REDE BRASILEIRA DE ACERVOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

É com muita alegria que comunicamos a formalização da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

É com muita alegria que comunicamos a formalização da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

Esse processo, discutido desde 2017, organizou-se em 2020 na forma de um convênio interinstitucional, que nesse ato recém concluído reúne a assinatura de 16 instituições envolvidas com a preservação de documentos de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo desta Rede é a cooperação recíproca em que se espera compartilhar documentos de referência relacionados à políticas de acervos que envolvem a catalogação, digitalização e práticas de conservação; desenvolver meios para consultas integradas de acervos, bem como planos de ação compatíveis às missões das partes; realizar atividades culturais conjuntas, tais como: seminários, palestras, exposições e publicações; e buscar mecanismos para viabilizar o financiamento de suas ações.

Pelos termos do convênio celebrado, novas adesões poderão ser feitas. Nesse sentido, a formalização deste convênio é também um ensejo para mobilizar, simultaneamente, a própria ampliação desta rede.

Gostaríamos de convidar outras instituições interessadas a participar, manifestando o seu interesse através do seguinte email: redeacervos.arqurb@gmail.com

Outras notícias

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar!
Vencedores da 27ª edição da Premiação IABsp realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o tema especial “Extremos: Arquiteturas para um mundo quente.
Eixo I – Edificações
Eixo II – Arquitetura de Interiores e Design
Eixo III – Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidade
Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Eixo V – Práticas Pedagógicas
Dia 16 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro do Sesc Pompeia. Confirme sua presença!