo que:
- Pelas manhãs são realizadas atividades práticas construtivas das 8 às 12h – 4 horas trabalho;
- Pelas tardes atividades de estudo e pesquisa das 14h às 17h – três horas estudo.
Etapa de preparação
Início no sábado dia 21 de maio – três semanas, com:
- 6 educandos camponeses construtores do irmã alberta – cinco dias de trabalho e estudos preparativos de quarta a domingo
- 4 mestres de obras – dois externos aos finais de semana e dois locais de quarta a domingo.
Canteiro escola de construção com bambus e saneamento
início no sábado dia 11 de junho até 09 de julho – quatro semanas – com mais:
- 6 educandos camponeses construtores do estado de São Paulo;
- 6 educandos estudantes da área da construção civil – sábados e domingos;
- 6 educandos profissionais da área da construção civil – sábados e domingos.
Conteúdo programático
O curso de construção agroecológica tem como objeto de conhecimento principal a abordagem de conteúdos teóricos e práticos de produção e edificação com bambu e a implementação de sistemas alternativos de esgotamento sanitário residencial, a serem vivenciados de forma transversal ao “embasamento de fundo”.
São eles:
- desenho técnico e criativo/livre
- elaboração de modelos físicos
- sistemas estruturais e conexões – cálculos
- videos de bambu e pau a pique
- história das técnicas – no brasil e américa latina
- plantio e manejo em agroflorestas de bambus – espécies
- tratamento de bambus
- esgotamento sanitário: sistemas alternativos
- saídas de efluentes para sistemas agroflorestais
- cálculos hídricos e bioquímica
- a questão social do saneamento no Brasil, meio ambiente e saúde pública
Estes conhecimentos inserem-se de forma transversal e intercalada com as atividades teóricas das aulas, pelas noites, organizadas em quatro eixos, a serem trabalhados um por semana
Eixo 1 – categorias básicas do capital
- eixo de categorias amplas / básicas: capitalismo e como se reproduz – fabetz
- categorias de marx, com gringo. trabalho e emancipação. sob o capital.
- cultura e ideologia – ana chã, dominação, construção…. a cultura camponesa
- o capital na construção civil – Sérgio Ferro e Paulo Cezar
filme chaplin – tempos modernos – outros?
Eixo 2 – trabalho e educação
- trabalho – de modo transversal – a superar o trabalho alienado e outras formas de trabalho e trabalho cooperado – socialização de experiências concretas de const. agroec. e trabalho livre.
- educação do trabalhador pelo trabalhador – Carmem FE USp
Eixo 3 – território e experiências nossas mundiais
- territórios e experiências mundiais: experiências fora – anap em cuba e país basco, via campesina, lutas pelo território (análogo ao irmã alberta) – CRI – ver quem eles indicam – marcelo
- MST para falar das experiências nossas no brasil – histórias mais amplas e exemplos pontuais – minto e sandra Rio de Janeiro
Eixo 4 – agroecologia versus agronegócio / soberania alimentar e crise pandêmica / conjuntura nacional – eleição
- agroecologia – alternativa ao agronegócio
- defesa da reforma agrária e da habitação – Ermínia Maricato
- conjuntura atual – parceiros nossos do MST – no Rio e DF
- pensamento crítico emancipador
- nomes possíveis: kely, joyce?
Como vivência pedagógica de construção agroecológica pretende-edificar a seguinte estrutura de bambus – o “armazém agroecológico” – espaço de centralização e distribuição da produção de alimentos dos três espaços do MST na grande São Paulo e venda direta de produtos da reforma agrária.
Como vivência de saneamento agroecológico, será executado o sistema de tratamento de esgotos da ciranda infantil “Luiz Beltrame”, como se vê em croquis de estudos.
Programação
Começa em 11 de junho, sábado, até 10 de julho, domingo.
aulas práticas de construção às sextas, sábados e domingos, aulas teóricas presenciais as quintas feiras, atividades de integração com o acampamento às quartas feiras, e as aulas teóricas virtuais as terças, quartas e quintas a noite, como pode-se ver no quadro a seguir.
segunda | terça | quarta | quinta | sexta | sábado | domingo | |
Manhã | Livre | Livre | atividade de integração com a comuna da terra | aula teórica e estudos sobre bambus | aula prática – construção no canteiro de obras | aula prática – construção no canteiro de obras | aula prática – construção no canteiro de obras |
Tarde | Livre | Livre | atividade de integração com a comuna da terra |
aula teórica e estudos sobre saneamento | aula prática – construção no canteiro de obras | aula prática – construção no canteiro de obras | aula prática – construção no canteiro de obras |
noite | Livre | Aula a distância – MST | Aula a distância – bambus |
aula a distância -saneamento | Livre | Livre | Livre |
Bibliografia
Sergio Ferro
Usina
Erminia
Paulo Cezar
Inova Rural – Habis
Sepé Tiaraju – Habis
Pedagogia da Terra – MST
Educação do Trabalhador pelo Trabalhador
Mestrado Thiago
Doutorado Chico
Mestrado Rodolfo
Mestrado Lotufo
Crítica a const. com terra – Bianca
Específicas sobre bambu
Específicas sobre saneamento
Curso ATHIS e Canteiro Autogestionário CAU & Peabiru – Rosa Lux
Canteiro Escola – João Marcos
Educadores das técnicas
Tema bambu
- Lucas – Projeto bambus – UNESP
- Ricardo Nunes – Aracaju – experiências de habitação
- Tomaz Lotufo – escola da cidade
- Gabriel Cereja – UNESP
- Thiago Ferreira – canteiro escola habis
- Marco Pereira – engenheiro – UNESP
- Tomás Barata – FAU USP
- Paula Noia – FAU USP
- Prado – MST Apiaí
Tema saneamento
- Ciola – MST
- Chaves – Sapiência Ambiental
- Taís – kiva projetos ecológicos
- Ricardo de Toledo – FAU USP
- Chico Barros – ILS
CPP – Coordenação Político Pedagógica
Ariel – Ikobé e FAU USP
Flora – Brigada 100 anos de Paulo Freire
Chico Barros – MST
Arturo
Héctor – MST
Davi – MST
Patricia – MST
Tica – Ikobe
Ciola – MST
Mario – IA
Luis Bahia – IA