Grupos de trabalho

Os GTs do IABsp são agrupamentos de profissionais que se reúnem periodicamente em torno de uma temática central vinculada às diretrizes da Carta-Programa da gestão IABsp 2023-2025.

Quer sugerir um novo GT?

O IABsp está aberto à proposição de novos GTs por qualquer associado.

Envie sua proposta pelo formulário abaixo. Ela será analisada pelo Conselho Diretor com base nas diretrizes da Resolução IABsp 002/2020.

O passo seguinte é uma reunião para apresentação e detalhamento da proposta.

Corpo e Espacialidades LGBTQIAPN+

Discute temas como as interações entre o corpo LGBTQIAPN+ e o espaço construído, a preservação de sua memória e suas demandas enquanto profissionais da arquitetura

Clima e Cidade

Espaço de diálogo sobre a intersecção entre crise climática e cidade, busca inserir o tema na agenda das políticas públicas e apresentar soluções no campo da arquitetura e do urbanismo.

Equidade Racial

Esforço de discussão da experiência de profissionais negros no campo da arquitetura com o objetivo de criar uma agenda propositiva para sua inclusão.

Patrimônio Cultural

Instância de apoio aos representantes do IABsp em conselhos de preservação do patrimônio cultural e de ampliação da discussão sobre o tema por meio de palestras e debates.

Política Urbana

Reúne os representantes do IABsp em conselhos da política urbana como os de Habitação (CMH) e de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para desfragmentar o debate e unificar o posicionamento institucional.

O que o IABsp oferece aos GTs?

Os Grupos de Trabalho podem usar os espaços físicos e infraestrutura disponíveis na sede do IABsp para realizar reuniões presenciais e desenvolver trabalhos. A sede possui os seguintes recursos:

  • Espaços físicos: salas e mesas para reunião e trabalho no 1º andar, mezanino e 4º andar do Edifício IAB
  • Infraestrutura: telefone, laptop, projetor e acesso à internet
  • E-mail institucional (@iabsp.org.br) para formalização de comunicações
  • Site e redes sociais do IABsp para divulgação de informações e eventos produzidos pelos GTs


Os GTs são parte do corpo institucional do IABsp e poderão se apresentar como tal a fim de abrir diálogo com instituições, universidades, centros de pesquisa, movimentos sociais, empresas e poder público para estabelecer parcerias e captar recursos financeiros, entre outros. A formalização de vínculos institucionais é feita, em última instância, com o Conselho Diretor.

Quais os compromissos exigidos de um GT?

Para garantir que suas reflexões tenham extensão no debate público, o IABsp exige dos GTs alguns compromissos visando a difusão e transparência:

  • Produção de um plano de trabalho com objetivos, produtos, atividades e investigações a realizar
  • Apresentação aberta sobre o andamento do trabalho ao menos uma vez por semestre
  • Realização de seminário, debate ou palestra sobre discussão atual no debate público, dentro da temática do GT, ao menos uma vez por ano
  • Produção de um relatório com o balanço das atividades anuais para publicização no site do IABsp


Os GTs relacionados às representações que o IAB possui em instâncias de participação social junto ao poder público também devem apresentar balanços dessa atuação.