EXIBIÇÃO DO FILME OUVIDOR E DEBATE

Terça-feira (25.03.25) teremos no IABsp a exibição do filme “Ouvidor” e, em seguida, uma conversa com Matias Borgström, diretor do filme, Celso Sampaio, Adriana Palheta e um representante da ocupação.

“Na Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina, 120 artistas convivem em uma vibrante microssociedade no centro de São Paulo. Enquanto resistem às ameaças de despejo, a comunidade se polariza diante do patrocínio da Red Bull à sua Bienal de Arte.”

A exibição é gratuita e não é necessário se inscrever.

Terça-feira, 25 de março, às 19h
IABsp, Rua Bento Freitas, 306, 1º andar

Sobre os participantes:

Matias Borgström, é documentarista há mais de uma década. Cofundou a Salga Filmes, produtora de documentários autorais e independentes. É membro fundador e programador do Citronela Doc, festival que anualmente exibe documentários contemporâneos em Ilhabela (SP). Ouvidor (Mostra de São Paulo, Krakow Film Festival, Olhar de Cinema) é seu primeiro longa-metragem como diretor e produtor. Atualmente, está realizando dois novos documentários.

Celso Sampaio, arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM), mestre EESC-USP de São Carlos e doutor em arquitetura e urbanismo pela UPM. Professor de projeto e coordenador de extensão (Coex) na FAU-UPM. Na gestão pública foi diretor técnico (2015-2016) e gerente de projetos (2001-2004) na Cohab-SP. Foi diretor de habitação (2005-2006) na Prefeitura Municipal de Santo André.

Adriana Palheta, graduada em direito pela PUC-SP, é especialista em direitos humanos pela USP e em interesses difusos e coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, e mestre em políticas públicas para o adolescente em conflito com a lei pela Universidade Bandeirantes. Tem experiência na gestão pública de políticas para a crianças, adolescentes e juventude. Atualmente é chefe de gabinete da liderança da Rede Sustentabilidade, mandato da vereadora Marina Bragante, na Câmara Municipal de São Paulo.

Pedro Arantes, é arquiteto e urbanista pela FAU USP, membro do grupo Usina, professor de história da arte na Unifesp e autor de diversos livros e artigos. Coordenou desde 2021 várias ações da parceria Unifesp-Ouvidor: projetos de ensino (Lab 3), extensão (Reciprocriar), cultura (Festival Imaginação 23 – com Sesc) e pesquisa (Projeto Ocupações – Fapesp). Atualmente está concluindo um livro feito com a ocupação, o site/repositório da pesquisa e montando uma exposição no Memorial da Resistência (prevista para setembro de 2025).

Representante da ocupação, informações em breve.

Outras notícias

Estão abertas as inscrições para envio de propostas de sessões para o Fórum de Debates + SP Meeting da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Inscrições prorrogadas para o Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.