EMERGÊNCIA CLIMÁTICA NO BRASIL: A NECESSIDADE DE UMA ADAPTAÇÃO ANTIRRACISTA

Apesar de o movimento de valorização da favela e das periferias ter crescido desde o início dos anos 2000, permaneceu a "política do deixar morrer" nos territórios que são majoritariamente ocupados por pessoas negras.

Apesar de o movimento de valorização da favela e das periferias ter crescido desde o início dos anos 2000, permaneceu a “política do deixar morrer” nos territórios que são majoritariamente ocupados por pessoas negras. Nesse contexto, a ausência do Estado diante de eventos climáticos extremos é, na verdade, mais um instrumento da política de genocídio da população negra. Isso é racismo ambiental.

Por isso, o IABsp e cerca de 140 organizações da sociedade civil, entre organizações do movimento negro, ambientalistas, de pesquisa, de reforma urbana e dos direitos humanos, lançaram a carta “Emergência Climática no Brasil: A necessidade de uma adaptação antirracista”. O documento com reivindicações concretas ao poder público e ao setor privado para combater o racismo ambiental e climático sustenta a iniciativa “Adaptação Antirracista”. A carta será entregue inicialmente ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, seguindo uma agenda estratégica de mobilização em âmbito nacional.

As organizações também destacam a necessidade de participação da iniciativa privada, especialmente na adoção de práticas responsáveis para com a sociedade e o meio ambiente. Além disso, aponta diretrizes de direitos humanos e promoção de medidas antirracistas de resiliência e sustentabilidade nas cidades, no campo e nas florestas, interconectadas com os demais direitos humanos, como o direito à saúde, à moradia e à educação.

Confira a carta na íntegra no link e compartilhe: http://adaptacaoantirracista.org.br

Outras notícias

PROJETO PROPÕE MUDANÇAS QUE FRAGILIZAM A LEI CIDADE LIMPA DE 2006
As Sessões Temáticas selecionadas já estão recebendo inscrições. Envie seu trabalho até 10 de julho de 2025 pelo site da 14ª BIAsp
Os cursos selecionados serão realizados ao longo de 2025, integrando a programação da Plataforma de Cursos IABsp, em consonância com a programação da 14ª BIAsp.