Comissão Julgadora 26ª Premiação IABsp

A COMISSÃO JULGADORA, estabelecida por eixo, será responsável pela avaliação dos trabalhos inscritos na Premiação IABsp 2024.

EIXO I – EDIFICAÇÕES

Cintia Lins
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) em 2007. Tem especialização em Docência do ensino superior pela FJN (Faculdade de Juazeiro do Norte) em 2017. Foi professora do Centro Universitário Juazeiro do Norte (FJN) entre 2015-2019. É sócia-diretora do escritório Lins Arquitetos Associados desde 2011 que tem como diretriz fundamental o respeito ao local de intervenção, adaptando o edifício ao clima, absorvendo aspectos culturais e utilizando necessariamente materiais e mão-de-obra presentes na região, acreditando que soluções arquitetônicas não são reproduzíveis e dependem diretamente do local em que elas estão inseridas.

Eduardo Ferroni
Arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 2002, e Mestre pela mesma instituição em 2008. Professor associado da Escola da Cidade desde 2002. Sócio Fundador da empresa H+F arquitetos desde 2002. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de arquitetura, projetos de intervenção em bens tombados, e projetos urbanos.

Renata Fragoso Coradin
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização pela
Fundação Politécnica da Catalunya (Barcelona). Mestrado pela Universidade de São Paulo. Vencedora de diversos concursos nacionais dedicados à habitação coletiva e social. É responsável pelo escritório Casa Cidade Arquitetura e Urbanismo. É docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutoranda na mesma instituição. Foi conselheira titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo – CAU/SP na gestão 2021-2023.

Lucas Roca Santos – Suplente
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade de São Paulo, 2016, com extensão do curso ao longo de dois semestres pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Ao longo do período de estudante, teve experiências profissionais em escritórios como 23 Sul e SPBR arquitetos, onde seguiu a atuação após a graduação. É arquiteto associado ao SPBR arquitetos desde 2016 e, durante este período, participou de projetos de destaque como o Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, o edifício à rua Joaquim Ferreira Lobo e o Restaurante Tuju.

EIXO II – INTERIORES E DESIGN

Bel Xavier
Diretora de arte, arquiteta, pesquisadora e doutoranda em Design na FAU-USP, tem graduação em arquitetura e urbanismo pela mesma instituição, com mestrado em artes visuais pela UDESC. Assinou a direção de arte de filmes (longas, curtas e videoclipes) como “Racionais – Das ruas de São Paulo para o mundo”, dirigido por Juliana Vicente; “Outono – Um ano inesquecível”, dirigido por Lázaro Ramos, e “Meu amigo Hindu”, dirigido por Hector Babenco, pelo qual foi indicada ao Prêmio de Melhor Direção de Arte, da Academia Brasileira de Cinema, em 2017. Como arquiteta, realiza projetos expográficos para mostras em diversas instituições culturais do Brasil e exterior.

Elisa T Martins
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS/2009] com mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, Portugal [FAUP/2007-2008] e mestre em projeto de arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [PROPAR/2016]. Desde 2013, coordena o sauermartins arquitetos. O escritório foi selecionado entre os 10 finalistas do prêmio ‘debút’ da trienal de arquitetura de lisboa, teve o seu trabalho exposto na bienal de arquitetura de veneza e representou o brasil em pamplona na bienal de arquitetura latino-americana BAL 2021.

Ester Carro
Arquiteta, ativista e urbanista social, destaque na lista FORBES Under 30 (2023) na categoria de design e laureada pelo CAU BRASIL, por sua atuação no Instituto Fazendinhando, além do Prêmio Especial VEJA SP pelo espaço Motirõ na CASACOR-SP 2023. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora na graduação pela mesma instituição. Mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano (2019) pela FIAM – FAAM Centro Universitário, é especialista em Urbanismo Social (2021) pelo Insper e em Habitação e Cidade (2021) pela Escola da Cidade. Desde 2017, é presidente e co-fundadora do Fazendinhando, um instituto de transformação territorial, socioambiental e cultural que atua em favelas, especialmente na comunidade onde nasceu e cresceu. Foi premiado em 2021 pelo IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo) na categoria de urbanismo, planejamento e cidades, e em 2023 com o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo.

Denis Ferri – Suplente
Arquiteto e urbanista formado pela FAU-Santos em 2011, com mestrado em 2018 pela FAU-USP. Foi professor assistente na Universidade Anhembi Morumbi, professor convidado pela Associação Escola da Cidade, e professor titular na Universidade Católica de Santos e SENAC São Paulo. Atualmente é docente na Universidade Nove de Julho. Com quinze anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial e institucional, colaborando com diversos escritórios. Hoje, é sócio-diretor do Trívio Arquitetura e Urbanismo, escritório que se destaca por suas práticas sustentáveis, pesquisa, ensino e ativismo social. É coautor, junto ao arquiteto José Rollemberg de Mello Filho, de projetos de intervenção e requalificação no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Fundação Bienal. Além de sua atuação acadêmica e profissional, exerce o cargo de Diretor de Ação Regional Adjunto e Coordenação do Polo Regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira no Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo, para a gestão 2023-2025, além de atuar como Conselheiro Suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo para a gestão 2024-2026.

EIXO III – URBANISMO, PLANEJAMENTO E CIDADE

Humberto Kzure-Cerquera
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUFBA (1989), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ (1998), Doutorado em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ (2007), Doutorado Sanduíche na BAUHAUS Universität Weimar – Alemanha (2005-2006) e Pós-Doutorado pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – CEAU da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP, em Portugal (onde também é investigador), no Centre de Recherches em Histoire Internationationale et Atlantique – CRHIA, Université de La Rochelle, na França, e no Interdisciplinary Centre for Urban Culture and Public Space, Faculty of Architecture and Spatial Planning – Technische Universität Wien (2018-2019). Foi Professor de Projeto de Arquitetura, Teoria e Projeto de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional na FAU/UFRJ. Na FAU/UBC – MC/SP, como Professor Adjunto II, lecionou disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é Professor Associado de Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional do DAU/IT/UFRRJ. Participou dos Programas de Cooperação Técnica e Pesquisa Científica com a Technische Universitat Brauschweig – Alemanha (2000 e 2004) e FAU/PROURB/UFRJ, com publicação de artigos e capítulos de livros. Tem experiência na elaboração e gerenciamento de projetos em Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, Habitação Popular, Socioeconomia e de Meio Ambiente. É membro do Grupo de Pesquisa naMORAR (FAU/UFRJ) e colaborador do Grupo de Pesquisa GEDUR (DAU/UFRRJ). Coordenou de 2010 a 2015 o Plano Diretor Participativo da UFRRJ e, também, o Plano Urbanístico para o Parque Tecnológico da UFRRJ. Coordenou o Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGR/UFRRJ (2016). Coordenou a Pesquisa intitulada Estudos de Ordenamento Territorial na Área de Extração Mineral de Areia do Arranjo Produtivo Local em Piranema, entre os municípios de Seropédica e Itaguaí – RJ. É membro do GEDUR – Grupo de Pesquisa em Transformação de Uso, Ocupação e Desenvolvimentos Urbano e Regional (DAU/IT/UFRRJ). A partir de 2018, tornou-se Consultor de Urbanismo do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) e pesquisador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo – CEAU da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP. Também possui formação e experiência em Representações Gráficas, Cenografia, Fotografia, Teatro e Cinema.

Joice Berth
Arquiteta e urbanista formada pela Universidade Nove de Julho. Assessora Política em Direitos Humanos. Coordenadora de comunicação política e redes sociais. Psicanalista pela Academia Enlevo/2023. Pós graduanda em Neurociências e Comportamento Humano pela PUC-RS . Co-curadora da exposição ‘Casa Carioca’ do Museu de Arte do Rio em 2020. Curadora da exposição do Sesc Carmo “Margens de 22: Presenças Populares”. Compôs o Grupo Consultivo da Renovação da Exposição de Longa Duração do Museu Do Amanhã/2024. Compõe o Conselho Consultivo do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB. Conselheira Editorial da EDUNILA – Editora da Universidade da Integração Latino Americana. Escritora e ex-colunista de cultura e variedades da revista Elle Br e de política e diversidade no site Terra. Autora dos livros “Empoderamento” (Ed. Jandaira/2019) e “Se a cidade fosse nossa” (Ed. Paz e Terra/2023). Apresentadora e co-fundadora do Podcast “Já Pensou?”. Speaker TeDX FGV e TeDX Blumenau.

Lucas Nassar
Arquiteto e urbanista, natural de Belém do Pará. Com passagens pelas Prefeituras de Belém e Ananindeua e pelo Governo do Estado do Pará, foi bolsista da Fulbright no programa Hubert H. Humphrey e pesquisador afiliado ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Idealizador e Diretor Geral do Laboratório da Cidade, atua desde 2017 na promoção de cidades mais sustentáveis, resilientes e democráticas, com foco na participação social e adaptação climática na Amazônia. Ele também atuou como consultor de políticas culturais no programa Territórios Pela Paz, além de projetos de placemaking e mobilidade urbana, inclusive em projetos com ênfase em iniciativas voltadas à primeira infância.

Marcela Alonso Ferreira – Suplente
Pesquisadora com foco em política urbana e governança de cidades latino-americanas. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela USP, possui mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e é doutoranda em Ciência Política pela Sciences Po. Com experiência profissional em governo municipal, organizações multilaterais e terceiro setor, Marcela também leciona na Escola Urbana da Sciences Po e é atualmente pesquisadora visitante na Universidade de Oxford.

EIXO IV – CAMPO AMPLIADO DA ARQUITETURA E URBANISMO

Lahayda Mamani
Arquiteta, escultora e curadora, trabalha nas intersecções entre arquitetura, arte e ciências humanas, especialmente na relação entre poética e espacialidades. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, possui mestrado integrado em Programas Emergentes pela Universidade do Minho, Portugal, e formação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ. Foi premiada na categoria Arquitetura Efêmera pelo IABsp em 2022 e no 27º Salão MAJ/SESC de Artes Visuais em 2016. Atualmente, exerce o cargo de Artista Orientadora Pedagógica na SMC de São Paulo e, desde 2020, atua como curadora para entidades e instituições públicas e privadas.

Marina Frúgoli
Curadora formada em arquitetura e urbanismo pela FAU USP. Estudou paisagismo na Amsterdam Academy of Architecture. Foi curadora de exposições em instituições como Centro Universitário Maria Antonia, Casa do Baile – centro de referência em arquitetura, urbanismo e design, Pinacoteca de São Bernardo do Campo e Fralin Museum of Art, além de galerias de arte e espaços culturais independentes. É coordenadora de artes visuais no Centro Cultural Marieta.

Paulo Tavares
Arquiteto, autor e educador. Sua prática se dá nas fronteiras entre arquitetura, culturas visuais e advocacia. Operando através de múltiplas mídias, os projetos de Tavares foram apresentados em várias exposições e publicações, incluindo a Trienal de Arquitetura de Oslo, a Bienal de Design de Istambul, a Bienal de Arte de São Paulo, e a Bienal de Arquitetura de Veneza 2023. Ele é autor de vários livros que questionam os legados coloniais da modernidade, incluindo Des-Habitat (2019), Lucio Costa era Racista? (2022) e Derechos No-Humanos (2022). O projeto curatorial Terra, em colaboração com Gabriela de Matos, recebeu o Leão de Ouro de melhor participação nacional na La Biennale di Venecia 2023, e Tavares foi selecionado pelo ArchDaily como uma das Melhores Práticas de Arquitetura em 2023. Tavares foi co-curador da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019 e fez parte do conselho curatorial consultivo da Bienal de Sharjah 2023. Atualmente leciona na Columbia GSAPP e na Universidade de Brasília, e lidera a agência de advocacia espacial autônoma.

Manuella Andrade – Suplente
 Professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Mestrado (2003) e doutorado (2018) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000). Membro do Núcleo de Pesquisa em Projetos Especiais (NuPPEs), com foco na investigação científica do processo de projeto enquanto transformações das informações a partir da observação dos desenhos arquitetônicos e no projeto de arquitetura enquanto documento histórico. Atuação docente no setor de Teoria, História e Crítica com interesse nos temas: arquitetura contemporânea latino-americana e arquitetura moderna brasileira.

Outras notícias

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui

A Central Galeria, em parceria com James Lisboa, realiza a 8ª edição do Leilão Anual em prol do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

O Leilão conta com mais de 80 artistas que cederam gentilmente suas obras e o valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo IABsp.

Data: segunda-feira, 09.12.2024 às 20h

Participe! Envie o seu lance pelo site www.leilaodearte.com

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp.