CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL CENTRO CULTURAL RIO-ÁFRICA

APRESENTAÇÃO O presente concurso tem o objetivo de selecionar as 3 (três) melhores propostas, através das classificações de 1º, 2º e 3º lugar, utilizando os critérios estabelecidos no edital, para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África.

APRESENTAÇÃO

O presente concurso tem o objetivo de selecionar as 3 (três) melhores propostas, através das classificações de 1º, 2º e 3º lugar, utilizando os critérios estabelecidos no edital, para o estudo preliminar de arquitetura do Centro Cultural Rio-África, localizado na região da Pequena África. O intuito é ter ações que produzam e provoquem interpretações sobre a ancestralidade afro-diaspórica, a cultura, o passado e o futuro da região portuária.

O concurso, promovido pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, vinculada à Prefeitura do Rio de Janeiro, e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro, está aberto exclusivamente a participação de pessoas arquitetas e urbanistas pretas e pardas, naturais do Brasil ou africanos de língua oficial portuguesa com assento no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).

Ao todo, serão distribuídos R$ 105 mil, em proporção, aos três primeiros colocados e o grande vencedor será contratado para o desenvolvimento do projeto de mais de R$ 3 milhões.

O processo de julgamento, que terá como critério melhor conteúdo técnico e artístico, será auxiliado por uma Comissão Julgadora, composta por 9 (nove) membros com notório conhecimento da matéria em exame, indicada pelo organizador e pelo promotor do concurso.

ÁREA DO PROJETO Antiga Maternidade Pró-Matre, localizada na Avenida Venezuela, no bairro da Saúde. Região conhecida como Pequena África, nas proximidades do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo e do prédio das antigas Docas Dom Pedro II.

CRONOGRAMA

Publicação do Edital e das Bases do Concurso: 05 de julho de 2024

Período de Inscrições e apresentação dos documentos para habilitação técnica: 05 de julho de 2024 a 30 de agosto de 2024

Prazo para deferimento das inscrições e habilitação técnica até: 48 horas da data da inscrição

Prazo para apresentação de recurso em razão de indeferimento das inscrições e habilitação técnica até: 5 dias úteis da data do indeferimento

Realização das bancas de Heteroidentificação: 10 e 11 de setembro de 2024

Homologação das inscrições: 12 de setembro de 2024

Período para entrega das propostas: 29 de julho de 2024 a 30 de setembro de 2024

Prazo para impugnação do edital até: 17 de setembro de 2024

Prazo para resposta aos pedidos de Impugnação até: 20 de setembro de 2024

Período para solicitação de Pedidos de Esclarecimentos: 05 de julho de 2024 a 17 de setembro de 2024

Período para resposta aos Pedidos de Esclarecimentos: 10 de julho de 2024 a 20 de setembro de 2024

Período de julgamento das Propostas: 07 de outubro de 2024 a 20 de outubro de 2024

Divulgação do resultado preliminar do Concurso: 21 de outubro de 2024

Data limite para apresentação de Recurso em face do julgamento das Propostas: 24 de outubro de 2024

Prazo para análise e resposta dos Recursos em face do julgamento das Propostas: 29 de outubro de 2024

Adjudicação, Homologação, Publicação e Divulgação do resultado definitivo do Concurso: 29 de outubro de 2024

Data limite para pagamento da premiação dos Vencedores, nas condições do Edital: 20 de novembro de 2024

Saiba maishttps://concursorioafrica.org.br/

 

Outras notícias

O vencedor do SELO GRANDE PRÊMIO DA EDIÇÃO DA 26ª PREMIAÇÃO IABSP foi o trabalho “Cadeira MEIO-FIO”, do escritório OF BRASILIS (@ofbrasilis)

Premiado pelo júri no Eixo 2: Interiores e Design | Objeto, o trabalho foi o ganhador da votação popular realizada em parceria com a Revista PROJETO (@revistaprojeto), para receber o Selo Grande Prêmio da Edição.

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui

A Central Galeria, em parceria com James Lisboa, realiza a 8ª edição do Leilão Anual em prol do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

O Leilão conta com mais de 80 artistas que cederam gentilmente suas obras e o valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo IABsp.

Data: segunda-feira, 09.12.2024 às 20h

Participe! Envie o seu lance pelo site www.leilaodearte.com