Entre a arquitetura e as artes visuais, entre o teatro e as cidades, o problema do espaço se revela como um denominador comum de potências de construção, reconstrução e invenção. Inspirado por esse mote, o curso propõe um percurso duplo: por um lado, acompanhar linhas de continuidade entre as quatro esferas artísticas e sociais mencionadas, a partir de obras pautadas pela reinvenção do espaço; de outro, investigar uma vocação moderna e contemporânea à compreensão da “arte” enquanto espaço de trocas, diálogos e expansões entre artes e entre estas e a produção de formas de vida coletiva. Quatro momentos da história das artes, postos em cena em quatro contextos urbanos, estabelecem os marcos fundamentais do percurso: o contexto da invenção da perspectiva artificial e a concepção renascentista da cidade; um retorno à Paris modernista de Walter Benjamin e Charles Baudelaire, marcada pela generalização social, mercadológica e artística das dinâmicas de exposição e por explorações radicais da noção de um “espaço das artes”, elaborada por Jacques Rancière; a “virada fenomenológica” nas relações entre obra de arte, espectador e cidade, entre Nova York e Paris e entre a década de 1960 e os tempos atuais; os diálogos entre as expansões transartísticas do teatro e das artes visuais e uma peculiar história “vertical” da cidade de Joanesburgo, tal como realizada recentemente pelo multiartista sul-africano William Kentridge.
Situado no cruzamento entre as categorias “Arte, produção gráfica e representação” e “História, teoria e crítica da arquitetura”, o curso propõe uma abordagem articulada em dois eixos sincrônicos. No primeiro, busca promover uma discussão de noções decisivas no campo da História da Arte, referentes à questão do espaço, tendo como objetivo analisar uma série de obras de relevo nesse âmbito. No segundo, visa mobilizar reflexões em torno das potências de compreensão e reinvenção do espaço nessas obras, do ponto de vista de suas implicações com a história das cidades e da arquitetura.
30% DE DESCONTO PARA ASSOCIADO
*A compra poderá ser feita na modalidade “Ingressos – Associadas/os IABsp”. A compra será validada mediante comprovação da associação. Qualquer dúvida, escrever para: cursos@iabsp.org.br.
*Associadas(os) de outros estados, é necessário enviar o comprovante de quitação junto ao seu departamento para o e-mail cursos@iabsp.org.br.
10% DAS VAGAS PARA BOLSAS INTEGRAIS
A inscrição vai até o dia 01 de outubro, porém os pedidos de bolsa devem ser encaminhados até 17 de outubro, clique aqui para acessar o formulário.