Projeção de “In Vivo” e palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?

O evento contará com a exibição do documentário In Vivo, dirigido pelo cineasta e jornalista belga Mister Emma, seguido pela palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”, ministrada pela arquiteta e designer computacional Flavia Ghirotto Santos, do escritório belga A2M.

Data: 25 de novembro de 2024
Local: Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque – 1º andar
Horário: 19h às 22h
Investimento: Gratuito

No dia 25 de novembro de 2024, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) será a sede de reflexão sobre o futuro da arquitetura sustentável. O evento contará com a exibição do documentário In Vivo, dirigido pelo cineasta e jornalista belga Mister Emma (Caviar Archi), seguido pela palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”, ministrada pela arquiteta e designer computacional Flavia Ghirotto Santos, do escritório belga A2M, pioneiro em arquitetura sustentável. A programação ocorrerá das 19h às 22h na sede do IABsp.

O filme In Vivo convida o público a refletir sobre uma nova forma de projetar, inspirada no uso do micélio. O escritório de arquitetura belga BENTO teve seu trabalho documentado enquanto curadores do pavilhão belga na Bienal de Arquitetura de Veneza e nos apresenta uma proposta para enfrentar os desafios climáticos e a escassez de recursos naturais. Através de anos de pesquisa, os arquitetos desenvolveram, pela primeira vez, uma aplicação em larga escala utilizando basicamente três materiais: terra, madeira e micélio, criando uma solução inovadora e altamente sustentável.

Na sequência, Flavia Ghirotto Santos abordará o tema da emergência climática e da contribuição dos arquitetos para a melhora do cenário atual, com a palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”. Com foco no conceito de Arquitetura Regenerativa, serão apresentadas soluções que vão além da sustentabilidade convencional, visando não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também regenerar o meio ambiente. Ela abordará ainda temas como Design Paramétrico, Design Orientado por Dados, além do Design para Desmontagem (DfAD), que facilita o reaproveitamento de materiais através de construções modulares e desmontáveis.

Ao final da palestra, haverá uma conversa entre o cineasta e a arquiteta, criando um espaço para troca de perspectivas e interação com o público sobre o futuro da arquitetura diante dos desafios climáticos atuais.

O evento ocorre na mesma semana da Missão Econômica da Bélgica ao Brasil, que acontecerá de 23 a 27 de novembro em São Paulo e de 28 a 30 de novembro no Rio de Janeiro.  Organizada pela Agência de Comércio Exterior da Bélgica, a missão tem como objetivo reforçar os laços econômicos e promover a troca de experiências entre os dois países, tendo como um dos focos o setor de Arquitetura e Sustentabilidade.

Próximas atividades

10 de dezembro de 2024

As produções, com duração máxima de 20 minutos, abordam temas como meio ambiente, cultura, política e memória e integram-se à programação de encerramento das celebrações dos 80 anos do Instituto. 

10 de dezembro de 2024

Possibilidades de atuação em ATHIS (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social) e as interfaces com o plano diretor na melhoria da qualidade de vida da população.

Arquitetos: Antonio Carlos Abibe, Juliana Borges e Monaliza Stucchi