DEBATE AMÉRICA LATINA E OS DESAFIOS DA CURADORIA DE ARQUITETURA

Data: 12/08/2023 – sábado Horário: 16h as 18h Local: IABsp: Rua Bento Freitas, 306, 1° andar O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo, e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, convidam para o evento “América Latina e os desafios da curadoria de Arquitetura”.

Data: 12/08/2023 – sábado
Horário: 16h as 18h
Local: IABsp: Rua Bento Freitas, 306, 1° andar

O Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento São Paulo, e o David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, convidam para o evento “América Latina e os desafios da curadoria de Arquitetura”.

O evento contará com a presença dos convidados Patricio del Real (Harvard, ex-curador MoMA), Yadhira Álvarez (Presidente da Bienal de Quito) e Gabriela de Matos (Curadora do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza, 2023), para debater caminhos e questões da curadoria em exposições de arquitetura. A conversa será moderada por Renato Anelli (Diretor de Cultura do IABsp).

O evento é parte do projeto Curating Architecture Across the Americas, organizado pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies e pelo Departamento de História da Arte e Arquitetura da Universidade de Harvard.

Patricio del Real
Debatedor
Yadhira Álvarez
Debatedora
Gabriela de Matos
Debatedora
Renato Anelli
Moderador
Patricio del Real é historiador da arquitetura e se dedica à arquitetura moderna e suas conexões transnacionais com foco nas Américas. Ele é Professor Associado de História da Arte e Arquitetura na Universidade de Harvard. Seu livro, Constructing Latin America: Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art (Yale University Press, 2022), examina diversas exposições de arquitetura e o MoMA como uma “arma cultural” no início do século XX. Foi um dos curadores da exposição “Latin America in Construction: Architecture 1955-1980” no MoMA em 2015. Yadhira Alvarez é vice-presidente do Colegio de Arquitectos del Ecuador-Pichincha e, desde 2021, preside a Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito. Foi Diretora Acadêmica da BAQ 2018 e BAQ2020.
Trabalhou como professora nos cursos da Faculdade de Arquitetura USFQ e da Pontifícia Universidade Católica do Equador. Ela é sócia do estúdio MCM+A, escritório de arquitetura criado em 2003 com sede em Quito.
Gab de Matos é arquiteta, urbanista, pesquisadora, curadora e professora. Foi fundadora do Projeto Arquitetas Negras (2018). Recebeu prêmios do IABsp e do IAB-RJ, de melhor publicação de arquitetura (2019) e de Arquiteta do Ano (2020). Foi co-presidente do IAB SP (2020-2023). É CEO do Estúdio de Arquitetura – Gab de Matos, fundado em 2014, e mestranda do Diversitas, na FFLCH USP. Foi co-curadora do Pavilhão do Brasil na Biennale de Arquitetura de Veneza em 2023, que recebeu o Leão de Ouro pela Melhor Representação Nacional, prêmio inédito para o Brasil. Arquiteto Urbanista, atua nas áreas de projeto e história da arquitetura e da cidade.
Professor da Pós-Graduação da FAU Mackenzie desde 2021, professor aposentado da USP São Carlos, pesquisador CNPq, foi professor e pesquisador visitante na Columbia University (NYC), University of Texas (Austin) e HafenCity Universität (Hamburgo). Curador do Instituto Bardi / Casa de Vidro, onde atua na gestão e conservação desde 2006, e Diretor de Cultura do IABsp.

 

Realização

Outras notícias

PROJETO PROPÕE MUDANÇAS QUE FRAGILIZAM A LEI CIDADE LIMPA DE 2006
As Sessões Temáticas selecionadas já estão recebendo inscrições. Envie seu trabalho até 10 de julho de 2025 pelo site da 14ª BIAsp
Os cursos selecionados serão realizados ao longo de 2025, integrando a programação da Plataforma de Cursos IABsp, em consonância com a programação da 14ª BIAsp.