Seminário Emergência Climática e Cidades

Por meio de trocas de experiências sobre mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima no meio urbano, o I Seminário Emergência Climática e Cidades pretende engajar arquitetos urbanistas e os setores público, privado, não governamental e acadêmico no fortalecimento da agenda climática urbana brasileira.

Data: 01 a 03 de agosto de 2023
Local: Rua Bento Freitas, 306, 1º andar. Vila Buarque, São Paulo, SP
Horário: 16h às 20h30
Investimento: Gratuito

I Seminário de Emergência Climática e Cidades, aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto de 2023, no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), com transmissão ao vivo pelo canal do IABsp.

Clique aqui e confira na íntegra o relatório de participação no I Seminário Emergência Climática e Cidades


Apresentação

Por meio de trocas de experiências sobre mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima no meio urbano, o I Seminário Emergência Climática e Cidades pretende engajar arquitetos urbanistas e os setores público, privado, não governamental e acadêmico no fortalecimento da agenda climática urbana brasileira.

Depois de décadas de alertas da comunidade científica, hoje já sentimos os impactos do aumento das temperaturas. Tempestades, ondas de calor e enchentes estão mais intensas e frequentes e causam doenças, mortes e remoções nas cidades. O racismo ambiental se aprofunda, já que tais eventos atingem desproporcionalmente a população preta e periférica. 

Nesse novo contexto, a pauta ambiental precisa tomar forma na gestão urbana e no pensamento arquitetônico, em desafios como mobilidade, águas, redução de emissões da construção e adaptação do meio construído, em especial dos assentamentos informais. Parte da solução para esses desafios está no resgate da natureza como elemento da infraestrutura urbana, incorporando a função social e ecológica do solo e das águas em uma nova forma de pensar o ambiente construído.

Inscreva-se neste link e conheça os temas mais relevantes para o futuro adaptado das cidades.


Serviço

Programação

Abertura Institucional

1 – Cidade e clima

terça-feira, 1º de agosto, das 16h às 18h

Na abertura os debatedores trarão um panorama da crise climática e do papel das cidades em seu enfrentamento. Temas como as ações previstas pelo IPCC para as cidades (com foco no Brasil e nas regiões litorâneas), as estratégias de adaptação para as cidades do estudo “Brasil 2040” e a perspectiva do Governo Federal para a adaptação urbana à emergência climática estão entre os assuntos que vão motivar o debate.

2 – Habitat: moradia e meio ambiente

terça-feira, 1º de agosto, das 18h30 às 20h30

As mudanças climáticas afetam a todos, mas afetam com mais intensidade as populações que estão à margem da infraestrutura urbana. Seu enfrentamento intersecciona, portanto, as desigualdades e tem forte componente racial. Nesta mesa, os debatedores vão discutir a necessidade de uma adaptação antirracista das cidades frente à emergência climática e as ações de adaptação para moradia em áreas vulnerabilizadas por eventos climáticos extremos, como São Sebastião, no litoral do Estado de São Paulo. A função social e ecológica do solo também orientará o debate.

3 – Cidade e água

quarta-feira, 2 de agosto, das 16h às 18h

A governança das águas está entre os desafios mais importantes diante de eventos climáticos extremos no meio urbano. Para discutir o tema, esta mesa centrará o debate sobre o papel das águas como elemento estruturador no ambiente das cidades e sobre as práticas de manejo hídrico no novo contexto do clima. Também abordará as soluções baseadas na natureza e o caso do plano de bairro do Jardim Pantanal, na Zona Leste de São Paulo.

4 – Construção: mitigação e resiliência

quarta-feira, 2 de agosto, das 18h30 às 20h30

Tendo em perspectiva o elevado impacto ambiental da construção civil, os debatedores vão discutir: a descarbonização e sustentabilidade dos programas habitacionais; a revisão da lógica linear industrial (reformar, reaproveitar, reutilizar) e a justiça energética; a construção “net zero” e o uso de materiais renováveis. Abordarão, além disso, a resiliência das edificações futuras e o papel das agências e programas de urbanização e habitação de interesse social na promoção da justiça ambiental.

5 – Mobilidade urbana e eficiência energética

quinta-feira, 3 de agosto, da 16h às 18h

Os transportes respondem por cerca de 20% das emissões de carbono ao redor do globo. A proposta desta mesa é abordar a transição energética do setor, o transporte coletivo e a adaptação dos transportes à emergência climática. Os debatedores também abordarão a conexão entre desenvolvimento fundiário, desenho urbano, mobilidade e racismo ambiental.

6 – Futuro adaptado: novas formas de produzir cidade

quinta-feira, 3 de agosto, das 18h30 às 20h30

Para pensar um novo paradigma de produção das cidades, os debatedores vão refletir sobre as iniciativas climáticas de fortalecimento da resiliência urbana e os alinhamentos entre planos diretores e planos de ação climática, a partir do caso de Belo Horizonte. A justiça climática será abordada sob o enfoque da comunicação, diálogo e participação das demandas das periferias para sua adaptação.

Ficha técnica

O seminário é uma correalização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, por meio de seu Grupo de Trabalho Clima e Cidade, e da Escola da Cidade

Instituto Clima e SociedadeInstituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDPInstituto Lincoln de Políticas de Solo e Fundo Casa Sócioambiental apoiam o evento.

São parceiros o IAB-DN23 SulCentro de Tecnologia e Edificações – CTEFAU-USP, FGV CidadesFAU MackenzieHabitat para a Humanidade BrasilICLEILaboratório Arq.Futuro de Cidades do InsperInstituto AlanaInstituto ZerocemMIT-BrazilONU HabitatUCCRN-LA, UFABC e Urbem.

Identidade visual: três design studio / oitentaedois

Este seminário faz parte da série de eventos preparatórios do IAB para o Seminário “O povo, sua casa, sua cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”.

Lançamento Emergência Climática e Cidades

Clique aqui e faça o download do livro digital

A publicação Emergência Climática e Cidades apresenta o registro do seminário realizado entre os dias 1º e 3 de agosto de 2023, na sede do IABsp, na cidade de São Paulo. Ela compila as questões mais relevantes debatidas nas seis mesas do evento: clima e cidade, moradia, água, construção, mobilidade e futuro adaptado. Tem como objetivo geral oferecer aos arquitetos e urbanistas, bem como às pessoas interessadas no tema, um marco lógico dos aspectos mais relevantes da interseção das agendas de clima e cidade, para inspirar novas abordagens na prática profissional na formulação de políticas públicas, e na formação da geração futura de arquitetos e urbanistas.

Organizadores: Hannah Arcuschin Machado, Jordana Zola, Luiz Florence, Estela Macedo Alves, Leandro Fontana, e Leonardo Musumeci
Autores: Estela Macedo Alves, Hannah Arcuschin Machado, Jordana Zola, Leandro Fontana, Leonardo Musumeci, Luiz Florence, Adrielly Oliveira Carneiro, Ana Paula Koury, Anderson Freitas, Marco Artigas, Pedro Rossi, Raquel Schenkman, Renata Maria Pinto Moreira, Vitor Estrada de Oliveira
Edição: Luísa Telles
Projeto gráfico: Gabriela da Silva Pinto
Identidade visual: três design studio / oitentaedois
Revisão: Elisa Elba
Fotos: Felipe Kautz
Correalização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, por meio de seu Grupo de Trabalho Clima e Cidade, e da Escola da Cidade.
Apoiadores: Fundo Casa Sócio Ambiental e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP

 

Sobre o GT Clima e Cidade

O Grupo de Trabalho Emergência Climática e Cidades do IABsp atua para fomentar a discussão urgente sobre as ações necessárias na práxis urbana para mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos. Com esse objetivo, o GT promove o debate das estratégias de adaptação e práticas mitigadoras das emissões de gases de efeito estufa das áreas urbanas no Brasil. Esse debate tem como base a justiça climática, pois são as populações mais vulneráveis as mais atingidas pelos eventos climáticos extremos.

Os membros do GT Clima e Cidade são
: Estela Alves, Hannah Arcuschin Machado, Kaísa Isabel Santos, Joyce Reis, Jordana Zola, Leandro Fontana, Luiz Florence, Marcel Martin, Leonardo Musumeci, Shigueo Watanabe.

Fale conosco: emergenciaclimatica@iabsp.org.br

Próximas atividades

10 de dezembro de 2024

As produções, com duração máxima de 20 minutos, abordam temas como meio ambiente, cultura, política e memória e integram-se à programação de encerramento das celebrações dos 80 anos do Instituto. 

10 de dezembro de 2024

Possibilidades de atuação em ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social) e as interfaces com o plano diretor na melhoria da qualidade de vida da população.

Arquitetos: Antonio Carlos Abibe, Juliana Borges e Monaliza Stucchi