No dia 25 de novembro de 2024, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) será a sede de reflexão sobre o futuro da arquitetura sustentável. O evento contará com a exibição do documentário In Vivo, dirigido pelo cineasta e jornalista belga Mister Emma (Caviar Archi), seguido pela palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”, ministrada pela arquiteta e designer computacional Flavia Ghirotto Santos, do escritório belga A2M, pioneiro em arquitetura sustentável. A programação ocorrerá das 19h às 22h na sede do IABsp.
O filme In Vivo convida o público a refletir sobre uma nova forma de projetar, inspirada no uso do micélio. O escritório de arquitetura belga BENTO teve seu trabalho documentado enquanto curadores do pavilhão belga na Bienal de Arquitetura de Veneza e nos apresenta uma proposta para enfrentar os desafios climáticos e a escassez de recursos naturais. Através de anos de pesquisa, os arquitetos desenvolveram, pela primeira vez, uma aplicação em larga escala utilizando basicamente três materiais: terra, madeira e micélio, criando uma solução inovadora e altamente sustentável.
Na sequência, Flavia Ghirotto Santos abordará o tema da emergência climática e da contribuição dos arquitetos para a melhora do cenário atual, com a palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”. Com foco no conceito de Arquitetura Regenerativa, serão apresentadas soluções que vão além da sustentabilidade convencional, visando não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também regenerar o meio ambiente. Ela abordará ainda temas como Design Paramétrico, Design Orientado por Dados, além do Design para Desmontagem (DfAD), que facilita o reaproveitamento de materiais através de construções modulares e desmontáveis.
Ao final da palestra, haverá uma conversa entre o cineasta e a arquiteta, criando um espaço para troca de perspectivas e interação com o público sobre o futuro da arquitetura diante dos desafios climáticos atuais.
O evento ocorre na mesma semana da Missão Econômica da Bélgica ao Brasil, que acontecerá de 23 a 27 de novembro em São Paulo e de 28 a 30 de novembro no Rio de Janeiro. Organizada pela Agência de Comércio Exterior da Bélgica, a missão tem como objetivo reforçar os laços econômicos e promover a troca de experiências entre os dois países, tendo como um dos focos o setor de Arquitetura e Sustentabilidade.
Evento: Projeção de In Vivo e palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?
Data: 25 de novembro de 2024
Horário: 19h às 22h
Local: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp)
Endereço: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – 1º andar
Participação gratuita
Organização: A2M + Caviar Archi + FAU USP
Apoio: IAB SP, Hub Brussels, CAPES, FAPESP
Sobre a A2M:
Fundado na Bélgica e com atuação global, a A2M é um escritório de arquitetura que projeta arquitetura regenerativa para as pessoas e o planeta, atuando na interseção da ciência, da arte e da tecnologia. Ao longo dos anos, após concluir mais de 100 projetos, a A2M construiu uma reputação como pioneira em arquitetura sustentável, desenvolvendo exclusivamente edifícios Passivhaus, sustentáveis, circulares, energia zero, carbono neutro ou autossuficientes. Atualmente, a A2M está abrindo caminho para o design regenerativo com base em seus três pilares: projetar com o clima, projetar com a natureza e projetar com as pessoas.
Sobre o Mister Emma:
Pioneiro dos vídeos online, MISTER EMMA percorreu festivais, eventos e festas, encontrando-se com artistas e destacando talentos por meio de entrevistas em vídeo descontraídas. Ele se tornou uma referência em arquitetura e urbanismo com o ARCHI URBAIN, criado em 2006. Inicialmente focado na criação contemporânea em Bruxelas, ele passou a explorar os desafios das cidades diante das mudanças climáticas, filmando ao redor do mundo e interessando-se pela presença feminina na arquitetura. Em 2014, fundou a plataforma CAVIAR.ARCHI para dar voz aos protagonistas que moldam nossas cidades. Seu documentário 60 MILES A DAY, que acompanha um ciclista com sua bicicleta solar na Rota 66, percorre festivais internacionais e já recebeu diversos prêmios. A câmera de Mister Emma captura o que nem sempre temos tempo de ver, interessando-se por histórias às vezes ternas e divertidas, outras vezes excêntricas. Essas histórias únicas, trajetórias profissionais e obras urbanas são o coração de seus filmes e propõe um novo olhar sobre a arquitetura.