PLANO DE GESTÃO E CONSERVAÇÃO – VIÚVA NEGRA

O Plano aqui apresentado visa combinar a conservação do móbile Viúva Negra, de propriedade do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IABsp, com os planos da instituição para seu futuro.

O Plano aqui apresentado visa combinar a conservação do móbile Viúva Negra, de propriedade do Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil – IABsp, com os planos da instituição para seu futuro. Tem como objetivo construir uma política de longo prazo para a preservação da obra a partir do reconhecimento de seu valor cultural. Além das recomendações técnicas da conservação, o plano inclui a gestão institucional e a sustentabilidade financeira, definindo limites e potencialidades para sua preservação e transformação ao longo do tempo.

Para isso, utiliza metodologia aplicada para “Planos de Gestão e Conservação de Bens Culturais” amparada pelos princípios estabelecidos pela Carta de Veneza de 1964.

Este plano está estruturado em três partes:

  1. Histórico do móbile Viúva Negra na sede do IABsp;
  2. Declaração de Significado | Atribuição de valor cultural;
  3. Política de Gestão e Conservação | Plano de Metas.

Clique aqui e baixe o arquivo pdf do Plano de Gestão e Conservação da Obra Viúva Negra

Outras notícias

Com mais de 50 anos de história a Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp) tem sua origem na I Exposição Internacional de Arquitetura, organizada em 1951 por arquitetos do IABsp.
Doe o seu imposto para apoiar o Instituto em 2026
Conheça as chapas eleitas para a gestão 2026-2028 do Conselho Diretor, Fiscal e Superior do IABsp e seus núcleos.