NOTA DE PESAR ARQUITETO EDISON MUSA

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Edison Musa, felecido na madrugada desta terça-feira, 20 de agosto. Com quase 800 edifícios construídos, Musa é um dos maiores arquitetos brasileiros.

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto e urbanista Edison Musa, felecido na madrugada desta terça-feira, 20 de agosto. Com quase 800 edifícios construídos, Musa é um dos maiores arquitetos brasileiros.

Nascido em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, em 1934, Musa foi aprovado em primeiro lugar na Faculdade de Arquitetura do estado gaúcho, onde estudou por três anos, antes de se transferir para a Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil (atual UFRJ, no Rio de Janeiro).

Formou-se em 1957 e foi passar um ano na França, onde teve a oportunidade de estagiar no escritório do grande Georges Candilis, um dos fundadores do Team 10. Na volta ao Brasil, a trajetória que começa em canteiros de obras vai culminar com um escritório com mais de 65 Arquitetos, desenhistas e estagiários, sem contar os funcionários de apoio (bibliotecária, secretárias, limpeza, manutenção).

Um dos fundadores e ex-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Musa é, muito provavelmente, o arquiteto brasileiro mais profícuo da história, tendo mais de 150 projetos construídos em São Paulo e mais de 600 no Rio de Janeiro: em sua maioria, torres corporativas, residenciais e hotéis. Esses números o credenciam como um nome indispensável na história da arquitetura brasileira.

Homenagens públicas estão sendo programadas para acontecer no mês que vem, na sede do IAB-RJ, quando os admiradores do seu trabalho poderão se despedir e render suas homenagens.

Crédito do texto: IAB-RJ

Outras notícias

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui

A Central Galeria, em parceria com James Lisboa, realiza a 8ª edição do Leilão Anual em prol do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

O Leilão conta com mais de 80 artistas que cederam gentilmente suas obras e o valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo IABsp.

Data: segunda-feira, 09.12.2024 às 20h

Participe! Envie o seu lance pelo site www.leilaodearte.com

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp.