CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL CENTRO CULTURAL RIO-ÁFRICA

APRESENTAÇÃO O presente concurso tem o objetivo de selecionar as 3 (três) melhores propostas, através das classificações de 1º, 2º e 3º lugar, utilizando os critérios estabelecidos no edital, para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África.

APRESENTAÇÃO

O presente concurso tem o objetivo de selecionar as 3 (três) melhores propostas, através das classificações de 1º, 2º e 3º lugar, utilizando os critérios estabelecidos no edital, para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África. O intuito é ter ações que produzam e provoquem interpretações sobre a ancestralidade afro-diaspórica, a cultura, o passado e o futuro da região portuária.

O concurso, promovido pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro, e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro, está aberto exclusivamente a participação de pessoas arquitetas e urbanistas pretas e pardas, naturais do Brasil ou africanos de língua oficial portuguesa com assento no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).

Ao todo, serão distribuídos R$ 105 mil, em proporção, aos três primeiros colocados e o grande vencedor será contratado para o desenvolvimento do projeto de mais de R$ 3 milhões.

O processo de julgamento, que terá como critério melhor conteúdo técnico e artístico, será auxiliado por uma Comissão Julgadora, composta por 9 (nove) membros com notório conhecimento da matéria em exame, indicada pelo organizador e pelo promotor do concurso.

ÁREA DO PROJETO Antiga Maternidade Pró-Matre, localizada na Avenida Venezuela, no bairro da Saúde. Região conhecida como Pequena África, nas proximidades do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e do prédio das antigas Docas Dom Pedro II.

CRONOGRAMA

Publicação do Edital e das Bases do Concurso: 05 de julho de 2024

Período de Inscrições e apresentação dos documentos para habilitação técnica: 05 de julho de 2024 a 30 de agosto de 2024

Prazo para deferimento das inscrições e habilitação técnica até: 48 horas da data da inscrição

Prazo para apresentação de recurso em razão de indeferimento das inscrições e habilitação técnica até: 5 dias úteis da data do indeferimento

Realização das bancas de Heteroidentificação: 10 e 11 de setembro de 2024

Homologação das inscrições: 12 de setembro de 2024

Período para entrega das propostas: 29 de julho de 2024 a 30 de setembro de 2024

Prazo para impugnação do edital até: 17 de setembro de 2024

Prazo para resposta aos pedidos de Impugnação até: 20 de setembro de 2024

Período para solicitação de Pedidos de Esclarecimentos: 05 de julho de 2024 a 17 de setembro de 2024

Período para resposta aos Pedidos de Esclarecimentos: 10 de julho de 2024 a 20 de setembro de 2024

Período de julgamento das Propostas: 07 de outubro de 2024 a 20 de outubro de 2024

Divulgação do resultado preliminar do Concurso: 21 de outubro de 2024

Data limite para apresentação de Recurso em face do julgamento das Propostas: 24 de outubro de 2024

Prazo para análise e resposta dos Recursos em face do julgamento das Propostas: 29 de outubro de 2024

Adjudicação, Homologação, Publicação e Divulgação do resultado definitivo do Concurso: 29 de outubro de 2024

Data limite para pagamento da premiação dos Vencedores, nas condições do Edital: 20 de novembro de 2024

Saiba maishttps://concursorioafrica.org.br/

 

Outras notícias

PROJETO PROPÕE MUDANÇAS QUE FRAGILIZAM A LEI CIDADE LIMPA DE 2006
As Sessões Temáticas selecionadas já estão recebendo inscrições. Envie seu trabalho até 10 de julho de 2025 pelo site da 14ª BIAsp
Os cursos selecionados serão realizados ao longo de 2025, integrando a programação da Plataforma de Cursos IABsp, em consonância com a programação da 14ª BIAsp.