NÓS PROJETAMOS O FUTURO – PELA QUALIDADE DO ENSINO E FORMAÇÃO NA ARQUITETURA E URBANISMO

Campanha mira qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas Dirigida aos estudantes, professores e à sociedade em geral, a campanha do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo junto ao CAU/SP trata da qualidade do ensino nos atuais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado.

Campanha mira qualidade do ensino e formação dos futuros arquitetos e urbanistas

Dirigida aos estudantes, professores e à sociedade em geral, a campanha do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo junto ao CAU/SP trata da qualidade do ensino nos atuais cursos de Arquitetura e Urbanismo do estado. Diversas questões, que apresentam por base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação, serão abordadas no intuito de gerar debate e troca de informações. A necessidade da presencialidade na vivência dos espaços citadinos e a importância da infraestrutura física nos cursos de Arquitetura e Urbanismo serão destacados.

“Nós projetamos o futuro – Pela qualidade do ensino e formação na Arquitetura e Urbanismo”. Esta é a ideia central da campanha a ser lançada no mês de março, para conscientizar alunos, professores e a sociedade em geral sobre o direito ao ensino superior de qualidade.

A campanha “Nós projetamos o futuro” é uma iniciativa do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/SP (CEAU-CAU/SP), da qual fazem parte, além do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IAB-SP), a Federação Nacional de estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP).

A partir de ações nas redes sociais, podcasts, entre outros meios, além de uma ‘carta-aberta’, às entidades envolvidas pretendem fomentar o debate sobre pontos chave da formação em Arquitetura e Urbanismo.

No  hotsite é possível encontrar o conteúdo integral da carta aberta, além de mapa interativo com os cursos de Arquitetura e Urbanismo no Estado de São Paulo, vídeos, textos e imagens da campanha (www.causp.gov.br/nosprojetamosofuturo )

Luta pela formação adequada

O novo profissional precisa deter um conjunto sistematizado de conhecimentos de arte, técnica e ciência, assim como as teorias e práticas de seu campo profissional.

O exercício da Arquitetura e Urbanismo não pode ser origem de danos sociais e ambientais, gerando riscos à segurança, à integridade física, à saúde, ao patrimônio, ao meio ambiente natural e construído e ao bem-estar da coletividade.

Há anos, os integrantes do CAU e de outras entidades da área mantém o entendimento de que é impossível transmitir integralmente esse conhecimento numa relação professor/aluno à distância. E de que os múltiplos espaços da modalidade presencial são essenciais para um processo de formação pessoal e posteriormente profissional.

Informações para imprensa: comunicacao@causp.gov.br

Outras notícias

Leia aqui a íntegra do parecer de tombamento do Ginásio e conjunto Esportivo do Ibirapuera pelo Iphan em 14 de novembro passado. O documento foi elaborado pela arquiteta Flávia Brito do Nascimento, representante suplente do IABsp no Conselho Consultivo do órgão federal. Nele, Flávia aborda, entre outros, o histórico do pedido de tombamento, iniciado em dezembro de 2020, a história do Conjunto Esportivo e sua importância como bem cultural moderno.

clique aqui

O vencedor do SELO GRANDE PRÊMIO DA EDIÇÃO DA 26ª PREMIAÇÃO IABSP foi o trabalho “Cadeira MEIO-FIO”, do escritório OF BRASILIS (@ofbrasilis)

Premiado pelo júri no Eixo 2: Interiores e Design | Objeto, o trabalho foi o ganhador da votação popular realizada em parceria com a Revista PROJETO (@revistaprojeto), para receber o Selo Grande Prêmio da Edição.

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui