NOTA SOBRE OS 60 ANOS DO GOLPE

Nesse 01 de Abril, 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, o IABsp se soma às muitas manifestações de repúdio à ditadura, e pelo direito a Memória, Verdade e Justiça.

Nesse 01 de Abril, 60 anos do golpe civil-militar no Brasil, o IABsp se soma às muitas manifestações de repúdio à ditadura, e pelo direito a Memória, Verdade e Justiça.

O IAB é historicamente lugar de defesa da categoria profissional dos arquitetos, mas não passou pela ditadura sem uma série de impactos, reações e contradições em relação ao regime autoritário que assolou o país.

 

1) Arquitetos na manifestação pelas Diretas Já, foto Ary Costa

 

2) manifestação do IABsp há exatos 60 anos, às autoridades políticas da época, contra o “derramamento de sangue” e em apoio da via democrática

 

3) Manifesto contra a demissão de professores das universidades

 

4) Edital do concurso de projetos para os Quartéis do Segundo Exército.

 

5) Congresso Nacional pela Anistia, sediado no IABsp.

 

6) Velório de Carlos Marighella, na sede do IABsp.

Fontes: Acervo do IABsp; Instituto Virginia e Vilanova Artigas; Tese de doutorado “Arquitetura Paulista e Ditadura Militar (1964-1985)”, Victor Próspero

Outras notícias

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar!
Vencedores da 27ª edição da Premiação IABsp realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o tema especial “Extremos: Arquiteturas para um mundo quente.
Eixo I – Edificações
Eixo II – Arquitetura de Interiores e Design
Eixo III – Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidade
Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Eixo V – Práticas Pedagógicas
Dia 16 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro do Sesc Pompeia. Confirme sua presença!