NOTA DE PESAR ARQUITETO ARNALDO FURQUIM PAOLIELLO

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto Arnaldo Furquim Paoliello ocorrido em 29 de julho de 2024.

O IABsp lamenta o falecimento do arquiteto Arnaldo Furquim Paoliello ocorrido em 29 de julho de 2024.

Paoliello (Bebedouro São Paulo 1927-), ingressou na Faculdade de Arquitetura Mackenzie em 1946 e formou-se como engenheiro-arquiteto em 1950, tendo como colegas: Rodolpho Ortenblad Filho, Roberto Cláudio dos Santos Aflalo e Carlos Cerqueira Lemos. Foi estagiário de Oswaldo Bratke, Dante Albuquerque e Munhoz & Lara e, em 1950, fundou a construtora Paoliello S/A, onde realizou cerca de 350 projetos dos mais variados programas arquitetônicos. Com forte atuação a partir da década de 1950, foi autor de projetos como a Residência Domingo Pires, a Fábrica da Laborterápica, a Residência Michel Mattar, a Residência José Roberto Rocco e o Tropical Hotel Santarém. Foi o 2º Secretário do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo em 1952 e vice-presidente nas gestões de 1964/1965 e 1966/1967. Paoliello também foi socio diretor da Neves & Paoliello S.C. Ltda, em parceria com o arquiteto Julio Neves. Foi premiado na 1ª Bienal de São Paulo com o Projeto Residência Domingos Pires.

 

Fonte: https://www.acervos.fau.usp.br/item/13980

Outras notícias

As três ideias vencedoras serão cedidas à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (DESAL), da Prefeitura de Salvador, como repertório de boas práticas.
A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar!
Vencedores da 27ª edição da Premiação IABsp realizada no contexto da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, com o tema especial “Extremos: Arquiteturas para um mundo quente.
Eixo I – Edificações
Eixo II – Arquitetura de Interiores e Design
Eixo III – Urbanismo, Arquitetura da Paisagem, Planejamento e Cidade
Eixo IV – Cultura Arquitetônica
Eixo V – Práticas Pedagógicas