26ª Premiação IAB - 2024
A estrutura geral da 26ª Premiação IAB – Departamento de São Paulo seguirá tendências das edições anteriores. Entretanto, compromete-se com movimentos constantes para o seu aperfeiçoamento e experimentação.
Inscrições: Até 08 de novembro de 2024
Data Premiação: 13 de dezembro de 2024
Local Premiação: Rua Bento Freitas, 306 – São Paulo/SP
Comissão julgadora
Edificações: Cintia Lins, Eduardo Ferroni, Renata Fragoso Coradin, Lucas Roca Santos (Suplente)
Interiores e Design: Bel Xavier, Elisa T Martins, Ester Carro, Denis Ferri (Suplente)
Urbanismo, Planejamento e Cidade: Humberto Kzure-Cerquera, Joice Berth, Lucas Nassar, Marcela Alonso Ferreira (Suplente)
Campo ampliado da Arquitetura e Urbanismo: Lahayda Mamani, Marina Frúgoli, Paulo Tavares, Manuella Andrade (Suplente)
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) tem o prazer de anunciar a Premiação IAB 2024, uma iniciativa concebida para divulgar e premiar a produção intelectual e profissional dos arquitetos, arquitetas e urbanistas de todo o país.
As premiações sempre tiveram como objetivo identificar os valores, inovações e discursos na produção de arquitetura e urbanismo, servindo como um reflexo dos contextos locais e dos momentos específicos de sua realização, de forma a produzir um retrato abrangente e diverso da produção contemporânea.
A Premiação IAB 2024 será organizada exclusivamente em etapa estadual, dirigida por Comissões Organizadoras de cada Departamento, alinhada com as premissas estabelecidas pelo Grupo de Trabalho Premiações, Exposições e Eventos Permanentes da Comissão de Política Profissional do IAB (GPE/CPP-IAB), atuante em escala nacional. Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora de cada estado, e aqueles que se destacarem neste processo serão reconhecidos com Prêmios Estaduais.
A estrutura geral da 26ª Premiação IAB – Departamento de São Paulo seguirá tendências das edições anteriores. Entretanto, compromete-se com movimentos constantes para o seu aperfeiçoamento e experimentação. As novas categorias buscam aprimorar o equilíbrio entre diferentes práticas da arquitetura e do urbanismo, assim como reconhecer aquelas que foram sombreadas nas últimas edições, com o objetivo de fortalecer as múltiplas expressões de pensamento e prática de arquitetura e urbanismo. Além disso, os enfoques que direcionam esta edição estão em sintonia com o contexto da programação cultural do IABsp, e com os preparativos para a realização da 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, cujo tema debaterá a atuação profissional da Arquitetura e do Urbanismo frente às emergências climáticas.
Este edital estabelece os requisitos a serem cumpridos para a participação através de inscrições, além de apresentar o cronograma da premiação, conforme será descrito a seguir.
Veja o edital completo aqui.
Eixos e Categorias da Premiação
A 26ª Premiação IABsp está estruturada em quatro eixos, que serão apresentados a seguir. Assim, o prêmio proporciona um retrato mais coletivo e, na medida do possível, mais diverso e complexo da produção recente, considerando pontos de vista distintos que representam de forma abrangente as condições atuais da arquitetura e do urbanismo no Estado de São Paulo. Os eixos da Premiação IABsp 2024 são:
Eixo I - Edificações
Obras de edificações em suas diversas tipologias e programas, incluindo: residências unifamiliares ou multifamiliares; habitações de interesse social e Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS); edificações de equipamentos institucionais públicos ou privados, de caráter artístico, cultural, religioso, educacional, sanitário e governamental; edificações comerciais, industriais e de serviço; projetos de restauro, retrofit, requalificação, reforma, ampliação e renovação de edifícios considerados patrimônio cultural, tombados em ao menos uma das instâncias públicas de proteção.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Habitação de Interesse Social (HIS);
- Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS);
- Residencial;
- Restauro, retrofit e requalificação;
- Equipamentos, indústrias e serviços.
Inscrições Eixo I – Edificações:
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha A1
Eixo II - Interiores e Design
Obras de interiores, independentemente do uso ou da escala, incluindo: arquitetura de interiores e decoração; projetos de comunicação visual e/ou sinalização; projetos expográficos, cenográficos, instalações, stands de venda e pavilhões temporários; projetos de desenho industrial, mobiliários e objetos em geral.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Arquitetura de interiores;
- Arquitetura efêmera;
- Objeto.
Inscrições Eixo II – Interiores e Design:
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha A1
Eixo III - Urbanismo, Planejamento e Cidade
Projetos, obras, planos, políticas, programas e ações de desenho urbano, paisagismo, planejamento territorial e ativismo urbano, incluindo: paisagismo de áreas livres de uso público e privado; projetos de reestruturação urbana, de espaços públicos, de infraestrutura, de sistemas urbanos ambientais; infraestruturas verdes e soluções baseadas na natureza; planos de ordenamento territorial; planos diretores municipais; programas e planos de políticas setoriais, governança e gestão urbana.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Desenho e paisagem urbana;
- Planejamento urbano;
- Infraestrutura verde e soluções baseadas na natureza;
- Mobilidade;
- Ativismo urbano.
Inscrições Eixo I – Edificações:
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha A1
Eixo IV - Campo Ampliado da Arquitetura e Urbanismo
Iniciativas de produção, reflexão, difusão e ensino em Arquitetura e Urbanismo, com desenvolvimento técnico e científico de significativo impacto nos processos sociais, econômicos, culturais e ambientais: publicações de diversos formatos e fins (possuindo código ISBN); mostras de fotografia e produções audiovisuais; práticas pedagógicas; curadoria de exposições de artes visuais; pesquisas concluídas ou produção de novos materiais; projetos estruturais e tecnologias construtivas inovadoras; softwares, aplicativos e equipamentos; patentes e programas de inovação social; pesquisa e construção utilizando técnicas tradicionais locais, que valorizem saberes autóctones.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Publicações;
- Práticas pedagógicas;
- Visualidades;
- Técnicas e tecnologias.
Inscrições Eixo I – Edificações:
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha A1
Clique aqui e acesse o modelo de prancha DOC. A4