Gestões IABsp

Um grupo de mais de 40 arquitetos, distribuídos entre presidência, nove diretorias, conselho fiscal e conselho superior, é eleito a cada três anos para conduzir as atividades do Instituto.

Gestão 2023/2025

Presidência

Raquel Schenkman

Presidente

Raquel Schenkman

Presidente

Mestre e graduada pela FAUUSP, é docente do Departamento de Arte da PUC-SP e também servidora da Prefeitura de São Paulo desde 2012 no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura, tendo assumido em 2019 a direção do Departamento e em 2020 a presidência do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) até outubro de 2020. Elaborou e implantou o Inventário Memória Paulistana, possibilitando a instalação de placas de memória na cidade de São Paulo, e recebeu pelo DPH o Prêmio do Centenário do IAB pelo Inventário Memória Paulistana e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria Valorização do Patrimônio Arquitetônico pela Jornada do Patrimônio de 2019. Atualmente é também conselheira eleita do CAU/SP na gestão 2021-2023.

Kaísa Santos

1ª Vice-Presidente

Kaísa Santos

1ª Vice-Presidente

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, trabalha com autonomias em diferentes esferas e em Arquitetura e Urbanismo atua na área de Acessibilidade desde 2007. Tem especialização em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes (2019) e MBA em Negócios pela ESALQ USP (2022). Foi Representante titular da sociedade civil na Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comissão Municipal ODS) no município de São Paulo (2020-2022). É suplente da sociedade civil da Comissão permanente de acessibilidade (CPA). Responsável por consultoria de acessibilidade para inclusão de diversas instituições, a profissional também foi colaboradora do escritório AHU! Consultoria de Acessibilidade durante cinco anos. Atualmente a profissional desenvolve pesquisa com ênfase em autonomia de pessoas, inclusão e o desenho do arquiteto. Foi conselheira fiscal do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) na gestão 2020-2022.

Victor Próspero

2º Vice-Presidente

Victor Próspero

2º Vice-Presidente

Solicitou afastamento

Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP. Doutor na área de História e Teoria da Arquitetura pela mesma instituição (2024), com apoio Fapesp, desenvolve pesquisas sobre as relações entre arquitetura e ditadura militar no Brasil e na América Latina. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2021-2022), com apoio da associação Fulbright, e recebeu da Society of Architectural Historians a Scott Opler Graduate Scholar Fellowship (2023). Co-organizou o livro “Arquitetura e Escrita: relatos do ofício” (2023) e a coleção de livretos guia aos acervos da Seção de Materiais Iconográficos da Biblioteca da FAUUSP. Foi um dos curadores da exposição “Paisagem e Poder: Construções do Brasil na Ditadura” (2024) Centro Maria Antônia da USP. Foi arquiteto associado ao escritório SPBR Arquitetos (2012-2020). Atualmente atua em coletivos e mobilizações pela preservação ambiental e do patrimônio histórico e cultural no bairro do Bixiga, e é professor de História da Arte e da Arquitetura no Instituto Mauá de Tecnologia.

Diretoria

Alberto Machado

Diretor Financeiro

Alberto Machado

Diretor Financeiro

De 1/1993 até o momento; sócio arquiteto e diretor administrativo da Origami Arquitetura de Papéis Ltda. De 1/2017 a 4/2022; sócio e diretor administrativo da Morás 382 Empreendimento Imobiliário SPE Ltda. De 9/2011 a 6/2017; executivo de prospecção de novos negócios na Lumine Soluções em Shopping Centers. De 1/2009 a 8/2011; sócio fundador e administrador da Vortex Hydra do Brasil Sistemas Industriais Ltda, sucursal da empresa italiana Vortex Hydra srl. Cursando: Instituto de Pesquisas de SP – IPT e Núcleo da Madeira; Pós Graduação em Arquitetura em Madeira, 2014, SECOVI; Curso de Incorporação, 2013, CRECI 130.053, 2011, Fundação Getúlio Vargas; Curso Intensivo de Administração, 2004, SECOVI, Curso de Parcelamento do Solo e Desenvolvimento Urbano, 2004, SAP; Certified as Solution Consultant SAP Business One, 2000, Fundação Getúlio Vargas; Curso Intensivo de Administração, 1980, Fundação Getúlio Vargas; Curso Intensivo de Administração, 1975 à 1979, Universidade São Paulo; Curso de Arquitetura e Urbanismo, 1972 à 1974, Universidade Mackenzie; Curso de Industrial Design. Membro do Conselho Consultivo da AACD, Associação da Assistência à Criança Deficiente e ministra palestras de Astronomia para Iniciantes, visando divulgar a ciência e a astronomia.

Ilan Szklo

Diretor Financeiro Adjunto

Ilan Szklo

Diretor Financeiro Adjunto

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de São Paulo (FAUUSP), tem dedicado sua atenção ao campo do patrimônio cultural desde a graduação. Trabalhou no Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo como responsável pela Seção Técnica de Projeto, Restauro e Conservação (STPRC), onde acompanhou de perto obras emblemáticas como o restauro da Estação da Luz, Hospital Matarazzo e Vila Itororó. De 2017 a 2021 foi sócio da Ambiência Arquitetura e Restauro, tendo sido responsável pela autoria e desenvolvimento de uma série de projetos premiados como o restauro da Subestação de Energia da Vila Mariana da Eletropaulo, a conservação do Complexo do Gasômetro e o plano diretor para a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Faz parte, desde 2017, do grupo de trabalho de arquitetura da Casa do Povo, em que desenvolveu, com André Vainer e Silvio Oksman, a proposta de reforma e adequação dos espaços do centro cultural, com destaque para o restauro do Taib (Teatro de Arte Israelita Brasileiro). Atualmente possui seu próprio escritório, a Fundamento Arquitetos, em que atua principalmente com projetos voltados à edifícios de valor cultural.

Gustavo Kerr

Diretor Executivo

Gustavo Kerr

Diretor Executivo

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU- Mackenzie), mestrado em Projeto de Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, urbanismo, edifícios públicos, edifícios educacionais, restauro e preservação de patrimônio histórico. Sócio do escritório HASAA desde 2015.

Leonardo Musumeci

Diretor Executivo Adjunto

Leonardo Musumeci

Diretor Executivo Adjunto

Arquiteto e urbanista (EESC:USP), bacharel (FFLCH:USP) e licenciado (FE:USP) em Filosofia, especialista em Meio Ambiente e Sociedade (FESPSP), e doutorando em Saúde Pública (FSP:USP), na linha de sistemas urbanos, saúde e sustentabilidade. Docente do MBA Cidades e Inovações da FESPSP. Membro da Comissão Especial de Cidades e Comunidades Sustentáveis da ABNT; e representante da sociedade civil no Comitê de Bacias do Alto Tietê – Subcomitê Billings-Tamanduateí. No poder público, foi assistente técnico da superintendência do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André – SEMASA para planejamento urbano e ambiental. No setor privado, trabalha há mais de 10 anos com projetos e em consultorias de desenvolvimento urbano e sustentabilidade, no Brasil e fora dele, com ênfase na análise de dados de cidades, relações institucionais e gestão e saneamento ambiental.

Bruna Bacetti

Diretora Executiva Adjunta

Bruna Bacetti

Diretora Executiva Adjunta

Solicitou desligamento

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2021) e mestranda pela mesma instituição na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2023-2025). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural: História e Crítica (2018 – atualmente), coordenado pela Profa. Dra. Flávia Brito do Nascimento. Estagiou no Núcleo de Projeto, Restauro e Conservação do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura Municipal de São Paulo (NPRC/DPH/SMC/PMSP, 2019-2021) e atua como Arquiteta Júnior no escritório MLD Restauração Arquitetônica Integrada (2021-2022). Colaborou com o Projeto Demonumenta (2020-2021). Integra os grupos Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) e Pisa+Cidades. Possui experiência nas áreas de patrimônio cultural, patrimônio urbano e restauração arquitetônica.

Renato Anelli

Diretor de Cultura

Renato Anelli

Diretor de Cultura

Arquiteto Urbanista (PUCC, 1982), Mestre em História (UNICAMP, 1990), Doutor (FAU USP, 1995) e Livre-Docente (EESC USP, 2001). Professor de Arquitetura e do Urbanismo na USP São Carlos de 1986 até sua aposentadoria em 2021, foi Chefe de Departamento e Coordenador do Programa de Pós-Graduação. É pesquisador do CNPq desde 2005 e professor da FAU Mackenzie desde 2021. Participou do Núcleo do IAB de São Carlos (1997/2009) e das Bienais de Arquitetura de São Paulo (1993, 1997, 1999, 2009 e 2013). Representou o IAB no CONDEPHAAT (2019/21) e na CMPU (2021/23). Atua no Instituto Bardi Casa de Vidro desde 2006, como conselheiro, diretor e curador, onde coordenou o Plano de Acervo (Fapesp, 2011/13) e Plano de Gestão e Conservação (Getty Foundation, 2016/19). Secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos de São Carlos (2001/04) coordenou o Plano de Mobilidade Urbana Ambientalmente Sustentável, implantando as primeiras infraestruturas hídricas com soluções baseadas na natureza na cidade. Foi professor visitante na Columbia University (NYC/2016) e coordenador do convênio USP/ HafenCity University Hamburgo (2011/17). É membro da rede Klimapolis (Alemanha/Brasil) e coordena a pesquisa “O papel das redes de infraestrutura na redução das vulnerabilidades das cidades brasileiras às mudanças climáticas” (CNPq / MackPesquisa).

Francine de Moura

Diretora de Cultura Adjunta

Francine de Moura

Diretora de Cultura Adjunta

Francine Ribeiro de Moura é pós-graduada em Educação, Relações Étnico-Raciais e Sociedade e também em Projeto de Arquitetura na Cidade Contemporânea, cria e executa visualidades em linguagens múltiplas do audiovisual, elabora projetos de arquitetura de interiores, se dedica a projetos artísticos e arquitetônicos afro-referenciados e atua como diretora de arte e artista-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, carnavalesca, diretora de arte e integrante do corpo de dança do Bloco Afro-Afirmativo llu Inã e diretora de arte e intérprete-criadora de Macuas Cia Cênica.

Benjamim Saviane

Diretor de Cultura Adjunto (Acervos)

Benjamim Saviane

Diretor de Cultura Adjunto (Acervos)

Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2014) e Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela mesma instituição (2021). No âmbito universitário, desenvolveu atividades de pesquisa nas seguintes linhas: história da arte, história da arquitetura, restauro e levantamento arquitetônico. Sua dissertação de mestrado é intitulada “Levantamento arquitetônico: prática antiga, disciplina contemporânea” e foi orientada pela Profa. Dra. Beatriz M. Kühl. Arquiteto atuante no Instituto Pedra (2013 – atualmente) como coordenador de equipe e projeto arquitetônico naquela mesma instituição. Através dela participou diretamente dos seguintes projetos: Restauração da Vila Itororó (São Paulo-SP), Museu Boulieu (Ouro Preto-MG), Restauração da Igreja de São Francisco de Assis e Casa do Conde de Assumar (Mariana-MG) e Restauro do Complexo Itamaraty (Rio de Janeiro-RJ).

Amália dos Santos

Diretora de Formação e Difusão

Amália dos Santos

Diretora de Formação e Difusão

Graduada (2008), mestra (2013) e doutora (2018) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), com produções sobre colonização e cidades brasileiras, trabalhadores de obras públicas na São Paulo colonial e a formação do imaginário e território paulistas entre os séculos XVIII e XIX. Foi pesquisadora do projeto “Os pioneiros da habitação social no Brasil”, entre 2005 e 2009. Desde 2014, integra o corpo docente da Escola da Cidade, em São Paulo (SP), na qual leciona disciplinas de graduação nas linhas de história da arquitetura e história das cidades no curso de Arquitetura e Urbanismo. Orienta trabalhos discentes e grupos de pesquisa, especialmente ligados a temas de: questões de gênero e raciais na história das cidades e da arquitetura, movimentos de moradia, territórios negros e colonialidade. Membro do corpo editorial das revistas Cadernos de Pesquisa (graduação) e América (pós-graduação), publicadas pela Escola da Cidade, e parecerista de periódicos brasileiros de diversos programas de pós-graduação. Compõe o grupo de pesquisa “Nas Ruas – territorialidades, memórias e experiências”, sediado na mesma instituição, e é co-coordenadora e professora do curso de pós-graduação lato sensu “Cidades em Disputa – pesquisa, história e processos sociais”.

Paola Ornaghi

Diretora de Formação e Difusão Adjunta

Paola Ornaghi

Diretora de Formação e Difusão Adjunta

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP e pós graduanda pelo curso latu sensu Arquitetura Educação e Sociedade na Escola da Cidade. Entre 2017 e 2020 foi colaboradora no escritório Gruposp onde participou do projeto da unidade do SESC Limeira. Atualmente integra o conselho técnico da Escola da Cidade na equipe responsável pelo projeto do SESC Campo Limpo. É conselheira do departamento de São Paulo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IABsp (2020-22). Entre 2019 e 2020 foi professora assistente de projeto na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e, em 2020 ministrou a matéria eletiva Ensaios sobre os limites, desenho da borda. No campo da fotografia acompanhou cursos e oficinas do Instituto Moreira Salles, em 2019 ganhou o Prêmio IAB com o ensaio Interior-exterior: Pacaembu, e em 2022 algumas de suas fotos compuseram a exposição Coordenadas Entrópicas na embaixada do Brasil no Tokyo.

Leandro Fontana

Diretor de Relações Institucionais e Parcerias

Leandro Fontana

Diretor de Relações Institucionais e Parcerias

Arquiteto paisagista formado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atuou em 2010 junto ao Grupo SITU – Sistemas Integrados Territoriais Urbanos, laboratório da Unesp Bauru, na elaboração de planos urbanísticos para cidades de pequeno e médio portes do interior paulista. Desde 2011, é colaborador do RPAA – Raul Pereira Arquitetos Associados, escritório especializado em projetos de paisagismo, planejamento ambiental e recuperação de áreas degradadas. Entre os trabalhos mais significativos em que coordenou, estão as Moradas Infantis de Canuanã (TO), projeto premiado no Royal Institute of British Architects International Prize – RIBA 2018, Moradas Infantis de Bodoquena (MS), Complexo Cultural Praça das Artes (SP) e o Projeto de restauro e melhorias do Jardim Francês do Museu do Ipiranga (SP). Atualmente divide os trabalhos entre o escritório RPAA e no desenvolvimento de seus projetos autorais.

Sheroll Silva

Diretora de Relações Institucionais e Parcerias Adjunta

Sheroll Silva

Diretora de Relações Institucionais e Parcerias Adjunta

Arquiteta e Urbanista com Pós-graduação em Habitação e Cidade e Arquitetura Educação e Sociedade. Atua com projeto de edificações comerciais e residências HIS e HMP e com arquitetura de interiores. Por conta da militância negra em 2019, entendendo a necessidade de abordagem de pautas raciais junto a cidade, participou da 12° Bienal de Arquitetura, com a Caminhada São Paulo Negra. Íntegra desde 2009 o Instituto Anjos da Luz, como conselheira, que vem realizando diversas ações solidárias para população de baixa renda.

Thamires dos Santos

Diretora de Políticas Profissionais

Thamires dos Santos

Diretora de Políticas Profissionais

Solicitou desligamento

Arquiteta e Urbanista formada pela FIAM FAAM FMU, Técnica em Design de Interiores formada pela ETEC de Artes SP e cursando técnico em Administração de Empresas pela ETEC Marthin Luther King. Atualmente atua como Arquiteta e Designer no Escritório ARQ TAB – Arquitetura e Design, do qual é proprietária, além de cumprir funções e prestar consultorias de Gestão Financeira para escritórios de Arquitetura.

Camila Reis

Diretora de Políticas Profissionais Adjunta

Camila Reis

Diretora de Políticas Profissionais Adjunta

Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP, com mestrado no programa de pós-graduação da FAU-USP na área de Projeto de Arquitetura e pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade onde foi professora assistente de urbanismo nos anos de 2016 e 2017. Atualmente é sócia do escritório de arquitetura e urbanismo Natureza Urbana.

Joyce Reis

Diretora de Políticas Públicas e Representação

Joyce Reis

Diretora de Políticas Públicas e Representação

Arquiteta e urbanista pela FAUUSP (2007), Mestre em Planejamento Urbano e Regional com bolsa CNPq (2014), Doutoranda em Planejamento Urbanos e Regional pela FAUUSP (desde 2020). Bolsista Doutoranda no Insper – Arq.Futuro de Cidades no Projeto “Acesso a Oportunidades no Plano Diretor de São Paulo”. Coordenadora técnica e executiva do Fórum SP22. Atual coordenadora da FASE II do Plano de Bairro Jardim Pantanal. Trabalhou na empresa municipal – São Paulo Urbanismo da Prefeitura de São Paulo de fev/2013 a dez/2021. Foi gerente de análise técnica da Diretoria de Implementação de Projetos Urbanos (2019-2021). assessora da Diretoria de Gestão das Operações Urbanas (2016), coordenadora executiva da Revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (2015-2016) e assessora da Diretoria responsável pela revisão do Plano Diretor (2013-2014). Foi pesquisadora no Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade) na FAUUSP (de 2009 ao início de 2013). Fez parte da equipe de apoio à Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada – núcleo São Paulo. Em 2008 trabalhou na equipe do consórcio de elaboração do Plano Nacional de Habitação (PLANHAB), pelo consórcio Instituto Via Pública, LabHab e Logos Engenharia.

Mariana Pinheiro

Diretora de Políticas Públicas e Representação Adjunta

Mariana Pinheiro

Diretora de Políticas Públicas e Representação Adjunta

Licenciada

Mestre em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (2020), com a dissertação “Os sentidos da metrópole: Estado, capital e apropriações em Santa Cecília”. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP (2014) e bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP (2021). Desde 2018 é Analista de Desenvolvimento da SP-Urbanismo.

Audrey de Lima

Diretora de Comunicação e Programação

Audrey de Lima

Diretora de Comunicação e Programação

Pós-graduanda em Marketing e Vendas pela Universidade Cidade de São Paulo. Graduada do Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Cidade de São Paulo (2018), tendo recebido a láurea acadêmica por desempenho acadêmico durante o curso. Possui formação técnica em Design de Interiores pela Escola Técnica Estadual de Artes (2011) e, em Edificações pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos (2013). Atualmente, atua como arquiteta, urbanista e designer gerenciando processos operacionais e mídias sócio digitais do escritório ARQ|TAB – Arquitetura e Design. Participa do Projeto Arquitetas Negras e integra a diretoria da gestão IABsp 2020-2022, desenvolvendo ações de gestão de relacionamento e networking.

Denise Correa

Diretora de Ação Regional

Denise Correa

Diretora de Ação Regional

Arquiteta e Urbanista pela EESC/USP (1998). Empresária, com atuação focada em Projetos Institucionais e Acessibilidade Arquitetônica. Cursando MBA em Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes no Centro Universitário FACENS (Sorocaba/SP). Presidente do Núcleo Sorocaba do IAB Instituto de Arquitetos do Brasil) gestão 2020-2022, representando o Núcleo nos Conselhos Municipais COMUPLAN (Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) e CPNMCBio (Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade) do Município de Sorocaba, e nos Comitês Regionais: Comitê Executivo da Região Metropolitana de Sorocaba e CBH-SMT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê).

Lucas Balteiro

Diretor de Ação Regional Adjunto

Lucas Balteiro

Diretor de Ação Regional Adjunto

Solicitou desligamento

Arquiteto e Urbanista pelo FIAM FAAM Centro Universitário (2017) e mestrando pela FAUUSP na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Pesquisa a região do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, por meio dos processos de desindustrialização, mercados imobiliários e transformações sociais. É integrante dos grupos de pesquisa: Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL), na FAUUSP; e Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH), na EFLCH UNIFESP. É membro da Rede Patrimônio Cultural Paulista. Foi estagiário (2013-2015) na revisão do Plano Diretor (2014) na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo (SMUL) e coordenador do Núcleo de Valorização do Patrimônio (2020-2021) do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (NVP/DPH/SMC). Atua como consultor em política urbana nas áreas de planejamento, mercado imobiliário e patrimônio cultural.

Denis Ferri

Diretor de Ação Regional Adjunto

Denis Ferri

Diretor de Ação Regional Adjunto

Arquiteto e urbanista, graduado pela FAU-Santos (2011) e mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2018) com a dissertação “O terminal de ônibus urbano e a estrutura da cidade”. Professor assistente em disciplinas de Projeto de Arquitetura, Projeto de Urbanismo, Planejamento Urbano e Desenho pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor nas disciplinas eletivas “Cidade: o não-projeto” e “Cidade, corpo e mobilidade” pela Associação Escola da Cidade. Professor de Projeto de Arquitetura e de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade Católica de Santos. Autor (com José Rollemberg de Mello Filho) de projetos para requalificação e restauro no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação Bienal, edifício de Oscar Niemeyer. Premiado pela Gestão do Porto Digital, polo tecnológico de Recife, e pela WRI Cidades Sustentáveis e Bloomberg Initiative For Global Road Safety. Com quinze anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura institucional, já colaborou em diversos escritórios (Costa e Macedo, Ricoy Torres, Terra e Tuma, JPG.ARQ entre outros) e atualmente dirige o Trívio Arquitetura e Urbanismo, escritório de arquitetura, restauro, urbanismo tático e desenvolvimento comunitário sediado em São Paulo.

Juliana Prata

Conselheira Superior (Suplente)

Juliana Prata

Conselheira Superior (Suplente)

Graduação (1994), mestrado (2000) e doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Graduação (2017) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e especialização (2022) em Direito Ambiental e Urbanístico pela Faculdade Damásio/IBMEC. Atualmente é arquiteta e urbanista na Coordenadoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em preservação do patrimônio cultural com atuação em órgãos públicos: exerceu a Vice-Presidência do Condephaat (2007- 2009) e dirigiu a Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), da Secretaria de Estado da Cultura (2007-2008); atuou como técnica no CONDEPHAAT (2000-2001 e 2013), CPC-USP (2001-2011), DPH (2011 e 2019-2022) e IPHAN (2012 e 2014-2019).

Conselho Fiscal

Tamires de Oliveira 

Conselheira Fiscal

Tamires de Oliveira 

Conselheira Fiscal

Licenciada

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduanda em Território, Legislativo e Gestão Democrática da Cidade pela Escola do Parlamento. Atualmente é Coordenadora de Gestão de Parques e Biodiversidade (antigo DEPAVE) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, onde também já atuou como Diretora de Projetos e Obras e Chefe de Gabinete. Integra a atual gestão do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo como Vice-presidente financeiro (2020-2022).

Rafael Mielnik

Conselheiro Fiscal

Rafael Mielnik

Conselheiro Fiscal

Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) com pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é Arquiteto e Urbanista na Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) da Prefeitura de São Paulo e integrante do Grupo de Pesquisa de Projeto de Arquitetura de Infraestruturas Urbanas e Fluviais, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Foi Assessor Técnico do Gabinete da Presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), de 2021 a 2022, e da Coordenadoria de Planejamento Urbano, da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação e do Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura de São Paulo, de 2014 a 2021. Integrante do Conselho Diretor e do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp), de 2017 a 2022.

Julia de Andrade

Conselheira Fiscal

Julia de Andrade

Conselheira Fiscal

Arquiteta Urbanista pela Universidade Mackenzie (2014), com intercâmbio acadêmico na ETSAM, da Universidade Politécnica de Madrid (2011), pós-graduada em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade (2018) e mestra em “Emergency and Resilience”, pela Universidade IUAV de Veneza (2021). Colaborou com o Plano de Ação em Resiliência da Prefeitura de Gênova e colaborou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (2013) no desenvolvimento de projetos dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) e em diferentes escritórios de arquitetura em São Paulo, como FGMF, Fecarotta Millan Arquitetos e Kipnis Arquitetos Associados. Entre 2012 e 2015 colaborou com o grupo apē – estudos em mobilidade, em projetos na área de Mobilidade Urbana e Educação. Atualmente é Professora Assistente na disciplina de Projeto I, na Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade, e cursa a pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade na mesma instituição.

Conselho Superior

Fernando Túlio

Conselheiro Superior (Titular)

Fernando Túlio

Conselheiro Superior (Titular)

Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo entre 2017-2022, gestão premiada pelo APCA de 2019 na categoria arquitetura, e coordenador da Comissão de Política Urbana e Habitação Social da direção nacional da entidade. Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mestre em políticas públicas pela Fundação Getulio Vargas e doutorando pela FAUUSP. Foi pesquisador do Lincoln Institute of Land Policy, do Laboratório de Direito à Cidade e Espaço Público (LabCidade), do Laboratório de Infraestruturas Urbanas Fluviais (Metrópole Fluvial), ambos da FAUUSP, e do Centro Argentino de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e o Crescimento (CIPPEC). Foi assessor especial de gabinete, chefe de gabinete substituto e secretário adjunto substituto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo entre 2013-2016, durante a revisão do marco regulatório de política urbana. Foi presidente do Conselho Curador da FAUUSP, entre 2009 e 2011.

Gabriela Brandao

Conselheira Superior (Titular)

Gabriela Brandao

Conselheira Superior (Titular)

Arquiteta e Urbanista, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, em 2010. Em 2016, especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG. É fundadora do projeto Arquitetas Negras que atualmente mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano, e arquitetura contemporânea produzida em África e sua diáspora. Entre outros, propõe ações que promovem o debate de gênero e raça na Arquitetura como forma de dar visibilidade à questão. Assina o editorial da Revista Arquitetas Negras vol.1, a primeira publicação feita por arquitetas negras no Brasil, curadora do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza de 2023 e vencedora do Leão de Ouro juntamente com Paulo Tavares.

Edson Elito

Conselheiro Superior (Titular)

Edson Elito

Conselheiro Superior (Titular)

Arquiteto FAU Universidade Mackenzie, São Paulo, 1971. Sócio do escritório Elito Arquitetos Associados desde 1998. Diretor Financeiro da Direção Nacional do IAB, gestões 1989/91 e 2006/07. Conselheiro do COSU do IAB de 1989 a 2007 e de 2015 à presente data. Ex-Secretário Geral e Ex-Vice-presidente do IABsp. Principais projetos: Teatro Oficina, co-autoria com Lina Bo Bardi (Medalha de Ouro na Quadrienal de Praga, 1999); Teatro do Colégio Santa Cruz, co-autoria com J.C. Serroni e Gustavo Lanfranchi (Prêmio Edifícios Culturais – Teatro da Premiação IABSP-2002); Programa Habitacional Paraisópolis, co-autoria com Joana Fernandes Elito e Cristiane Otsuka Takiy (Prêmio Mundial Habitat Social y Desarrollo da Bienal de Arquitetura de Quito – 2010); SESC Santo Amaro, co-autoria com Joana Fernandes Elito e Cristiane Otsuka Takiy (Prêmio O Melhor da Arquitetura – Edifícios Institucionais Lazer – 2012); Restauro e Ampliação da Escola Municipal de Astrofísica co-autoria com Joana Fernandes Elito e Cristiane Otsuka Takiy (Prêmio Destaque Melhores da Arquitetura – 2010); Programa Habitacional Guarapiranga, SP, co-autoria com Abrahão Sanovicz, João Honório de Mello Filho e Marcos Carrilho.

Rossella Rossetto

Conselheira Superior (Titular)

Rossella Rossetto

Conselheira Superior (Titular)

Licenciada

Arquiteta e Urbanista graduada na PUCCAMP (1979), com especialização em planejamento urbano na Universidade de Roma (1982), mestrado (1993) e doutorado pela FAUUSP (2003). Trabalha na Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo, na Coordenadoria de Produção e Análise da Informação (Geoinfo – SMUL). Trabalhou na Secretaria de Habitação e na chefia de gabinete da Secretaria de Cultura (2016). Foi membro da equipe de redação, na Câmara Municipal de São Paulo, do Plano Diretor Estratégico de 2014, de 2002 e da Lei de Uso e Ocupação do Solo de 2004. Consultora pela Unesco/Habitat do Plano de Habitação de Angola (2010) e coordenadora executiva do Plano Nacional de Habitação para o Ministério das Cidades (2009). Foi professora na Universidade São Judas (1995- 1999) e em cursos de pós-graduação, entre eles, o de Gestão de Cidades da Uninove. É conselheira eleita do CAU/SP e também do Conselho Superior do IABsp desde 2017.

Mariana Chagas

Conselheira Superior (Titular)

Mariana Chagas

Conselheira Superior (Titular)

Solicitou desligamento

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009), mestre (2014) e doutora (2019) pela mesma instituição. Foi pesquisadora visitante na TUDelft (2018) e integra o grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3) da FAUUSP desde 2015. É co-autora do livro “Marcenaria Baraúna: Móvel como Arquitetura” (Olhares, 2017) e também do livro “Social Urbanism in Latin America”(Springer, 2019). Seus trabalhos de pesquisa envolvem os temas de teoria e crítica da arquitetura moderna e contemporânea; arquitetura e cidade contemporânea na América Latina e arquitetura educacional. É também sócia fundadora do escritório Sabará Arquitetura e Urbanismo (2014) do qual se desligou em 2019 para dirigir seu próprio estúdio.

Cristiana Pasquini

Conselheira Superior (Titular)

Cristiana Pasquini

Conselheira Superior (Titular)

Arquiteta e urbanista responsável pelo grupoDEArquitetura; doutoranda (FAUUSP); mestre (FAUUSP,2011); latu sensu-projeto em pré-fabricação (Escola da Cidade, 2021 e2022); latu sensu-projeto de arquitetura(UEL,2000); graduação em Arquitetura e Urbanismo(UEL,1996); Idealizadora do projeto Escola Aberta no Galpão (2012-atual). Atua desde 1998 em projeto de arquitetura, na docência desde 2000 e desde 2012 em ações e produções culturais, expográficas, curadorias, intervenções urbanas e ações educativas. Parcerias de trabalho com a Secretaria de Cultura do e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do município de Presidente Prudente, Museu e arquivo histórico de Presidente Prudente, SESC Thermas de Presidente Prudente, SESC Piracicaba; SESC Registro, Escola Aberta no Galpão e outras. Prêmios de arquitetura: Indicação para o MCHAP – Mies Crow Hall Américas (2022); Prêmio Oscar Niemeyer para América Latina(2020); Indicação para Bienal de Quito-Equador (2020); Prêmio IAB de arquitetura construída (2019, 2018 e 2012 ); Prêmio de melhor cenografia no FESTAETT e FESTAR. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo (UNOESTE e UNESP); foi presidente do COMUDEPHAAT–Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Presidente Prudente e presidente do Núcleo IAB Prudente.

Lucas Dalcim

Conselho Superior (Titular)

Lucas Dalcim

Conselho Superior (Titular)

Solicitou desligamento

Arquiteto e Urbanista formado pela FAU MACKENZIE (2019) e especialista pela Escola da Cidade no curso Geografia, Cidade e Arquitetura (2020). Foi professor de Projeto Urbano e membro do NDE na FAU UNIFSP em Avaré. Trabalhou em diversos escritórios de Arquitetura e Urbanismo dentre eles o Atelier Daniel Corsi e a SG Arquitetura. Possui artigos publicados em congressos e periódicos científicos. Tem interesse de pesquisa na área de projeto, espaço e cultura das cidades.

Jaime Solares

Conselho Superior (Titular)

Jaime Solares

Conselho Superior (Titular)

Arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2015) e mestre (2020) pela mesma instituição. Foi Professor Assistente na Escola da Cidade de 2020 a 2021, onde também fez sua especialização em “Arquitetura, Educação e Sociedade” (2021). Integra o grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3) da FAUUSP desde 2015. Foi coordenador do eixo LGBTQIA+ da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) de 2015 a 2019. Coordena a Plataforma de Ensino do IABsp desde 2020, e foi Coordenador da Edição do Centenário do Prêmio IABsp 2021. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura dentre os quais ELEMENTAL Chile, AMZ Arquitetos e Estúdio Mariana Wilderom. Possui artigos publicados em diversas mídias especializadas, como ArchDaily, Galeria da Arquitetura, vitruvius e Architectural Journal (China). Pesquisa teoria e crítica da arquitetura contemporânea, gênero, corpo e sexualidade.

Maíra de Camargo

Conselheira Superior (Titular)

Maíra de Camargo

Conselheira Superior (Titular)

Arquiteta e Urbanista pela UNICAMP, em 2011, onde desenvolveu iniciação científica e trabalho final abordando projeto de conservação e restauro da Tecelagem São Martinho, Tatuí-SP, parte destas pesquisas tornaram-se o livro, lançado em abril de 2022: “Fábrica São Martinho: do protagonismo familiar ao patrimônio cultural”, financiado pelo Programa de Ação Cultural – PROAC. Especialista em Gestão de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural pelo CECI-UFPE, em 2015. Mestra em História pela UNIFESP, onde integra o grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Preservação em Perspectiva Histórica (CAPPH). Foi presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí-SP (CONDEPHAT), biênio 2017-2019, e hoje representa o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU-SP) É, desde 2015, responsável técnica da Panorama Arquitetura e Preservação. Possui experiência no desenvolvimento de inventários arquitetônicos, relatórios de estado de conservação, consultorias na área de patrimônio cultural e projetos de conservação, restauro e adequação a novos usos. Conselheira Suplente no CAU-SP, triênio 2021-2023, no qual participa da Comissão Especial de Patrimônio Cultural (CPC), e no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), biênio 2021-2023, representando o IABsp.

Yasmin Darviche

Conselheira Superior (Suplente)

Yasmin Darviche

Conselheira Superior (Suplente)

Solicitou desligamento

Arquiteta e Urbanista (FAUUSP, 2017), Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (FAUUSP, 2022). É professora da Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Anhanguera-Osasco. Pesquisa e atua na área de Arquitetura e Urbanismo, especialmente em temas relacionados à história da arquitetura, do urbanismo, e do reconhecimento, preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro. Participou do Grupo de Pesquisa “Patrimônio cultural: História e Crítica”, atuou no Coletivo Ururay e no Coletivo PISA Cidade+Pesquisa. Compôs a Comissão Organizadora dos Seminários “Democracia, Patrimônio e Direitos: a década de 1980 em perspectiva” (FAUUSP e Unirio, 2019), do “3º Seminário em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo – Mestrado” (FAU USP, 2021) e do “III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural – CICOP Brasil” (IFSP e Unifesp, 2021). Fez parte da Comissão Organizadora dos Anais do III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural – CICOP Brasil (2021), e dos Anais do 1º Seminário em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo: Mestrado, (2021).

Tassia Botti Bozza

Conselheira Superior (Suplente)

Tassia Botti Bozza

Conselheira Superior (Suplente)

Solicitou desligamento

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade São Judas Tadeu, pós-graduanda em Legalização de Imóveis e Aprovação de Projetos, pela Uninove, especialista em Sociologia pela FESP-SP, e Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV-RJ. Trabalhou com Planejamento Urbano por 8 anos na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, e atualmente trabalha em Novos Negócios, em gestão de ativos, na Empresa Centro de Tecnologias de Edificação – CTE. Integra a coordenação de projetos do Estado de São Paulo na Organização não-governamental Climate Reality Project.

Beatriz Barsoumian

Conselheira Superior (Suplente)

Beatriz Barsoumian

Conselheira Superior (Suplente)

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP, 2021) e mestranda pela mesma instituição na área de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. Foi estagiária no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo – Casa de Dona Yayá (2019-2021), exercendo atividades ligadas à pesquisa, inventariação e expografia. É membro do grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina (CACAL), na FAU USP, realizando desde 2018 trabalhos e pesquisas relacionadas ao estudo da arquitetura e da cidade na América Latina em perspectiva histórica.

Carla Roxo

Conselheira Superior (Suplente)

Carla Roxo

Conselheira Superior (Suplente)

Arquiteta e urbanista formada pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Fez pós-graduação em Habitação e Cidade na Faculdade Escola da Cidade-SP e pós-graduação em Gerenciamento de Projeto AIPE-Sydney, Austrália. Foi membro do Future Green Leaders – Green Building Council of Australia. Possui experiência profissional como consultora de sustentabilidade, já trabalhou com certificações nacionais e internacionais (LEED BD+C; LEED ND, LEED Cities, AQUA, Green Star Communities), e também com indicadores e relatórios de sustentabilidade empresarial. Participou ativamente de ONGs com programas de economia circular e projetos socioambientais. Atualmente trabalha como assessora parlamentar na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, coordenando os trabalhos da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana. Atua na construção de políticas públicas relacionadas à “Agenda Urbana do Clima“, às leis complementares ao Plano Diretor, entre outros projetos. Co-criadora do Programa Ribeirão – 3°C, que tem como objetivo o aumento da cobertura verde e a resiliência climática urbana.

Renato Cymbalista

Conselho Superior (Suplente)

Renato Cymbalista

Conselho Superior (Suplente)

Graduado (1996), mestre (2000) e doutor (2006) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Desde 2011 é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU-USP. É livre docente pela mesma instituição (2017). Foi pesquisador do Instituto Pólis (1996-2008), e presidente da instituição (2012-2021). Integrou o Conselho Deliberativo da Casa do Povo (2015-2021), e atualmente integra seu Conselho Consultivo. É conselheiro do Goethe Institut São Paulo. Diretor da Associação pela Propriedade Comunitária (FICA). Integra o Conselho de Orientação Artística da Pinacoteca do Estado de São Paulo (2022). Foi curador do pavilhão FICA da Bienal de Arquitetura de Chicago (2019). Integrou o Juri Internacional da Bienal de Arquitetura de São Paulo (2019). Autor e organizador, entre outros livros, do Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo (Anna Blume, 2019); Situando Jane Jacobs (Anna Blume, 2019); What does an Ethical Landlord Look Like? (Chicago Architecture Biennial, 2019).

Denis Pacheco

Conselho Superior (Suplente)

Denis Pacheco

Conselho Superior (Suplente)

Arquiteto e urbanista (UNG), pós-graduado em gestão de projetos PMI (Senac), especialista em Habitação e Cidade (Escola da Cidade) e especialista em Urbanismo Social (Insper). Atua com projetos sociais em territórios vulnerabilizados desde 2011. Na Habitat para Humanidade Brasil desde 2017, está como Gerente de Programas e cuida dos programas de melhorias habitacionais, voluntariado corporativo, monitoramento e avaliação dos projetos, relação institucional com comunidades e lideranças comunitárias e parceiros corporativos durante os projetos e da estratégia social da organização. Em 2020, no auge da pandemia, liderou as ações de emergência no Sul, sudeste e DF em três etapas, sendo a entrega de itens de higiene, limpeza e alimentação, construção de 505 lavatórios comunitários nas comunidades e reformas de banheiro e construção de caixas d’água em comunidades precárias. Para fortalecer e ampliar a atuação no país, ainda em 2020, cocriou a Articulação Colabora Habitação que reúne mais de 70 organizações que trabalham com o tema da moradia digna em periferias do Brasil. Para colocar a pauta da moradia e dos direitos das periferias na pauta de diferentes setores, esse ano cocriou a primeira Virada da Habitação, que aconteceu no dia 06 de agosto, simultaneamente e presencialmente em 13 cidades e envolveu quase mil pessoas entre ONGs, empresas, poder público, movimentos de moradia, academia, coletivos e entidades de classe.

Helena Cavalheiro

Conselheira Superior (Suplente)

Helena Cavalheiro

Conselheira Superior (Suplente)

Arquiteta, pesquisadora e professora, situa suas investigações e práticas na fronteira entre arte, arquitetura, cidade e educação. Atualmente é doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP e residente do Galpão Comum, espaço independente dedicado à prática e pesquisa sobre cidade e imagem no território latinoamericano. Como professora, desde 2019 colabora com a Faculdade de Arquitetura Escola da Cidade e oferece cursos em outros espaços de formação. Também escreve para veículos de comunicação sobre cultura contemporânea, como a revista SeLect (Brasil) e o portal Artishock (Chile). De forma independente ou em associação, realiza também projetos expográficos, entre os quais a 30ª Bienal de Arte de São Paulo (2012), a reedição dos cavaletes de vidro de Lina Bo Bardi (MASP, 2015), a 11ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2017) e Farsa: língua, fratura, ficção (Sesc Pompeia, 2020). Atua junto a movimentos sociais. Desde 2018 colabora com o Movimento dos Sem-Teto do Centro na Ocupação 9 de Julho. Como artista, desenvolve trabalhos individuais e coletivos. Entre outros, destaca-se a instalação São Paulo: Diálogos e limites, realizada na XXI Bienal de Arquitectura y Urbanismo de Chile (2019), Autocrítica, obra site specific realizada na Ocupação 9 de Julho para a exposição O que não é Floresta é Prisão Política (2019).

Marco Antonio Junior

Conselheiro Superior (Suplente)

Marco Antonio Junior

Conselheiro Superior (Suplente)

Arquiteto e Urbanista pela FAU Mackenzie (2003) e pós graduado em conforto ambiental pela FAUUSP (2005) é sócio diretor da UrbSP arquitetura e professor na disciplina de projeto de arquitetura da Universidade Anhanguera. Fez parte da diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil na gestão 2017-2019 e compõe o conselho superior da atual gestão.

Equipe IABsp

Emerson Fioravante

Funcionário

Emerson Fioravante

Funcionário

Funcionário do IABsp desde 1994, responsável pela secretaria executiva, organização de atividades administrativas, conduzir visitas técnicas no edifício IAB, produção de peças gráficas e gerenciamento do banco de dados do acervo IABsp, site e redes sociais.

Ary França

Funcionário

Ary França

Funcionário

Funcionário do IABsp desde 1998, responsável pela produção de eventos, registros audiovisuais, organização de atividades administrativas, conservação e manutenção dos espaços do IABsp.

Assessoras do IABsp

Karina de Souza

Produçao Cultural

Karina de Souza

Produçao Cultural

Arquiteta e urbanista, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAUUSP), com o trabalho final “O que é o Patrimônio? Um ensaio sobre a valoração no centro de São Paulo”. Estuda o patrimônio, a cultura e a cidade na América Latina. Estagiou como educadora e assistente de produção no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MuBE). Foi também assistente de produção na Casaplanta. Atualmente é coordenadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Mariana Alves

Assessoria de Cursos

Mariana Alves

Assessoria de Cursos

Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Especializada pelo programa de pós-graduação Latu Sensu da Associação Escola da Cidade, no curso América: Geografia, Cidade e Arquitetura (2020). Mestranda pelo programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2023). Atua no mercado como consultora especialista em sistemas de proteção contra incêndios. É idealizadora, co-fundadora, pesquisadora e curadora do Coletivo ARQTETATLAS, que investiga e debate projetos contemporâneos concebidos por arquitetas latino-americanas, desde 2018. Integra o projeto de extensão Processos de Projeto de Arquitetas Contemporâneas, do PPGAU Mackenzie, coordenado pela Profa. Ana Gabriela Godinho Lima, com quem organiza o ciclo de eventos “Conversas Latino-americanas”, que recebe arquitetas centro-sul-americanas. Foi responsável pelo Comitê de Seleção de Obras da Premiação IABsp 2021 – Edição do Centenário. Foi coordenadora Técnica adjunta da Premiação IABsp 2022. Integra a atual Diretoria de Formação e Difusão (2023-2025) como coordenadora de cursos da Plataforma de Ensino do IABsp.

Thuany Guirao

Assessoria de Comunicação e Redes Sociais

Thuany Guirao

Assessoria de Comunicação e Redes Sociais

Arquitetura e Urbanista formada pela FAU Mackenzie (2016), é criadora e apresentadora do canal do youtube arquitetura popular. Desde 2019 coordena as mídias sociais, a comunicação e a divulgação de eventos, cursos e atividades do IABsp.

Leila Gazzaneo

Coordenação de Projetos Culturais

Leila Gazzaneo

Coordenação de Projetos Culturais

Especializada em gestão de projetos culturais, desenvolve diversos trabalhos na área de Direção de Produção/Administrativa em projetos de lei de incentivo, nas áreas de música, teatro, exposição, livro e construção, 15 anos de atividades, Seu trabalho de Administração e produção e agenciamento. Tem aumentado significativamente nos últimos meses. Devido ao seu trabalho pioneiro, ao priorizar 100% de seu trabalho a projetos de música, teatro, Ópera, Livros de Arquitetura, exposições e representar artistas brasileiros ou residentes em território nacional e a qualidade de seus agenciados.

Roberta Saraiva

Assessoria de Curadoria para a Viúva Negra/Calder

Roberta Saraiva

Assessoria de Curadoria para a Viúva Negra/Calder

É bacharel em História pela Universidade de São Paulo (1996), com especialização em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia (2002) da mesma universidade. Desde 2004 é chefe da divisão técnica do Museu Lasar Segall/IPHAN, em São Paulo.

Gestões passadas

Ao longo de sua história, o IABsp foi dirigido por arquitetos dedicados ao reconhecimento do valor social da arquitetura e do urbanismo. Entre eles, nomes tão proeminentes quanto o de Rino Levi e Paulo Mendes da Rocha.

Gestão 2020/2022

Conselho Diretor
Presidente: Fernando Túlio Salva Rocha Franco
1º vice-presidente: Gabriela de Matos
2º vice-presidente: Hannah Arcuschin Machado

Diretoria
Diretora Financeiro: Tamires Carla de Oliveira
Vice-Diretor Financeiro: Marlon Rubio Longo
Diretora de Cultura: Sabrina Studart Fontenele Costa
Diretora de Políticas Públicas: Maíra Fernandes Silva
Diretora de Ensino: Mariana Martinez Wilderom Chagas
Diretor de Desenvolvimento Profissional: Anderson de Almeida
Diretor de Relações Institucionais: Danilo Hideki
Diretor Regional: Claudio Barbosa Ferreira
Secretário Geral: Marcelo Fonseca Ignatios
1º secretário: Rafael Mielnik
2º secretária: Sheroll Martins Silva

Conselho Fiscal
Kaísa Isabel da Silva Santos, Thamires Mendes dos Santos e Natasha Mincoff Menegon

Conselho Superior (Titulares)
Edson Elito, Nadia Somekh, Marco Artigas Forti, Lua Nitsche, Alan Cury, Rossella Rossetto, Audrey Carolini Anacleto de Lima e José Borelli Neto

Conselho Superior (Suplentes)
Larissa Garcia Campagner, Ricardo de Andrade Hofer, Marcela Alonso Ferreira, Maria Claudia Levy Figliolino, Kelly Cristina Fernandes Augusto, Paola Trombetti Ornaghi, Fabiane Carneiro e Marco Peixe

Gestão 2017/2019

Conselho Diretor
Presidente: Fernando Túlio Salva Rocha Franco
1º vice-presidente: Marco Artigas Forti
2º vice-presidente: Luciana de Oliveira Royer
Vice-presidente Financeiro: José Armênio de Brito Cruz (licenciado)
Diretor Financeiro: Marcelo Fonseca Ignatios

Secretaria
1º Guido D’Elia Otero
2º Letticia de Paula Diez Rey
3º Marcela Alonso Ferreira

Diretores
Taís Jamra Tsukumo, Maíra Fernandes Silva e Pedro Henrique Neves Viana dos Santos

Diretora de Acervo
Maria Helena de Moraes Barros Flynn

Diretor Extraordinário Regional
Marco Antonio D’Elia Junior

Conselho Fiscal
Roberto Portugal Albuquerque e Hannah Arcuschin Machado

Conselho Superior – Titulares
Edson Jorge Elito, Rossella Rossetto, Pedro Mendes da Rocha (licenciado), Nadia Somekh, Rosana Ferrari, Alan Cury, Debora Frazatto e Weber Sutti

Conselho Superior – Suplentes
Marcos de Azevedo Acayaba, Jacobina Albu Vaisman, Claudio Barbosa Ferreira, Rafael Patrick Schimidt, Rafael Mielnik, Maria Claudia Levy Figliolino, Renato Luiz Martins Nunes e Fabiane Carneiro

Gestão 2014/2016

Conselho Diretor
Presidente: José Armênio de Brito Cruz
1º Vice Presidente: Pedro Mendes da Rocha
2º Vice Presidente: Milton Liebentritt de Almeida Braga
3º Vice Presidente: Vinicius Andrade
Vice Presidente Financeiro: Debora Frazatto
Diretor Financeiro: Roberto Portugal Albuquerque

Secretaria
1ª Maria Helena de Moraes Barros Flynn
2º Secretário: Claudio Barbosa Ferreira
3ª Secretária: Denise Guarezzi Gonçalves

Diretoria
Roberto de Gouveia e Freitas Júnior, Luis Antonio Jorge, Marco Artigas Forti e Lourenço Urbano Gimenes

Conselho Fiscal
Paulo Canguçu Fraga Burgo, Evandro Fiorin e Miguel Lacombe de Góes e Vasconcellos

Conselho Superior – Titulares
Renato Luiz Martins Nunes, Nadia Somekh, João Sette Whitaker Ferreira, Rosana Ferrari, Alan Silva Cury,
Marcos de Azevedo Acayaba, Edson Jorge Elito e Carlos Palladini

Conselho Superior – Suplentes
José Borelli Neto, Renata Semin, Rafael Patrick Schimidt, Douglas Ellwanger, Jacobina Albu Vaisman, Roberto dos Santos Moreno e Antonio Carlos Kfouri

Gestão 2012/2013

Conselho Diretor
Presidente: Jose Armênio de Brito Cruz
1º Vice-Presidente: Paulo Eduardo Fonseca de Campos
2º Vice-Presidente: Milton Liebentritt de Almeida Braga
3º Vice-Presidente: Alex Marques Rosa
Vice-Presidente Financeiro: Debora Frazatto
Diretor Financeiro: Roberto Portugal Albuquerque

Secretaria
1º Rafael Augusto Urano de Carvalho Frajndlich
2º Rafael Gazale Brych
3º Eduardo Carlos Pereira

Diretores
Guilherme Teixeira Wisnik, Pablo Emilio Robert Herenu, Luiz Ricardo Araújo Florence e Luis Antonio Jorge

Conselho Fiscal
Joana Mello de Carvalho e Silva, Caio Santo Amore de Carvalho e Reginaldo Peronti

Conselho Superior – Titulares
Rosana Ferrari, Nadia Somekh, Nabil Bonduki, Carlos Alberto Ferreira Martins, Elisabete França, Vinicius Andrade, Pedro Mendes da Rocha, Alvaro Puntoni e Maria Helena de Moraes Barros Flynn

Conselho Superior – Suplentes
Rafael Patrick Schimidt, Renata Semin, Laura Machado de Mello Bueno, Paulo Canguçu Fraga Burgo, Alan Silva Cury, Cesar Shundi Iwamizu, Marta Inês da Silva Moreira, Alexandre Hepner e Angelo Bucci

Gestão 2010/2011

Conselho Diretor
Presidente: Rosana Ferrari
1º Vice-Presidente: João Sette Whitaker Ferreira
2º Vice-Presidente: Hector Vigliecca
3º Vice-Presidente: Vilberto Cyrillo Bernardi
Vice-Presidente Financeiro: Altamir C. R. da Fonseca
Diretor Financeiro: José Renato S. Melhem

Secretaria
1ª Ana Maria Abreu Sandim
2º Alexandre Kiss
3º Patrícia Helena de Melo Veríssimo Mansor

Diretores
Celso Aparecido Sampaio, Paulo Canguçú Fraga Burgo, Luciana Marcia Gonçalves, Wagner Germano, Eduardo Alberto Cusce Nobre e Alex Marques Rosa

Conselho Fiscal
Vladimir Baetalini, Rafael Patrick Schimidt e Caio Santo Amore de Carvalho

Conselho Superior – Titulares
Nadia Somekh, Pedro Taddei, Liane Makowski Almeida, Victor Chinaglia, Eduardo Carlos Pereira, José Augusto Fernandes Aly, Marina Manger Grinover, Joana Mello de Carvalho e Silva e Monica Fonseca Coutinho

Conselho Superior – Suplentes
Marcelo Hobeika, Ronald Tanimoto, Mario Yoshinaga, Eduardo Habu, Marcelo Consiglio Barbosa, Vicente de Paulo Borges Bicudo, Rita de Cassia Ferreira Pirozzi, Orpheu Thomazini Daneluzzi e Yuri Vital

Gestão 2008/2009

Conselho Diretor
Presidente: Joaquim Guedes – Jan a Jul/2007
Rosana Ferrari – Ago/2007 a Dez/2008
2º Vice-Presidente: Hector Vigliecca
3º Vice-Presidente: Mário Yoshinaga
Vice-Presidente Financeiro: André Kaplan
Diretor Financeiro: José Renato S. Melhem

Secretaria
1º Francisco Ferraz Júnio
2ª Alexandre Kiss
3º Rolando Rodrigues da Costa

Diretores
Affonso Risi Júnior, Rodrigo Mindlin Loeb, Fernando Rodrigues Neto, Roberto Gambaratto Rampazzo e Izilda B. de Moraes

Conselho Fiscal
Alex Marques Rosa, Orpheu Thomazini e Rafael Patrick Schimidt

Conselho Superior – Titulares
Nadia Somekh, Pedro Taddei, Bruno Padovano, Victor Chinaglia, Sidonio Porto, Anne Marie Sumner, Araken Martinho, Marcos Tognon e José Marcelo Guedes

Conselho Superior – Suplentes
Marcelo Hobeika, Ronald Tanimoto, Liane Makowski Almeida, Mario Yoshinaga, Eduardo Habu, Roberto Gambarato Rampazzo, Geraldo Gomes Serra, Alex Marques Rosa e Custódio Velanga Caldeira

Gestão 2006/2007

Conselho Diretor
Presidente: Arnaldo Antonio Martino
1º Vice Presidente: Joaquim Monoel Guedes Sobrinho
2º Vice Presidente: Lucio Gomes Machado
3º Vice Presidente: Vasco de Mello
Vice Presidente Financeiro: Carlos Augusto Faggin
Diretor Financeiro: Carlos Carmelo de Benedetto

Secretaria
1º Antonio Cláudio Fonseca
2º Lilian Dal Pian
3º Francisco Ferraz

Diretores
José Luiz Tabith Júnior, Jaime Cupertino, Silvio Stefanini Sant’anna, Regina Helena Vieira Santos, José Marcelo Guedes e Gilberto Caiuby

Conselho Fiscal
José Renato Melhem, Miguel Gustavo Fabregues e Victor Chinaglia

Conselho Superior – Titulares
Paulo Sophia, Ronald Tanimoto, Edson Jorge Elito, Marcelo Hobeika, Renato Nunes, Nabil Bonduki, Ubyrajara Giglioli, Sylvio Sawaya e Araken Martinho

Conselho Superior – Suplentes
Gilberto Belleza, Mario Yoshinaga, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Eduardo Habu, Valter Caldana, Fernando de Mello Franco, João Walter Toscano, Maria José Gomes Feitosa e Milton Braga

Gestão 2004/2005

Conselho Diretor
Presidente: Paulo Sophia
1º Vice-Presidente: Eduardo De Jesus Rodrigues
2º Vice-Presidente: Décio Tozzi
3º Vice-Presidente: Antonio Cláudio Pinto da Fonseca
Vice-Presidente Financeiro: Carlos Carmelo de Benedetto
Diretor Financeiro: Pedro Nosralla Júnior

Secretaria
1ª Lílian de Almeida Dal Pian
2ª Cecília Pisetta

Vice Presidentes Regionais
Joaquim Caetano de Lima Filho, Elisabeth Brigida Bottamedi, Ana Maria Abreu Sandim, Maria Cristina Bondezan e Paulo Roberto Correa

Diretores
Jaime Cupertino, Pedro de Melo Saraiva, Fernando de Magalhães Mendonça, Regina Helena Vieira Santos e
Francisco Prestes Maia Fernandes

Conselho Fiscal
Roberto Selmer Júnior, José Renato Soibelmann Melhem e Poliana de Melo Leite

Conselho Superior – Titulares
Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, Pedro Antonio Galvão Cury, Pedro Paulo de Mello Saraiva, Joaquim Guedes, Renato Luiz Martins Nunes, Edson Jorge Elito, Marcelo Daniel Hobeika, Eduardo Habu e Mario Yoshinaga

Conselho Superior – Suplentes
Elisabete França, João Honorio de Mello Filho, José Eduardo Tibiriçá, Lucio Gomes Machado, José Magalhães Júnior, Valter Caldana, Paulo César Freire, Fernando Rodrigues Neto e Aurivaldo Farias de C. Pacheco

Conselho Especial da Presidência
Carlos Bratke, José Carlos Ribeiro de Almeida, Arnaldo Martino, Titio Livio Frascino, Antonio Carlos Sant’anna Júnior e Ubyrajara Gilioli

Gestão 2002/2003

Conselho Diretor
Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
1º Vice-Presidente: Antônio Carlos Sant’anna Júnior
2º Vice-Presidente: Marcos Carrilho
3º Vice-Presidente: Dacio Araújo Benedito Ottoni
Secretário Geral: Eleftérios A. Athanasopoulos

Secretaria
1ª Lilian de Almeida Dal Pian
2ª Cecilia Pisetta

Tesouraria
1º Paulo Eduardo Moraes Sophia
2º Antonio Claudio Pinto da Fonseca

Diretoria:
Paulo Roberto Correa, Regina Helena Vieira Santos, Ricardo Carvalho Lima Ramos, José Francisco Xavier Magalhães, Fernando de Magalhães Mendonça e Pedro de Melo Saraiva

Conselho Fiscal
Larissa Garcia Campagner, Francisco Preste Maia Fernandes e Carlos Andrés Hernández Arriagada

Conselho Superior – Titulares
Pedro Antônio Galvão Cury, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Carlos Bratke, Renato Luiz Martins Nunes, José Magalhães Júnior, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá, Edson Jorge Elito e Valter Luis Caldana Júnior

Conselho Superior – Suplentes
José Carlos Ribeiro de Almeida, Elisabete França, João Honorio de Mello Filho, José Luiz Tabith Júnior, José Borelli Neto, Arnaldo Antonio Martino, Lucio Gomes Machado, Ronald Tanimoto e Tito Livio Frascino

Gestão 2000/2001

Conselho Diretor
Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
1º Vice-Presidente: Antônio Carlos Sant’anna Júnior
2º Vice-Presidente: Arnaldo Antônio Martino
3º Vice-Presidente: Gilberto de Moura Caiuby

Secretaria
1º Marco da Silva Fogaccia
2ª Lilian de Almeida Dal Pian
3º José Francisco Xavier Magalhães

Tesouraria
1º Paulo Eduardo Moraes Sophia
2º Adriano Cotrim Pita

Diretoria
Eleftérios A. Athanasopoulos, Regina Helena Vieira Santos, Ricardo Carvalho Lima Ramos, Fernando de Magalhães Mendonça, Hector Ernesto Vigliecca e Francisco Spadoni

Conselho Fiscal
Pedro de Mello Saraiva, Marcelo Suzuki e Antônio das Neves Gameiro

Conselho Superior – Titulares
Pedro Antônio Galvão Cury, Edson Jorge Elito, Carlos Bratke, José Carlos Ribeiro de Almeida, José Magalhães Júnior, José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá, João Honório de Mello Filho, Valter Luis Caldana Júnior e José Luis Tabith Júnior

Conselho Superior – Suplentes
Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Marcos José Carrilho, José Borelli Neto, José Geraldo Martins de Oliveira, Elisabete França, Joan Villá, Rodolpho Mansueto Dini, Ronald Tanimoto e Paulo Roberto Correa

Gestão 1998/1999

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Antônio Galvão Cury
1º Vice-Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
2º Vice-Presidente: Edson Jorge Elito
3º Vice-Presidente: José Carlos de Lima Bueno

Secretaria
1º José Geraldo Martins de Oliveira
2º Eleftérios Alexandros Athanasopoulos
3ª Claudia Helena Ferreira de Souza Guedes De Assis

Tesouraria
1º Adriano Cotrim Pita
2º Sérgio Augusto Alves Misorelli

Diretoria
Lúcio Gomes Machado, Luis Fisberg, Miguel Gustavo Fabregues, José Francisco Xavier Magalhães, Candi Hirano e Mario Arturo Figueroa Rosales

Conselho Fiscal
Gilberto de Moura Caiuby, João Clodomiro Browne de Abreu e Ronald Tanimoto Celestino

Conselho Superior – Titulares
Abrahão Velvu Sanovicz, Carlos Bratke, Edson Jorge Elito, Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, João Honório de Mello Filho, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá, José Magalhães Júnior e José Luis Tabith Júnior

Conselho Superior – Suplentes
José Carlos Ribeiro de Almeida, José Borelli Neto, José Geraldo Martins de Oliveira, Valter Luis Caldana Júnior, Antônio das Neves Gameiro, Carlos Henrique Heck, Sami Bussab, Pedro Paulo de Mello Saraiva e Telésforo Georgio Cristófani

Gestão 1996/1997

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Antônio Galvão Cury
1º Vice-Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
2º Vice-Presidente: José Luiz Tabith Júnior
3º Vice-Presidente: Valter Luis Caldana Júnior

Secretaria
1º Edson Jorge Elito
2º Silvio Aquino Mussi Guimarães
3ª Patricia Dionizio Furtado

Tesouraria
1º João Clodomiro Browne de Abreu
2º Pedro Nosralla Júnior

Diretoria
José Ricardo de Carvalho, Miguel Gustavo Fabregues, Eduardo Nardelli, Mario Arturo Figueroa Rosales, Denise Guarezzi Gonçalves, Gilberto de Moura Caiuby e Nivaldo Alcantara

Conselho Fiscal
Carlos Alberto de Azevedo Antunes e Emerson de Paula

Conselho Superior – Titulares
Abrahão Velvu Sanovicz, João Honório de Mello Filho, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Carlos Bratke, Edson Jorge Elito, Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, Tito Lívio Frascino, Elisabete França e José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá

Conselho Superior – Suplentes
Valter Luis Caldana Júnior, Davison Becato, José Magalhães Júnior, José Borelli Neto, Paulo Roberto Correa, Francisco Lúcio Mario Petracco, Telesforo Georgio Cristofani, Marcia Lucia Guilherme e Rodolfo Mansueto Dini

Gestão 1994/1995

Conselho Diretor
Presidente: Fábio de Moura Penteado
1º Vice-Presidente: Elisabete França
2º Vice-Presidente: Eduardo Corona
3º Vice-Presidente: Silvio Tadeu Pina
4º Vice-Presidente: Vasco de Mello
5º Vice-Presidente: André Vainer

Secretaria
1º Sérgio Sandler
2º Mauricio Vidal Lara Júnior
3º Alvaro Luis Puntoni

Tesouraria
1ª Liane Lafer Schevz
2º José Oswaldo de Araújo Vilela

Diretoria
Marcelo Carvalho Ferraz, Jon Andoni Vergareche Maitrejean, Paulo Brazil Esteves Sant’anna, Carlos José Dantas Dias e Alcione Regina Alves Pina

Conselho Fiscal
Henrique Cambiaghi Filho, Valeria Valadão, Paulo Roberto Correa e João Clodomiro Browne de Abreu

Conselho Superior – Titulares
Carlos Bratke, Renato Luiz Martins Nunes, João Honório de Mello Filho, Valter Luiz Caldana Júnior, Marcos José Carrilho, Pedro Antônio Galvão Cury, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Gloria Maria Bayeux e Abrahão Velvu Sanovicz

Conselho Superior – Suplentes
Celso Pazzanese, Maria Helena de Moraes Barros Flynn, Francisco de Paiva Fannucchi, Davison Becato,
Eduardo de Jesus Rodrigues, Haroldo Gallo, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Edson Jorge Elito e Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza

Gestão 1992/1993

Conselho Diretor
Presidente: Carlos Bratke
1º Vice-Presidente: Valter Luis Caldana Júnior
2º Vice-Presidente: Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
3º Vice-Presidente: José Carlos de Lima Bueno
4º Vice-Presidente: Silvio Tadeu Pina

Secretaria
1º José Luiz Tabith Júnior
2ª Liane Lafer Schevz
3º Mauricio Vidal Lara Júnior

Tesouraria
1º Geraldo Vespaziano Puntoni
2º Marco da Silva Fogaccia

Diretoria
Sidney Meleiros Rodrigues, Alvaro Luis Puntoni, Alexandre Delijaicov, Sérgio Sandler, Carlos Alberto de Azevedo Antunes, Sami Bussab e Emerson de Paula

Conselho Fiscal
Celso Pazzanese, Luiz Carlos Barreto Vinholis e Beatriz Aied Passos

Conselho Superior – Titulares
Ciro Felice Pirondi, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Paulo Mendes da Rocha, Renato Luiz Martins Nunes, Pedro Antônio Galvão Cury, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Marcos José Carrilho, Elisabete França e Gloria Maria Bayeux

Conselho Superior – Suplentes
Tito Lívio Frascino, Edson Jorge Elito, João Honório de Mello Filho, Roberto Cláudio dos Santos Aflalo, Roberto Loeb, Ubyrajara Gilioli, Abrahão Velvu Sanovicz, Paulo Roberto Correa e Oswaldo Corrêa Gonçalves

Gestão 1990/1991

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Antônio Galvão Cury
1º Vice-Presidente: Carlos Bratke
2º Vice-Presidente: Ciro Felice Pirondi
3º Vice-Presidente: José Carlos de Lima Bueno

Secretaria
1º Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza
2ª Lilia Cunha
3ª Gloria Maria Bayeux

Tesouraria
1º José Eduardo De Castro Bicudo Tibiriçá
2º Henrique Cambiaghi Filho

Diretoria
Sidney Meleiros Rodrigues, Luis Fernando Rocco, Silvio Tadeu Pina, Pedro Mendes da Rocha, Eduardo Nogueira Martins Ferreira e Pedro Nosralla Júnior

Conselho Fiscal
Liane Lafer Schevz, Olegário Vasconcelos Pereira Júnior e José Luiz Tabith Júnior

Conselho Superior – Titulares
Elisabete França, José Carlos Ribeiro de Almeida, Abrahão Velvu Sanovicz, Helena Saia, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Paulo de Mello Bastos, Valter Luis Caldana Júnior, Antônio das Neves Gameiro e José Ignacio Sequeira de Almeida

Conselho Superior – Suplentes
Roberto Cláudio dos Santos Aflalo, Luiz Fisberg, Oscar Arine, Carlos Henrique Heck, Marcos José Carrilho,
Pedro Paulo de Mello Saraiva e Edson Jorge Elito

Gestão 1988/1989

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Antônio Galvão Cury
1º Vice-Presidente: Carlos Bratke
2º Vice-Presidente: Roberto Loeb
3º Vice-Presidente: Ciro Felice Pirondi

Secretaria
1ª Cassia Regina C. Magaldi
2ª Lidia Matiko Yamada
2º Valter Luis Caldana Júnior

Tesouraria
1º Davison Becato
2º Pedro Nosralla Júnior

Diretoria
Sidney Meleiros Rodrigues, Gilberto Silva Domingues de Oliveira Belleza, Marcos José Carrilho, José Ignacio Sequeira Almeida, Roberto Israel Eisenberg Saruê e Altivo Ovando Júnior

Conselho Fiscal
José Armênio de Brito Cruz, Lilia Cunha e José Maria Martins

Conselho Superior – Titulares
Paulo Archias Mendes da Rocha, João Walter Toscano, Helena Saia, Abrahão Sanovicz, Miguel Juliano, Roberto Cláudio Santos Aflalo, João Honório de Mello Filho, Renato Luiz Martins Nunes e Tito Lívio Frascino

Conselho Superior – Suplentes
Jorge Wilheim, Gian Carlo Gasperini, Antônio das Neves Gameiro, Eduardo de Almeida, Pedro Taddei Neto, Ricardo de Oliveira Barros e Elisabete França

Gestão 1986/1987

Conselho Diretor
Presidente: Paulo Archias Mendes da Rocha
1º Vice-Presidente: José Carlos Ribeiro de Almeida
2º Vice-Presidente: Helena Saia
3º Vice-Presidente: Sylvio de Ulhoa Cintra Filho

Secretaria
1ª Elisabete França
2ª Laura Martinez Serrano Guidugli
3º Bernardo José de Toledo Pizza

Tesouraria
1º Pedro Antônio Galvão Cury
2º Marcio do Amaral

Diretoria
Luiz Norberto Collazzi Loureiro, Bruno Roberto Padovano, Julio Maia de Andrade, Carlos Eduardo Zahn, Rafael Antônio Cunha Perrone e Dalva Elias Thomaz Silva

Conselho Fiscal
Eduardo Sampaio Nardelli, Celso Pazzanesi e Antônio das Neves Gameiro

Conselho Superior – Titulares
Renato Luiz Martins Nunes, Fábio Goldman, Maria de Fatima Infante Araújo, Sylvio de Barros Sawaya, Luiz Laurent Bloch e Paulo de Mello Bastos

Conselho Superior – Suplentes
Rita de Cassia Vaz Artigas, Ruy Gama, Marcelo Accioly Fragelli e Eideval Bolanho

Gestão 1984/1985

Conselho Diretor
Presidente: Renato Luiz Martins Nunes
1º Vice-Presidente: Celso Coaracy Moraes Franco
2º Vice-Presidente: Joaquim Cláudio de Oliveira Barreto
3º Vice-Presidente: Maria de Fátima Infante Araújo

Secretaria
1º Celio Pimenta
2ªEdith Gonçalves De Oliveira
2ª Elisabete França

Tesouraria
1ª Maria De Lourdes Carvalho
2º Pedro Antônio Galvão Cury

Diretoria
Maria Cristina Veiga de Assis Lage, Sylvio Barros Sawaya, Eduardo Sampaio Nardelli, Vera Santana Luz, Hercules Merigo e Douglas Malcolm Calder

Conselho Fiscal
Luiz Laurent Bloch, Newton Massafumi Yamato e Calim Jabur

Conselho Superior – Titulares
Paulo de Mello Bastos, Antônio Fernandes Panizza, José de Almeida Pinto, Rita de Cassia Vaz Artigas, Eideval Bolanho e Helena Aparecida Ayoub Silva

Conselho Superior – Suplentes
Geraldo Vespaziano Puntoni, Fábio Goldman, José Magalhães Júnior e Laura Martinez Serrana Guidugli

Gestão 1982/1983

Conselho Diretor
Presidente: José Magalhães Júnior e Rita de Cassia Vaz Artigas
1º Vice-Presidente: Candido Malta Campos Filho
2º Vice-Presidente: Rita de Cassia Vaz Artigas
3º Vice-Presidente: Joan Villá

Secretaria
1ª Maria De Fatima Infante Araújo
2ª Maria De Lourdes Carvalho
3ª Helena Aparecida Ayoub Silva

Tesouraria
1º Roberto Israel Eisenberg Saruê
2º Luis Laurent Bloch

Diretoria
Maria Tavares, Edgar Gonçalves Dente, Helena Saia, José Geraldo Martins de Oliveira, Walter Mackhol e Joaquim Cláudio de Oliveira Barreto

Conselho Fiscal
José Fábio Zamith Calazans, Celso Coaracy de Moraes Franco e Roberto Mac Fadden

Conselho Superior – Titulares
Paulo de Mello Bastos, Luiz Carlos Costa, Ubyrajara Gilioli, Eideval Bolanho, Fábio Goldman e João Honório de Melo Filho

Conselho Superior – Suplentes
Vania Moura Ribeiro, Renato Luiz Martins Nunes, Jorge Wilheim e Vicente de Paula Borges Bicudo

Gestão 1980/1981

Conselho Diretor
Presidente: Cesar Galha Bergstrom Lourenço
1º Vice-Presidente: Araken Martino
2º Vice-Presidente: Sérgio Zaratin
3º Vice-Presidente: Ubirajara P. Fontes

Secretaria
1ª Cristina de Castro Mello
1º Antônio da Costa Santos
3ª Neyde Angela Jopert Cabral

Tesouraria
1º José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá
2º Cleber José Bonetti Machado

Diretoria
Antônio Carlos Carneiro, José de Almeida Pinto, Roberto Israel Eisenberg Saruê, Joan Villá, Helena Aparecida Ayoub Silva e Sérgio Luiz Bianco

Conselho Fiscal
Ernesto Theodor Walter, Henrique Bianchini Filho e José Sales Costa Filho

Conselho Superior – Titulares
José Carlos Ribeiro de Almeida, Renato Luiz Martins Nunes, Ruy Gama, Paulo de Mello Bastos, Pedro Taddei Neto e Jon Andoni Vergareche Maitrejean

Conselho Superior – Suplentes
Ubirajara Gilioli, Eurico Prado Lopes, Marta Maria Soban Tanaka e Walter Renan Abreu Maffei

Gestão 1978/1979

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Taddei Neto
1º Vice-Presidente: Paulo de Mello Bastos
2º Vice-Presidente: Samuel Szpigel
3º Vice-Presidente: Paulo Sérgio de Sousa E Silva
Secretária Geral: Marta Maria Soban Tanaka

Secretaria
1ª Marcia Lucia Guilherme
2º José Sales Costa Filho

Tesouraria
1º Pedro Antonio Galvão Cury
2º Roberto Israel Eisenberg Saruê

Diretoria
Antônio Carlos Carneiro, Antônio Luiz Dias de Andrade Janjão, Benedito Lima de Toledo, Bernardo Alfredo Kopfler Kelly, José Borelli Neto e Luiz Carlos Chichierchio

Conselho Fiscal
Cesar Galha Bergstron Lourenço, Roberto Ventura e Silvio Melcer Dworecki

Conselho Superior – Titulares
Antônio Fernandes Panizza, Benno Michael Perelmutter, Decio Tozzi, Edison Eloy de Souza, José Magalhães Júnior e Paulo Archias Mendes da Rocha

Conselho Superior – Suplentes
Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Eurico Prado Lopes, Fábio Goldman e João Walter Toscano

Gestão 1976/1977

Conselho Diretor
Presidente: Benno Michael Perelmutter
1º Vice-Presidente: José Magalhães Júnior
2º Vice-Presidente: Fábio Goldman
3º Vice-Presidente: Edson Eloy de Souza

Secretaria
1º Walter Renan Abreu Maffei
2º Ernesto Theodoro Walter
2º Roberto Gonçalves Da Silva

Tesouraria
1º José Alvaro Coelho
2º José Borelli Neto

Diretoria
Luiz Cláudio Villares, João Honório de Mello Filho, João Walter Toscano, Julio Katinsky, Pedro Taddei e José Carlos Ribeiro de Almeida

Conselho Fiscal
Geraldo Vespaziano Puntoni, Leon Dickstein e Maria Cecilia Closs Scharlach

Conselho Superior – Titulares
Eurico Prado Lopes, Haron Cohen, João Batista Vilanova Artigas, Paulo Archias Mendes da Rocha, Sérgio Zaratin e Tito Lívio Frascino

Conselho Superior – Suplentes
Alfredo Serafino Paesani, Israel Sanovsky, José Cláudio Gomes e Sami Bussab

Gestão 1974/1975

Conselho Diretor
Presidente: Eurico Prado Lopes
1º Vice-Presidente: Benno Michael Perelmutter
2º Vice-Presidente: Ruy Gama
3º Vice-Presidente: Eduardo Corona

Secretaria
1º José Magalhães Júnior
2º Walter Renan Abreu Maffei
3ª Maria Cecilia Closs Scharlach

Tesouraria
1º Nedir Falqueiro
2º Tito Lívio Frascino

Diretoria
Haron Cohen, José Cláudio Gomes, Fábio Goldman, Rita Olmo Aprigliano, Rogerio Antônio Dorsa Garcia e Alessandro Ventura.

Conselho Fiscal
Geraldo Vespaziano Puntoni, Leon Dikstejn e Vasco de Mello

Conselho Superior – Titulares
João Batista Vilanova Artigas, Paulo Archias Mendes da Rocha, Sérgio Zaratin, Israel Sancovski, William Munford e Fuad Jorge Cury

Conselho Superior – Suplentes
Alfredo Serafino Paesani, Jorge Wilheim, Mauricio Kogan e Francisco Lúcio Mario Petracco

Gestão 1972/1973

Conselho Diretor
Presidente: Paulo Archias Mendes da Rocha
1º Vice-Presidente: Francisco Lúcio Mario Petracco
2º Vice-Presidente: Helio Pasta
3º Vice-Presidente: Abrahão Velvu Sanovicz

Secretaria
1º Edgar Gonçalves Dente
2º João de Deus Cardoso
3º Lúcio Gomes Machado

Tesouraria
1º Sami Bussab
2º Eduardo de Castro Mello

Diretoria
Massashi Ruy Ohtake, Kalil Dabdab Neto, Guilherme Ribeiro de Almeida, Haron Cohen, Bona de Villá e Cesar Galha Bergstrom Lourenço

Conselho Fiscal
Plinio Crocce, Ludovico Antônio Martino e João Eduardo de Gennaro

Conselho Superior – Titulares
Oswaldo Corrêa Gonçalves, Maria Giselda Cardoso Visconti, Pedro Paulo de Melo Saraiva, Jon Andoni Vergareche Maitrejean e Marlene Yurge

Conselho Superior – Suplentes
Alfredo Serafino Paesani, Renato Luiz Martins Nunes, José Magalhães Júnior, Benno Michael Perelmutter e Julio Roberto Katinsky

Gestão 1970/1971

Conselho Diretor
Presidente: Pedro Paulo de Mello Saraiva
1º Vice-Presidente: Alfredo Serafino Paesani
2º Vice-Presidente: Marlene Yurgel
3º Vicepresidente: Renato Luiz Martins Nunes

Secretaria
1º Raymundo de Paschoal
2º José Magalhães Júnior
3º Luiz Gonzaga Camargo

Tesouraria
1º Kalil Dabdab Neto
2º José Eduardo de Castro Bicudo Tibiriçá

Diretoria
Décio Tozzi, David Araujo Benedito Ottoni, Francisco Lúcio Mario Petracco, Sérgio Zaratini, Luigi Villavecchia e Walter Renan Abreu Maffei

Conselho Fiscal
Eduardo Corona, Ezequiel Bertoldi e Ruy Gama.

Conselho Superior – Titulares
Leo Ribeiro de Moraes, Oswaldo Corrêa Gonçalves, Paulo de Mello Bastos e Siegbert Zanettin

Conselho Superior – Suplentes
Araken Martinho, Arnaldo Antônio Martino, Geraldo Vespaziano Puntoni e Maria Giselda Cardoso Viscont

Gestão 1968/1969

Conselho Diretor
Presidente: Abelardo Gomes de Abreu
1º Vice-Presidente: Roger Zmekhol
2º Vice-Presidente: Israel Sancovski
3º Vice-Presidente: Alfredo Serafino Paesani

Secretaria
1º Mauricio Tuck Schneider
2º Siegbert Zanettini
3º Bona De Villá

Tesouraria
1º Gregório Zolko
2º José Carlos Ribeiro de Almeida

Diretoria
Eurico Prado Lopes, Geraldo Vespaziano Puntoni, Humberto Lagrotta, Luiz Alfredo Stockler, Marino Fernandes Barros e Mario de Azevedo

Conselho Fiscal
Roberto Cerqueira Cesar, Rubens Gouvêa Carneiro Vianna e Walter Saraiva Kneese de Mello

Gestão 1966/1967

Conselho Diretor
Presidente: Julio José Franco Neves
Vice-Presidente: Arnaldo Furquim Paoliello

Secretaria
1º Roberto Cláudio dos Santos Aflalo
2º Jon Andoni Vergareche Maitrejean

Tesouraria
1º Israel Sancovski
2º Rodney Guaraldo

Diretoria
Eurico Prado Lopes, João Clodomiro Browne de Abreu, José Carlos Ribeiro de Almeida, Gesel Adolpho Himmelstein e Telesforo Georgio Cristofani

Conselho Fiscal
Antônio Ferraz Andrade Filho, Eduardo Corona e Wilson Maia Fina

Conselho Superior – Titulares
Alberto Rubens Botti, Eduardo Kneese de Mello, Fábio de Moura Penteado, Oswaldo Corrêa Gonçalves e Roger Zmekhol

Conselho Superior – Suplentes
Mauricio Tuck Schneider, Nestor Goulart Reis Filho, Pedro Paulo de Mello Saraiva, Roberto Cerqueira Cesar, Rodrigo Brotero Lefreve e Walter Saraiva Kneese de Mello

Gestão 1964/1965

Conselho Diretor
Presidente: Alberto Rubens Botti
Vice-Presidente: Arnaldo Paolielo

Secretaria
1º Ary de Queiroz Barros
2º Carlos Eduardo Pompeu

Tesouraria
1º Fábio Arantes Aquino Leme
2º Ivan Gilberto Castaldi

Diretoria
João Clodomiro Browne de Abreu, Julio José Franco Neves, Lívio Edmondo Levi, Mauricio Tuck Schneider, Roberto Aflalo e Rodney Guaraldo

Conselho Fiscal
Antônio Ferraz de Andrade Filho, Wilson Maia Fina e Miguel Badra Júnior

Gestão 1962/1963

Conselho Diretor
Presidente: Oswaldo Corrêa Gonçalves
Vice-Presidente: Fábio de Moura Penteado

Secretaria
1º Brenno Cyrino Nogueira
2º Jorge Wilheim

Tesouraria
1º Carlos Barjas Millan
2º Paulo Archias Mendes da Rocha

Diretoria
Alfredo Serafino Paesani, Joaquim Manoel Guedes Sobrinho, Leo Ribeiro de Morais, Bernardo Castelo Branco, Guaracy Moreira Pimentel e Marlene Picarelli

Conselho Fiscal
Lauro da Costa Lima, Roberto Cerqueira Cesar e Rodolfo Ortemblad Filho

Gestão 1959/1961

Conselho Diretor
Presidente: Ícaro de Castro Mello
Vice-Presidente: João Batista Vilanova Artigas

Secretaria
1º Alfredo Serafino Paesani
2º Joaquim Manoel Guedes Sobrinho

Tesouraria
1º Victor Reiff
2º Fábio de Moura Penteado

Diretoria
Carlos Millan, Eduardo Corona, Luiz Roberto Carvalho Franco, Oswaldo Corrêa Gonçalves, Pedro Paulo de Melo Saraiva e Rosa Grena Kliass

Conselho Fiscal
Lauro da Costa Lima, Francisco Beck e Eduardo Kneese de Mello

Gestão 1957/1958

Conselho Diretor
Presidente: Ícaro de Castro Mello
Vice-Presidente: Lauro da Costa Lima

Secretaria
1º Luiz Roberto de Carvalho Franco
2º Ruy Gama

Tesouraria
1º José Augusto Belucci
2º Victor Reiff

Diretoria
Alberto Rubens Botti, Rodolfo Ortemblad Filho, Walter Saraiva Kneese de Mello, Alfredo Serafino Paesani, Ariosto Mila e João Batista Vilanova Artiga

Conselho Fiscal
Rino Levi, Francisco Beck e Eduardo Kneese de Mello

Gestão 1956

Conselho Diretor
Presidente: Ícaro de Castro Mello
Vice-Presidente: Walter Saraiva Kneese de Mello

Secretaria
1º Rodolpho Ortenblad Filho
2º Ruy Gama

Tesoureiro
Lauro Da Costa Lima

Conselho Fiscal
Eduardo Corona, José Augusto Belucci e Plínio Croce

Gestão 1954/1955

Conselho Diretor
Presidente: Armando Ciampolini
Vice-Presidente: Marcial Fleury de Oliveira

Secretaria
1º Philipp Lohbuer
2º Gilberto Junqueira Caldas

Tesoureiro
João Serpa de Albuquerque

Conselho Fiscal
Oswaldo Arthur Bratke, Rino Levi e João Cacciola

Gestão 1953

Conselho Diretor
Presidente: Rino Levi
Vice-Presidente: Ícaro de Castro Mello

Secretaria
1º Oswaldo Correa Gonçalves
2º Rubens Gouveia Carneiro Vianna

Tesoureiro
Wilson Maia Fina

Conselho Fiscal
Oswaldo Arthur Bratke, Eduardo Kneese de Mello e Roberto Cerqueira Cesar

Gestão 1952

Conselho Diretor
Presidente: Rino Levi
Vice-Presidente: Galiano Ciampaglia

Secretaria
1º Mario Pucci
2º Arnaldo Paolielo

Tesoureiro
Alberto José Schaefer

Conselho Fiscal
Dácio A. Moraes, Alfredo Ernesto Becker e Mauricio Santos

Gestão 1950/1951

Conselho Diretor
Presidente: Oswaldo Arthur Bratke
Vice-Presidente: Roberto Cerqueira Cesar

Secretaria
1º Armando Ciampolini
2º Plínio Crocce

Tesoureiro
Wilson Maia Fina

Conselho Fiscal
Rino Levi, Dácio A. Moraes e Rubens Gouvêa Carneiro Vianna

Gestão 1949

Conselho Diretor
Presidente: Eduardo Kneese de Mello
Vice-Presidente: Abelardo de Souza

Secretaria
1º Lauro da Costa Lima
2º Carlos Cascaldi

Tesoureiro
Wilson Maia Fina

Conselho Fiscal
Luiz Anhaia Mello, Francisco Kosuta e Carlos Abelardo Gomes Cardim Filho

Gestão 1948

Conselho Diretor
Presidente: Eduardo Kneese de Mello
Vice-Presidente: Abelardo R. de Souza

Secretaria
1º Hélio Duarte
2º Plínio Croce

Tesoureiro
Oswaldo Corrêa Gonçalves

Conselho Fiscal
Luiz Anhaia Mello, Francisco Kosuta e Carlos A. Gomes Cardim Filho

Gestão 11.03.1947

Conselho Diretor
Presidente: Eduardo Kneese de Mello
Vice-Presidente: Abelardo R. de Souza

Secretaria
1º Hélio Duarte
2º Plínio Croce

Tesoureiro
Oswaldo Corrêa Gonçalves

Conselho Fiscal
Luiz Anhaia Mello, Francisco Kosuta e Carlos A. Gomes Cardim Filho

Gestão 06.02.1947

Conselho Diretor
Presidente: Eduardo Kneese de Mello
Vice-Presidente: Aldo Ferreira

Secretraria
1º João Batista Vilanova Artigas
2º Hélio Duarte

Tesoureiro
Oswaldo Corrêa Gonçalves

Gestão 1943/1946

Conselho Diretor – Diretoria Provisória
Presidente: Eduardo Kneese de Mello
Vice-Presidente: Jaime Campello Fonseca Rodrigues

Secretaria
1º João Batista Vilanova Artigas
2º Francisco Kosuta

Tesoureiro
Rino Levi

Conselho Fiscal
Luiz Anhaia Mello, Carlos Abelardo Gomes Cardim Filho e Bruno Simões Magro