O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp. Em tempos de eventos climáticos extremos e de aproximação do limite para a vida humana, o ponto de não retorno nos espreita no horizonte. Se a arquitetura tem parte na produção dos extremos do clima, do uso de recursos e da injustiça climática, qual é o papel do projeto de arquitetura, urbanismo e paisagem para reverter esse cenário?
- OBJETIVO
O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da 14ª BIAsp tem como objetivo reconhecer trabalhos de estudantes que se relacionem com a temática proposta, com interface e transversalidade nos eixos: Preservar as florestas e reflorestar as cidades, Conviver com as águas, Reformar mais e construir menos, Circular e acessar juntos e Garantir a justiça climática. Espera-se que as propostas submetidas versem sobre soluções e atitudes que reposicionem o modo como as ações humanas têm abordado e transformado o meio ambiente, seja ele urbano, rural ou natural.
- OBJETO
O objeto do concurso é um projeto em local e tema de livre escolha dos interessados e dentro da proposta temática da 14ª BIAsp. Os cursos de arquitetura e urbanismo poderão realizar a seleção de seus trabalhos e inscrever um representante no Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo. Espera-se que as propostas apresentem contextos e escalas diversos e que valorizem as diferenças regionais, sociais, econômicas e culturais, dentro do entendimento de que o projeto de arquitetura deve contribuir com a possibilidade de sustentação da vida no planeta, por meio de soluções mais efetivas e viáveis, e pelo engajamento da população e de seus governos.
- TEMÁTICA
O concurso desafia os estudantes de arquitetura a conceber, dentro da temática e eixos propostos pela 14ª BIAsp, visões de um futuro possível, no qual as cidades sejam capazes de permitir a sobrevivência em um mundo superaquecido. Os trabalhos de arquitetura, urbanismo e paisagismo submetidos devem abordar um ou mais eixos de forma integrada:
- Preservar as florestas e reflorestar as cidades, sugere a incorporação radical da biodiversidade como forma tanto de reverter o aquecimento global, ao capturar carbono da atmosfera, como de criar microclimas que atenuem ondas de calor.
- Conviver com as águas, reunirá experiências de renaturalização de corpos d’água e de Soluções Baseadas na Natureza para estabilizar encostas, recuperar margens, restaurar vegetação ripária, trabalhando a favor do ciclo hidrológico.
- Reformar mais e construir menos vai abordar o reúso adaptativo de construções obsoletas e o uso de sistemas e materiais alternativos em construções novas, que enfrentem o problema da imensa liberação de Gases de Efeito Estufa envolvida na construção civil.
- Circular e acessar juntos tratará das iniciativas comunitárias e das possibilidades do planejamento urbano associado aos planos de mobilidade urbana para reduzir a necessidade de deslocamentos em modos de transporte individuais durante a transição energética.
- Garantir a justiça climática dará centralidade à desproporcional vulnerabilidade das populações mais pobres (geralmente racializadas e com presença marcante de mulheres e crianças) aos eventos climáticos extremos, grupo social que historicamente menos colaborou com o aquecimento global, mas que habita as áreas de maior risco: assentamentos em condições precárias, muitas vezes situados em encostas e várzeas.
- QUEM PODE PARTICIPAR
As propostas inscritas serão pré-selecionadas pelos cursos de graduação, com equipes formadas por alunos de graduação, com possibilidade de participação de alunos de pós-graduação ou alunos de outras áreas.
- ORGANIZAÇÃO
O Concurso se organizará em quatro etapas, a saber:
Na primeira etapa, os cursos de arquitetura e urbanismo interessados deverão realizar a inscrição pelo formulário eletrônico.
Em uma segunda etapa, os cursos de arquitetura e urbanismo inscritos indicarão a equipe selecionada internamente, o eixo em que se enquadra o trabalho proposto, e deverão enviar uma apresentação digital em formato paisagem, em PDF, com até 10 slides e tamanho máximo de 10 Mb. Essa apresentação pode conter textos, desenhos, diagramas e imagens, e deve sintetizar a proposta de forma que permita sua ampla compreensão. A inscrição deverá também conter o link para um vídeo de 1 a 3 minutos de duração, disponível para visualização nas plataformas YouTube ou Vimeo (sem identificação dos autores), acompanhado da respectiva senha de acesso, caso haja. A responsabilidade pelos Direitos Autorais para a reprodução pública será dos cursos de arquitetura e urbanismo inscritos. Estes trabalhos serão avaliados pela Comissão Julgadora e serão selecionados considerando a temática do evento e os critérios de avaliação. Todos os vídeos enviados ficarão disponíveis publicamente online.
Na terceira etapa, os trabalhos selecionados deverão aprofundar o desenvolvimento de suas propostas na forma de pranchas, maquetes, vídeos e/ou instalações, conforme a orientação a ser debatida com a curadoria da 14ª BIAsp. Os custos para a produção e transporte do material expositivo serão de responsabilidade dos cursos de arquitetura e urbanismo selecionados.
A quarta etapa compreende a entrega do material expositivo produzido pelos cursos de arquitetura e urbanismo selecionados na segunda etapa para compor a exposição na 14ª BIAsp. Ao final do evento, os trabalhos deverão ser retirados no local da exposição em data prevista no cronograma, depois da qual fica subentendida a autorização de encaminhamento para descarte e reciclagem.
- EXPOSIÇÃO E DIVULGAÇÃO
Todos os trabalhos inscritos e com a entrega dentro do formato solicitado serão exibidos também em fotos e/ou vídeo em mídias diversas, entre elas as redes sociais. Os trabalhos selecionados para a segunda etapa deverão apresentar os elementos solicitados pela curadoria da 14ª BIAsp, na data determinada pelo Cronograma, para ocuparem o espaço expositivo.
- INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e limitadas a um trabalho por curso de graduação de arquitetura e urbanismo e deverão ser realizadas por este formulário.
- CRONOGRAMA:
Primeira Etapa
22/11/2024 – Abertura das inscrições
21/02/2025 – Encerramento das inscrições;
28/02/2025 – Divulgação das inscrições homologadas;
28/02/2025 – Encerramento de envio de dúvidas para a Comissão Organizadora;
12/03/2025 – Divulgação dos integrantes da Comissão Julgadora;
15/03/2025 – Divulgação, no site, das respostas da Comissão Organizadora às dúvidas encaminhadas;
Segunda Etapa
30/04/2025 – Prazo Final para o envio do Trabalho;
05/05/2025 – Divulgação dos Trabalhos recebidos;
12/05/2025 – Divulgação dos Trabalhos selecionados;
14/05/2025 – Prazo limite para a solicitação de recursos;
16/05/2025 – Resultado dos recursos;
19/05/2025 – Homologação dos Trabalhos selecionados;
Terceira Etapa
20 a 23/06/2025 – Período de reuniões entre as equipes selecionadas e cursos de arquitetura e urbanismo convidados com a curadoria da 14ª BIAsp;
Quarta Etapa
04 a 08/08/2025 – Apresentação do material expositivo para a exposição;
01/09/2025 – Entrega do material expositivo para a exposição;
21 a 25/10/2025 – Retirada do material expositivo.
- COMISSÃO JULGADORA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão Julgadora será composta por arquitetos e professores de arquitetura indicados pela 14ª BIAsp, cuja lista será divulgada em data estabelecida no Cronograma. Não poderão participar professores/orientadores de equipes inscritas no Concurso. O julgamento será realizado às cegas pela Comissão Julgadora. Cada curso poderá inscrever apenas um trabalho, conforme as instruções contidas no formulário de inscrição.
Serão considerados os seguintes critérios de avaliação:
- Interface da proposta com os eixos temáticos da 14ª BIAsp: 3,5 pontos
- Coerência e qualidade projetual: 5,0 pontos
- Representação gráfica: 1,5 pontos
- PREMIAÇÕES
Não haverá uma classificação entre os trabalhos selecionados, considerando o caráter pedagógico e formativo do Concurso, mas serão concedidas premiações e menções entre os trabalhos expostos, a critério da Comissão Julgadora.
11. COMISSÃO ORGANIZADORA
Lucas Fehr, curador do Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo
Marcos Cereto, representante do Comitê Curatorial
12. CONTATO