Acervo IABsp
Memória da defesa da cultura arquitetônica no Brasil das últimas oito décadas, registrada em milhares de itens em diversos formatos e linguagens.
Sobre o acervo
Trabalho contínuo de catalogação para livre acesso e pesquisa.
Uma equipe especializada vem trabalhando para organizar, catalogar e digitalizar o acervo do IABsp com apoio financeiro obtido por meio do Programa Municipal de Apoio à Cultura (Promac). Essa ação garante a adequada conservação dos documentos físicos e possibilita o atendimento ao público de pesquisadores, estudantes e demais interessados. Acesse a plataforma virtual e conheça as mais de 50.000 peças do nosso acervo, entre elas filmes, fotografias, revistas e documentos institucionais.
Abordagem
Metodologias contemporâneas para classificar materiais de consulta pública
A organização do Acervo Arquivístico do IABsp segue uma metodologia de descrição multinível, com abordagem de classificação que distingue as atividades meio e fim do Departamento, para refletir e valorizar sua trajetória institucional com clareza e objetividade. O Acervo Bibliográfico, por sua vez, adota os princípios da biblioteconomia.
Conheça o Acervo IABsp
Acervo arquivístico
Conjunto de documentos em suportes, materiais, formatos e linguagens diversos, produzidos ou acumulados pelo IABsp no exercício de suas atividades. São divididos em fundos e coleções arquivísticas: Fundo IABsp, Fundo IABdn, Fundo Condomínio Edifício IAB, Fundo Clubinho, Coleção de Artes Visuais, Coleção Mobiliário.
Acervo bibliográfico
Conjunto formado por livros, teses, periódicos, manuais técnicos e outros materiais publicados com a finalidade de consulta pública. São divididas em coleções temáticas e catalogadas de acordo com uma notação bibliográfica: Coleção Geral, Coleção Planos Diretores, Coleção Cadernos Técnicos e Coleção Periódicos.
Viúva Negra
O poder de atração de uma visão integrada entre arte e arquitetura .
A instalação em 1954 do móbile Viúva Negra, de Alexandre Calder, no recém-inaugurado edifício IAB, foi representativa do momento em que a arquitetura brasileira ganhava o mundo com sua peculiar elaboração do princípio da síntese das artes. Depois de a obra passar um período em restauro na Fundação Calder, em Nova York, o IABsp a reintegrou a sua sede.
O prédio do IABsp
O Edifício IAB representa um conjunto de lutas em prol da arquitetura brasileira e da função social do arquiteto.
Materializado graças ao esforço conjunto de toda uma categoria, em momento decisivo da história do Brasil, o prédio foi concebido dentro da proposta modernista da síntese das artes por um grupo de profissionais liderado por Rino Levi, e é patrimônio cultural tombado em nível municipal, estadual e federal.
Rede de acervos de Arquitetura e Urbanismo
Parceria entre instituições para preservar e divulgar acervos de arquitetura e urbanismo no Brasil.
Iniciativa de cooperação interinstitucional voltada à preservação e divulgação de acervos de arquitetura e urbanismo no Brasil, promovendo a troca de práticas, documentos de referência e atividades culturais conjuntas. Criada em 2019 pelo IABsp, a Rede reúne mais de 20 instituições.