“Na Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina, 120 artistas convivem em uma vibrante microssociedade no centro de São Paulo. Enquanto resistem às ameaças de despejo, a comunidade se polariza diante do patrocínio da Red Bull à sua Bienal de Arte.”
A exibição é gratuita e não é necessário se inscrever.
Terça-feira, 25 de março, às 19h
IABsp, Rua Bento Freitas, 306, 1º andar
Sobre os participantes:
Matias Borgström, é documentarista há mais de uma década. Cofundou a Salga Filmes, produtora de documentários autorais e independentes. É membro fundador e programador do Citronela Doc, festival que anualmente exibe documentários contemporâneos em Ilhabela (SP). Ouvidor (Mostra de São Paulo, Krakow Film Festival, Olhar de Cinema) é seu primeiro longa-metragem como diretor e produtor. Atualmente, está realizando dois novos documentários.
Celso Sampaio, arquiteto e urbanista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM), mestre EESC-USP de São Carlos e doutor em arquitetura e urbanismo pela UPM. Professor de projeto e coordenador de extensão (Coex) na FAU-UPM. Na gestão pública foi diretor técnico (2015-2016) e gerente de projetos (2001-2004) na Cohab-SP. Foi diretor de habitação (2005-2006) na Prefeitura Municipal de Santo André.
Adriana Palheta, graduada em direito pela PUC-SP, é especialista em direitos humanos pela USP e em interesses difusos e coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, e mestre em políticas públicas para o adolescente em conflito com a lei pela Universidade Bandeirantes. Tem experiência na gestão pública de políticas para a crianças, adolescentes e juventude. Atualmente é chefe de gabinete da liderança da Rede Sustentabilidade, mandato da vereadora Marina Bragante, na Câmara Municipal de São Paulo.
Pedro Arantes, é arquiteto e urbanista pela FAU USP, membro do grupo Usina, professor de história da arte na Unifesp e autor de diversos livros e artigos. Coordenou desde 2021 várias ações da parceria Unifesp-Ouvidor: projetos de ensino (Lab 3), extensão (Reciprocriar), cultura (Festival Imaginação 23 – com Sesc) e pesquisa (Projeto Ocupações – Fapesp). Atualmente está concluindo um livro feito com a ocupação, o site/repositório da pesquisa e montando uma exposição no Memorial da Resistência (prevista para setembro de 2025).
Representante da ocupação, informações em breve.