NOTA DE PESAR – JOÃO CARLOS CAUDURO

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto João Carlos Cauduro (1935-2023).

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto João Carlos Cauduro (1935-2023). Um dos principais nomes do design gráfico moderno no Brasil, morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos.

Formado na FAU-USP em 1960, Cauduro era sócio do IABsp nº 714 desde 20/12/1960. Em parceria com Ludovico Martino (1933-2011), foi responsável por elaborar os totens da Avenida Paulista, o projeto de sinalização do Zoológico de São Paulo, e toda a sinalização do transporte público paulistano, como a identidade visual do Metrô e da CPTM.

Professor na FAUUSP, Cauduro criou a disciplina de planejamento visual urbano, e também projetou parte do mobiliário da Cidade Universitária.

O escritório Cauduro Martino Associados foi pioneiro no país no chamado “design total”, atuando em projetos que integram arquitetura, design gráfico e design de interiores. Durante 48 anos desenhou identidades corporativas e públicas, tendo atendido mais de 350 empresas do Brasil, entre elas o logotipo da TV Cultura, Banco do Brasil, Banespa, Kibon, Playcenter, Natura, Vale, os aviões da TAM, as lojas Riachuelo e as escolas da Cultura Inglesa.

Outras notícias

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar!
Vencedores da 27ª edição da Premiação IABsp realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o tema especial “Extremos: Arquiteturas para um mundo quente.
Eixo I – Edificações
Eixo II – Arquitetura de Interiores e Design
Eixo III – Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidade
Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Eixo V – Práticas Pedagógicas
Dia 16 de dezembro, a partir das 17h, no Teatro do Sesc Pompeia. Confirme sua presença!