JARDIM PANTANAL

O IABsp, em parceria com o Instituto Alana, no âmbito do projeto Urbanizar, apresenta a 1ª Fase do Plano de Bairro do Jardim Pantanal.

PLANO DE BAIRRO DO JARDIM PANTANAL – FASE 1

Clique aqui e acesse o Plano na íntegra.

O IABsp, em parceria com o Instituto Alana, no âmbito do projeto Urbanizar, apresenta a 1ª Fase do Plano de Bairro do Jardim Pantanal. O desenvolvimento colaborativo deste Plano, realizado com a comunidade local, foi iniciado em 2020 dentro do escopo da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

A 13ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, inaugurada em maio de 2022, tem como uma das suas frentes os Núcleos em Rede, por meio dos quais o evento busca ser não apenas um espaço de reflexão sobre as cidades e sobre a arquitetura, mas também um espaço de sistematização de agendas que apontem alternativas para o contexto urbano atual e um agente de ação no espaço público. Nos Núcleos em Rede estão sendo desenvolvidos projetos integrados de transformação urbana e ambiental em diálogo com a comunidade local do Jardim Pantanal.

Nesse contexto, publicamos em 2020 o Plano Emergencial e Propostas Iniciais para o Plano de Bairro do Jardim Pantanal que apresentou a leitura urbana e social do território, diretrizes emergenciais para contenção da pandemia do coronavírus e mitigação dos seus impactos e diretrizes preliminares para a estruturação do território.

Após essa primeira aproximação com o território, foram iniciados os estudos e debates mais aprofundados com a comunidade, que culminaram na consolidação da Fase 1 do Plano de Bairro do Jardim Pantanal, que traz: a descrição da elaboração do Plano de Bairro com a Comunidade e a metodologia de trabalho (Capítulo 1); a síntese da análise sobre o território (Capítulo 2); os olhares da comunidade sobre o bairro onde vivem, com seus lugares de afeto, o que precisa melhorar e os desejos e sonhos dos moradores (Capítulo 3); as propostas do GT Mobilidade e Espaços Públicos (Capítulo 4); as propostas preliminares do GT Meio Ambiente (Capítulo 5); as ações em processo, que envolvem as obras de infraestrutura de saneamento, a regularização fundiária, as ações de saúde, as orientações jurídicas e os projetos Prototype City e Parque Naturalizado (Capítulo 6); e, por fim, um Plano de Ação com as propostas da Fase 1 do Plano de Bairro do Jardim Pantanal (Capítulo 7) e os próximos passos previstos para a Fase 2 e consolidação final do plano (Capítulo 8).

Esperamos que o processo de construção do Plano de Bairro do Jardim Pantanal venha fortalecer o planejamento territorial e a comunidade para lutar pela transformação do seu território, bem como estimular o debate entre representantes do poder público, das comunidades locais, de estudantes e de profissionais da arquitetura (e áreas afins) e, dessa forma, contribuir para a construção de cidades mais justas e democráticas.

EQUIPE TÉCNICA 

 IABsp

Coordenação geral: Simone Gatti
Equipe: Letícia Lemos, Joyce Reis e Bruna Almeida
Projeto Gráfico e Diagramação: João Carlos Santos Kuhn
Imagem de capa: Oyá Design

PROJETO URBANIZAR (Instituto Alana)

Coordenação: Leila Maria Vendrametto
Equipe: Laís Cristina Malaquias Avelino, Isabela Minelli D’Andréa e Luiz Henrique Gonçalves Nickel
Comunicação: Márcia Duarte Costa

Colaboradores: 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; ABCP – Associação Brasileira de Cimentos Portland; AmociDeus (Associação dos Moradores da Cidade de Deus); AMOJAP (Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Pantanal); Coletivo CoCriança; Conselho Participativo Municipal Macrorregião Leste 2; DAEE – Departamento De Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo; ENEL Distribuição SP; Escola Politécnica da USP: Grupo de Pesquisa em Engenharia e Planejamento Urbano; Instituto Aromeiazero; Parque Jardim Helena; Pedala-se; Programa Criança e Natureza – Instituto Alana; SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo; Subprefeitura de São Miguel Paulista; UniBairro – MackCidades; ZL VÓRTICE.

Outras notícias

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui

A Central Galeria, em parceria com James Lisboa, realiza a 8ª edição do Leilão Anual em prol do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

O Leilão conta com mais de 80 artistas que cederam gentilmente suas obras e o valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo IABsp.

Data: segunda-feira, 09.12.2024 às 20h

Participe! Envie o seu lance pelo site www.leilaodearte.com

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp.