O Icomos ISC20C foi criado na Assembleia Geral de Xi’an em 2005 após vários anos como grupo de trabalho provisório, período durante o qual a sua finalidade e objetivos foram rigorosamente revistos através de uma ampla consulta aberta aos interessados e do envolvimento da comunidade. O Icomos ISC20C foi o primeiro Comitê Científico Internacional do Icomos com uma abordagem interdisciplinar. Seu primeiro plano de trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa enviada a todos os Comitês Nacionais do Icomos (MAP20) que identificou necessidades de capacitação e lacunas na identificação, conservação e valorização dos diversos bens culturais produzidos ao longo de todo o século XX.
Desde o início, o ISC20C rompeu as fronteiras disciplinares, alterou a prática do Icomos, envolvendo-se diretamente na defesa do património moderno ameaçado e trabalhando em estreita colaboração com organizações parceiras, como a UIA e o Docomomo, elaborando alertas internacionais para o patrimônio. Ao longo dos últimos vinte anos, as colaborações e contribuições teóricas do ISC20C têm sido de extrema importância na divulgação, reconhecimento e defesa do património do século XX.
Em 2025, para celebrar as realizações do ISC20C, a reunião anual será no Brasil, em Belo Horizonte. Os debates analisarão as contribuições do ICS20C até os dias de hoje, os desafios atuais e o planejamento futuro. A conferência terá uma abordagem retrospectiva e prospectiva. Começará por examinar os documentos e iniciativas desenvolvidos até hoje, tais como o Documento de Madrid-Nova Deli, os Alertas Internacionais para o Património e o “Twentieth Century Historic Thematic Framework”
A segunda sessão visa refletir sobre as questões que foram abordadas pelo ISC20C e indicar as iniciativas futuras, refletindo sobre questões emergentes identificadas através do 2024 Twentieth Century Heritage Practice Survey.
A terceira sessão parte de um olhar para o futuro e examinará os desafios emergentes, tendências e abordagens contemporâneas. Os temas de discussão incluem aspectos de patrimônio intangível do século XX e o crescente reconhecimento do valor social, que está frequentemente associado a utilizações, práticas e memórias. Discutirá também a forma como o crescente interesse por estes tópicos se relaciona com a conservação da arquitetura.
O simpósio do ISC20C será no Brasil, um país onde a preservação do patrimônio do século XX esteve no início das políticas de preservação do patrimônio nacional sem limitações relacionadas à distância temporal para o registo de edifícios. Este fato permitiu o reconhecimento de edifícios do século XX através do seu tombamento pouco tempo após a sua conclusão.
Para celebrar o vigésimo aniversário do ISC20C, a conferência anual em 2025 refletirá
sobre a evolução do trabalho do ISC no estabelecimento de ferramentas essenciais de defesa, orientações práticas e iniciativas de capacitação.
Também apresentará as iniciativas atuais e incentivará os novos membros de diferentes países a responder aos desafios emergentes e potencialmente ampliar a abordagem e atuação do comitê.
A programação completa pode ser acessada aqui e as inscrições podem ser feitas pelo site do Simpósio.