27ª Premiação IABsp
Premiação Nacional do IAB 2025
A 27ª edição da Premiação IABsp é realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em cuja abertura foram anunciadas as etapas estaduais da Premiação Nacional 2025 do Instituto de Arquitetos do Brasil. Com o tema especial "Extremos: Arquiteturas para um mundo quente", esta edição fortalece e amplia o debate iniciado pela 14ª BIAsp, em sintonia com o tema transversal "Emergências Climáticas", proposto pelo Departamento Nacional.
Clique aqui para acessar o Edital 27ª Premiação IABsp
Clique aqui para acessar os modelos de pranchas do IABsp
Inscreva-se aqui.
Bloco de dúvidas 10/10/2025 – Saiba mais
Bloco de dúvidas 24/10/2025 – Saiba mais
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), no exercício de suas atribuições institucionais e em conformidade com o REGIMENTO GERAL da Premiação Nacional do IAB e o REGULAMENTO da edição 2025, torna público o EDITAL DEPARTAMENTAL DA PREMIAÇÃO NACIONAL DO IAB 2025.
O Edital estabelece as normas específicas para a Etapa Departamental do IABsp, disciplinando critérios de elegibilidade, estrutura classificatória, requisitos formais e técnicos, cronograma de execução, composição das comissões organizadoras e julgadoras, além dos procedimentos operacionais e avaliativos pertinentes. Deve ser interpretado em estrita consonância com o REGIMENTO GERAL e com o REGULAMENTO da edição 2025 da Premiação Nacional do IAB, aos quais está subordinado e que o complementam.
A Premiação Nacional do IAB reafirma seu compromisso com a valorização da produção intelectual, crítica e profissional das arquitetas, arquitetos e urbanistas de todo o país, promovendo o reconhecimento da excelência, o debate público e a construção de narrativas coletivas. Ao destacar a diversidade de práticas, linguagens e territórios, a edição de 2025 propõe uma reflexão crítica transversal, incentivando soluções inovadoras, sustentáveis e comprometidas com a resiliência, a equidade e a responsabilidade coletiva frente ao futuro urbano e ambiental brasileiro.
A 27ª edição da Premiação IABsp é realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, cuja abertura anuncia o lançamento das premiações departamentais do Instituto de Arquitetos do Brasil por todo o país. Com o tema especial Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, esta edição fortalece e dá continuidade ao debate iniciado pela 14ª BIAsp, em sintonia com o tema transversal Emergências Climáticas proposto pelo Departamento Nacional. A cerimônia da 27ª Premiação IABsp marcará o encerramento da gestão 2023-2025, celebrando a produção arquitetônica contemporânea e reafirmando o compromisso da entidade com a valorização da arquitetura e com os debates urgentes de nosso tempo.
Veja o edital completo aqui.
Eixos e Categorias da Premiação
Eixo I - Edificações
Obras de edificações em suas diversas tipologias e programas, incluindo: residências unifamiliares ou multifamiliares; habitações de interesse social e Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS); edificações institucionais públicas ou privadas de caráter artístico, cultural, religioso, educacional, sanitário e governamental; edificações comerciais, industriais e de serviço; projetos de restauro e/ou intervenções em pré-existências arquitetônicas — retrofit, requalificação, reforma, ampliação e renovação de edifícios considerados de valor cultural.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Residências Unifamiliares;
- Edifícios Multifamiliares;
- Habitação de Interesse Social e ATHIS;
- Edificações Institucionais;
- Edifícios Comerciais, Industriais e de Serviço;
- Restauro, Retrofit e Intervenções em Pré-Existências.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha
Eixo II - Arquitetura de Interiores e Design
Obras de interiores, independentemente do uso ou da escala, incluindo: arquitetura de interiores; projetos de comunicação visual e/ou sinalização; projetos expográficos, cenográficos e de arquitetura efêmera, considerados enquanto concepções espaciais e formais voltadas à materialização de exposições, eventos ou ambientes temporários e projetos de desenho industrial, mobiliários e objetos em geral.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Interiores Residenciais;
- Interiores Comerciais e Institucionais;
- Expografia, Cenografia e Arquitetura Efêmera;
- Design de Mobiliário, Objetos e Equipamentos;
- Comunicação Visual e Sinalização.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha
Eixo III - Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, anejamento e Cidade
Projetos, obras, planos, políticas, programas e ações voltados ao desenho urbano, paisagismo, planejamento territorial e ativismo urbano, incluindo: projetos de paisagismo de áreas livres de uso público e privado; projetos de reestruturação urbana, de espaços públicos, de infraestrutura, de sistemas urbanos ambientais; planos de ordenamento territorial; planos diretores municipais; programas e planos de políticas setoriais, governança e gestão urbana.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Arquitetura da Paisagem – Obras Construídas;
- Projetos e Planos de Desenho Urbano;
- Planejamento Territorial e Gestão Urbana;
- Ativismo e Ações Urbanas.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha
Eixo IV - Cultura Arquitetônica
Iniciativas de produção, reflexão e difusão em Arquitetura e Urbanismo, com desenvolvimento técnico e científico de significativo impacto nos processos sociais, econômicos, etnico-raciais, de gênero e sexualidade, culturais, patrimoniais e ambientais. Incluem-se: trabalhos monográficos ou ensaísticos não acadêmicos que abordam o objeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico a partir de uma perspectiva crítica, publicações de diversos formatos e fins (possuindo código ISBN ou ISSN); mostras de fotografia e produções audiovisuais; propostas curatoriais de exposições, mostras e eventos culturais; trabalhos técnicos, tais como projetos e programas voltados ao patrimônio cultural, como inventários e estudos de tombamento; pesquisas concluídas ou produção de novos materiais; projetos estruturais inovadores; softwares, aplicativos e equipamentos; patentes e programas de inovação social; pesquisa e construção utilizando técnicas tradicionais locais, que valorizem saberes autóctones. O termo “tecnologia” será interpretado em sua amplitude, englobando formas híbridas e móveis de conhecimento técnico e social em produção, gerenciamento e representação da arquitetura e do urbanismo.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Produção Intelectual e Reflexão Crítica;
- Produção Visual e Audiovisual;
- Curadoria e Eventos;
- Trabalhos Técnicos e Inovação.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha
Eixo V - Práticas Pedagógicas
Práticas em ensino, pesquisa e extensão, ações e metodologias desenvolvidas no âmbito da formação em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em perspectivas críticas, participativas e contextualizadas. Inclui: experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas em disciplinas curriculares ou atividades extracurriculares; oficinas e laboratórios pedagógicos; projetos de pesquisa e extensão universitária com interação comunitária; metodologias ativas, interdisciplinares e decoloniais; ações educativas em espaços formais e informais; práticas formativas voltadas à inclusão, à equidade e à valorização da diversidade cultural, de gênero e sexualidade, etnico-racial, e territorial. Serão consideradas também as práticas que estabelecem vínculos com os territórios e os saberes locais, promovendo a integração entre escola, sociedade e meio ambiente, bem como aquelas que exploram as possibilidades críticas e criativas da prática em ensino, pesquisa e extensão como instrumento de aprendizagem e transformação social.
Categorias de participação dos trabalhos:
- Práticas em Ensino-Aprendizagem;
- Extensão Universitária e Interação Comunitária.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição
Clique aqui e acesse o modelo de prancha