CICLO DE DEBATES – PROJETOS E PLANOS EM ÁREAS CENTRAIS: CULTURA, MORADIA E OS DESAFIOS DA ARQUITETURA E DO URBANISMO PARA UMA CIDADE JUSTA E SUSTENTÁVEL

Ciclo de debates aberto organizado em parceria pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento São Paulo (IABsp) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Ciclo de debates aberto organizado em parceria pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento São Paulo (IABsp) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). A iniciativa faz parte do Plano Anual de Atividades do IABsp impulsionada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela empresa Otis Elevadores. 

São Paulo / SP – 30 de abril e 04 e 09 de maio de 2024

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) promovem conjuntamente o ciclo de debates “Projetos e planos em áreas centrais: cultura, moradia e os desafios da arquitetura e do urbanismo para uma cidade justa e sustentável”. Com o objetivo de discutir a produção da cidade enquanto estratégia de construção de um futuro mais justo e sustentável, e, especialmente, o papel contemporâneo dos centros urbanos,  o ciclo é uma iniciativa conjunta de duas das mais importantes instituições profissionais do campo da arquitetura e do urbanismo no sentido de ampliar sua interlocução com a sociedade.

O ciclo ocorrerá nos dias 30/04, terça-feira, na sede do IABsp, às 18:30, no dia 04/05, sábado, às 9:00, na sede do CAU/SP, e 09/05, quinta-feira, novamente na sede do IABsp, às 18:30, e contará com transmissão online pelo canal do YouTube do IABsp (https://www.youtube.com/iabsp).  Os eventos são gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia.

Segundo Raquel Schenkman, presidente do IABsp, “os centros urbanos, por concentrar mais especialmente as infraestruturas, as memórias, e os múltiplos processos de disputa material e simbólica sobre elas, devem ter uma gestão territorial sensível e participativa, e os projetos para essas áreas devem promover tanto uma transformação como uma preservação equilibradas, garantindo condições de equidade e justiça social.”

Nesse sentido, a composição das mesas buscou refletir a pluralidade de agentes que ora convergem, ora disputam os diversos espaços físicos e simbólicos dos centros urbanos e do próprio debate público. Nelas, estarão presentes não apenas pessoas do campo da arquitetura e do urbanismo e representantes das duas instituições, mas de universidades, movimentos sociais, do poder público, de coletivos de cultura e do terceiro setor.

A esse respeito, Camila Camargo, presidente do CAU/SP, reforça que “Trazer a público a complexidade destas questões significa, portanto, ressaltar o papel das cidades no enfrentamento dessas múltiplas crises e uma tentativa de buscar soluções concertadas em direção a um futuro mais sustentável e menos desigual.”

Na primeira mesa, “Grandes projetos e o debate público”, se buscará situar o debate atual em relação à forma de pensar e realizar projetos e planos urbanos para o centro das cidades, considerando a participação da sociedade e as estratégias de intervenção à luz dos diversos fatores socioeconômicos e ambientais que as compõem, tais como consultas públicas, concursos públicos, marcos regulatórios, ações de mitigação de impactos ambientais, dentre outras. Participarão dela Guilherme Petrella, professor do Instituto de Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Pedro Fernandes, presidente da São Paulo Urbanismo; Neti Araújo (Coordenadora do Movimento de Moradia e Luta por Justiça (MMLJ) e filiada a CMP; e Danielle Santana, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio de Janeiro. A mediação será de Kazuo Nakano, também professor do Instituto de Cidades da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Já na segunda mesa, “Instrumentos jurídicos e urbanísticos em confluência na gestão do território”, a tentativa será compreender os marcos e a estrutura legal e regulatória desses projetos e planos, seu papel na orientação de um desenvolvimento urbano mais sustentável e equitativo, e como a interseção entre leis, regulamentos e planejamento urbano tangencia o uso do solo, a preservação do patrimônio e o acesso à moradia. Participarão dela Carmem Silva, professora do INSPER, e liderança e Fundadora do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC); Paula Santoro, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP/LabCidade); Benedito Barbosa, advogado do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos e da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM); e Mariana Chiesa, professora de direito na Fundação Getulio Vargas (FGV) e Insper. A mediação será feita por Samira Rodrigues, membro da Comissão Especial de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social do CAU/SP e representante do IABsp no Conselho Municipal de Habitação.

Por fim, na terceira mesa, “Territórios centrais em disputa”, se debaterá como os territórios centrais frequentemente são espaços de disputas entre renovação e permanência, refletindo os conflitos e contradições que permeiam o tecido urbano. Este debate é seminal entendendo essas áreas como palco de uma complexa interação entre interesses econômicos, sociais e culturais, onde questões como gentrificação, preservação do patrimônio e acesso à moradia frequentemente se tornam pontos de atrito, e evidenciam a necessidade de uma gestão territorial sensível e participativa que busque promover a equidade urbana. Participarão dela Lucas Bêda, membro do Teatro de Contêiner Cia. Mungunzá; Sidnei Pita, da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM) e Simone Gatti, presidente do Fundo Fica e Professora de urbanismo da Escola da Cidade. A mediação será feita por Guido Otero, representante pela FAUUSP na Área de Intervenção Urbana do Setor Central.


PROGRAMAÇÃO

MESA 1: GRANDES PROJETOS E O DEBATE PÚBLICO
Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar
Data/hora: 30.04.2024 (terça-feira) às 18:30

Guilherme Petrella (UNIFESP)
Pedro Martin Fernandes (SP Urbanismo)
Neti Araújo (Coordenadora do MMLJ filiada a CMP e Assessora da Deputada Estadual Thainara Faria)
Danielle Santana (IAB RJ/ PROURB/UFRJ)

Mediação: Kazuo Nakano (Instituto das Cidades da Unifesp e representante no CMPU/IABsp);


MESA 2: INSTRUMENTOS JURÍDICOS E URBANÍSTICOS EM CONFLUÊNCIA NA GESTÃO DO TERRITÓRIO
Local: CAU/SP – Rua XV de novembro, 194
Data/hora: 04.05.2024 (sábado) às 9h

Carmem Silva (MSTC/Insper)
Paula Santoro (FAUUSP/LabCidade)
Benedito Barbosa, Dito – (UMM/Centro Gaspar Garcia)
Mariana Chiesa (Advogada)

Mediação: Samira Rodrigues (CATHIS/CAU/SP e representante CMH/IABsp)


MESA 3: TERRITÓRIOS CENTRAIS EM DISPUTA
Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar
Data/hora: 09.05.2024 (quinta-feira) às 18:30

Lucas Bêda (Teatro de Contêiner Cia. Mungunzá)
Sidnei Pita (UMM)
Simone Gatti (Presidente do Fundo Fica e professora de urbanismo da Escola da Cidade)

Mediação: Guido Otero (Representante na AIU Setor Central)

Acompanhe nossas redes sociais (@iab.sp e @causp_oficial) e participe do ciclo de debates.

Outras notícias

O vencedor do SELO GRANDE PRÊMIO DA EDIÇÃO DA 26ª PREMIAÇÃO IABSP foi o trabalho “Cadeira MEIO-FIO”, do escritório OF BRASILIS (@ofbrasilis)

Premiado pelo júri no Eixo 2: Interiores e Design | Objeto, o trabalho foi o ganhador da votação popular realizada em parceria com a Revista PROJETO (@revistaprojeto), para receber o Selo Grande Prêmio da Edição.

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui

A Central Galeria, em parceria com James Lisboa, realiza a 8ª edição do Leilão Anual em prol do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo.

O Leilão conta com mais de 80 artistas que cederam gentilmente suas obras e o valor arrecadado será revertido para as atividades desenvolvidas pelo IABsp.

Data: segunda-feira, 09.12.2024 às 20h

Participe! Envie o seu lance pelo site www.leilaodearte.com