LANÇAMENTO DOS ANAIS DO FÓRUM SP 21

O Fórum SP21 buscou realizar, de forma democrática e coletiva, um processo de avaliação do Plano Diretor Estratégico e da Política Urbana de São Paulo.

O Fórum SP21 buscou realizar, de forma democrática e coletiva, um processo de avaliação do Plano Diretor Estratégico e da Política Urbana de São Paulo. Suas duas semanas de debates contaram com a apresentação de mais de 190 estudos e pesquisas, organizados em 29 sessões temáticas e 7 mesas de debate que sintetizam o conjunto dos trabalhos: Mudanças Climáticas e Meio Ambiente Urbano; Temas Emergentes; Habitação Social da Periferia ao Centro; Patrimônio Urbano, Imóveis Ociosos e Áreas Centrais; Produção Imobiliária e as Parcerias Público Privadas; Produção Imobiliária nos Eixos e Miolos; Governança, Participação e Financiamento das Cidades.

Sua realização proporciona, para além de todo o acervo de vídeos das apresentações disponível no Youtube, que contou com o acompanhamento de mais de 20 mil pessoas e 15 mil visualizações posteriores, a publicação de um importante conjunto de trabalhos já disponível no site do Fórum SP21: 90 artigos completos e Caderno de Resumos que conta com mais de 160 resumos expandidos.

Esse legado possibilita uma leitura profunda e qualificada dos principais temas que competem ao urbano, bem como de questões da atualidade ligadas à dimensão do viver nas cidades, tais como interseccionalidade, percepção, pertencimento e memória para com os territórios. Dessa forma, permite o conhecimento dos mais de 300 autores e autoras (pesquisadores, profissionais, ativistas), bem como dos grupos de pesquisa, entidades governamentais e movimentos sociais que pensam, trabalham e agem sobre a cidade.

Nesse sentido, continua a instigar um encontro transversal entre os pesquisadores para com o conjunto dos trabalhos e uma aproximação necessária dos estudos acadêmicos com as formas, componentes e estratégias de gestão das políticas públicas e do município, no intuito de consagrar os princípios democráticos que regem a política urbana.

Estamos também trabalhando para que, em breve, possamos trazer outras novidades relacionadas ao assunto de tal modo a contribuir para o aprimoramento do marco regulatório da política urbana de São Paulo.

Outras notícias

Leia aqui a íntegra do parecer de tombamento do Ginásio e conjunto Esportivo do Ibirapuera pelo Iphan em 14 de novembro passado. O documento foi elaborado pela arquiteta Flávia Brito do Nascimento, representante suplente do IABsp no Conselho Consultivo do órgão federal. Nele, Flávia aborda, entre outros, o histórico do pedido de tombamento, iniciado em dezembro de 2020, a história do Conjunto Esportivo e sua importância como bem cultural moderno.

clique aqui

O vencedor do SELO GRANDE PRÊMIO DA EDIÇÃO DA 26ª PREMIAÇÃO IABSP foi o trabalho “Cadeira MEIO-FIO”, do escritório OF BRASILIS (@ofbrasilis)

Premiado pelo júri no Eixo 2: Interiores e Design | Objeto, o trabalho foi o ganhador da votação popular realizada em parceria com a Revista PROJETO (@revistaprojeto), para receber o Selo Grande Prêmio da Edição.

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui