REDE BRASILEIRA DE ACERVOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

É com muita alegria que comunicamos a formalização da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

É com muita alegria que comunicamos a formalização da Rede Brasileira de Acervos de Arquitetura e Urbanismo.

Esse processo, discutido desde 2017, organizou-se em 2020 na forma de um convênio interinstitucional, que nesse ato recém concluído reúne a assinatura de 16 instituições envolvidas com a preservação de documentos de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo desta Rede é a cooperação recíproca em que se espera compartilhar documentos de referência relacionados à políticas de acervos que envolvem a catalogação, digitalização e práticas de conservação; desenvolver meios para consultas integradas de acervos, bem como planos de ação compatíveis às missões das partes; realizar atividades culturais conjuntas, tais como: seminários, palestras, exposições e publicações; e buscar mecanismos para viabilizar o financiamento de suas ações.

Pelos termos do convênio celebrado, novas adesões poderão ser feitas. Nesse sentido, a formalização deste convênio é também um ensejo para mobilizar, simultaneamente, a própria ampliação desta rede.

Gostaríamos de convidar outras instituições interessadas a participar, manifestando o seu interesse através do seguinte email: redeacervos.arqurb@gmail.com

Outras notícias

Pedro Antonio Galvão Cury – 1933-2026
Sócio nº 799
Presidente do IABsp nas gestões: 1988-1989 e 1990-1991 – 1996-1997 e 1998-1999.
A 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo será precedida por um processo preparatório público e participativo, concebido como dispositivo de formulação institucional e debate crítico.
Repercussão na imprensa das atividades do IABsp e entrevistas concedidas por seus membros em janeiro e fevereiro de 2026.