CONHEÇA OS TRÊS PROJETOS FINALISTAS DO CONCURSO DE ARQUITETURA PARA O EDIFÍCIO-SEDE DO CAU/SP

Concurso recebeu 49 inscrições e 29 projetos de profissionais de diversas regiões do país.

Concurso recebeu 49 inscrições e 29 projetos de profissionais de diversas regiões do país.

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (23/01) o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) anunciou os três projetos selecionados na primeira fase do Concurso Público Nacional de Arquitetura para reforma do edifício-sede do CAU/SP, além das menções honrosas e destaques. O concurso contou com 49 inscrições de escritórios de diversas regiões do Brasil e, ao todo, recebeu 29 propostas de projetos.

Os três finalistas são da cidade de São Paulo: Rodrigo Quintella Messina, do escritório MR Arquiteturas Ltda; Maria Isabella Mistrorigo de Almeida, do escritório Sergio Kipnis Projetos & Gerenciamento de Obras; e Pablo Emílio Robert Hereñú, do escritório Heneñú + Ferroni Arquitetos Ltda.

A cerimônia também revelou os projetos que receberam menção honrosa:  Maria Luiza Dutra, do escritório MLD Arquitetura S/S Ltda; Erick Rodrigo da Silva Vicente, do escritório E.A.M Estúdio de Arquitetura Mutável; Luís Eduardo Loiola de Meneses, do escritório Mira Arquitetos Ltda; e Tiago de Oliveira Andrade, do escritório Spadoni e Andrade Arquitetos Associados Ltda.

Os projetos que ganharam destaque do júri foram de Gustavo Martins Cedroni, do escritório Metro Arquitetos Associados Ltda e Keila Jane Costa, do escritório + K Arquitetos.

Agora, as três equipes selecionadas seguirão para a fase Estudos Preliminares Complementação, quando, então, serão submetidas a julgamento complementar pela Comissão Julgadora e serão classificadas em 1º, 2º e 3º lugar. A divulgação final está marcada para o dia 04 de abril de 2023. Vale lembrar que a modalidade de escolha é exclusivamente baseada no critério técnico de qualidade, a partir da avaliação do júri especializado.

Premiação
O primeiro lugar do concurso receberá o prêmio no valor de R$ 40 mil e terá assegurada sua contratação para o desenvolvimento do projeto. O segundo e o terceiro colocado também recebem a premiação no valor de R$ 40 mil.  O concurso ainda contou com menções honrosas e destaques.

Processo transparente e democrático
O concurso realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) tem como proposta garantir um processo licitatório transparente e democrático para reunir projetos de diversas regiões. Além de tornar o edifício plenamente adequado à realização de todas as atividades internas do Conselho, o concurso busca oferecer aos profissionais, à sociedade e à cidade, um lugar com significado, cujo caráter expresse os valores e as aspirações do Conselho.

“Valorizamos o concurso como modalidade importante para a contratação de projetos de arquitetura e urbanismo, a servir, em caráter exemplar, a outras instituições públicas, notoriamente em seu processo de formulação de modo a garantir participação ampla e aberta dos profissionais”, disse Catherine Otondo, presidente do CAU/SP.

Os projetos selecionados já estão disponíveis para visualização no site: www.concursosedecausp.org.br/propostas-recebidas


Saiba mais sobre  o edifício-sede do CAU/SP:

O prédio foi projetado e construído pelo escritório F. P. Ramos de Azevedo & Cia, Engenheiros Arquitetos em 1920, conforme foto de execução das obras existentes no acervo do CONDEPHAAT. O Edifício XV de Novembro, implantado de forma geminada conforme loteamento tradicional das cidades brasileiras, foi por muitas décadas a sede do Banco Português do Brasil em São Paulo. Pode-se afirmar que é representativo do início da verticalização da cidade. Na fachada sobressai o pé-direito alto decorado com pilastras emparelhadas da ordem coríntia, a ornamentação externa feita de palinetas, frisos e contornos em alto relevo, as janelas formando arcarias nos pavimentos superiores, todas com muitos ressaltos. São respeitadas as proporções clássicas, mas a diferença de escala, a incongruência entre estrutura e aspecto externo e a diversidade dos materiais aplicados, tornam imprecisa a obediência formal ao cânone clássico. A ordem coríntia na altura do térreo aparece unicamente nas pilastras que ladeiam a entrada principal contendo o entablamento correspondente à feição de todo o edifício, tornando clara a distinção entre os andares.

Imprensa Concurso CAU/SP
Sabrina Ortácio

Outras notícias

PROJETO PROPÕE MUDANÇAS QUE FRAGILIZAM A LEI CIDADE LIMPA DE 2006
As Sessões Temáticas selecionadas já estão recebendo inscrições. Envie seu trabalho até 10 de julho de 2025 pelo site da 14ª BIAsp
Os cursos selecionados serão realizados ao longo de 2025, integrando a programação da Plataforma de Cursos IABsp, em consonância com a programação da 14ª BIAsp.