MESA PRESERVAR O MODERNO E LANÇAMENTO DO LIVRO COTIDIANO CONJUNTO

O evento integra a Jornada do Patrimônio 2025.

Data: 16/08/2025

Em 16 de agosto, a partir das 10h, acontece no IABsp a mesa Preservar o moderno com as pesquisadoras Raquel Schenkman (IABsp), Sabrina Fontenele (Instituto Tomie Ohtake e Escola da Cidade) e Flávia Brito do Nascimento (FAUUSP). A partir de olhares distintos, provocados pelo tema da Jornada do Patrimônio em São Paulo na edição 2025, que explora a relação entre tempo, memória e a vivência sensorial do patrimônio; e o lançamento do livro Cotidiano Conjunto: domesticidade e patrimonialização da habitação social moderna, de autoria de Flávia Brito, a mesa vai debater os significados do patrimônio moderno, questões institucionais, de gênero, de moradia e domesticidade. Ao final da conversa ocorrerá uma sessão de autógrafos do livro e uma Visita Guiada ao Edifício tombado do IAB. 

O livro “Cotidiano Conjunto: domesticidade e patrimonialização da habitação social moderna” estuda a história e a patrimonizalização da habitação social moderna no Brasil, em perspectiva comparativa com outros países da América Latina e com a França, debatendo as políticas de preservação dos conjuntos habitacionais a partir da domesticidade e de sua apropriação por parte dos moradores.

Com base em fontes primárias diversas e em vasta pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a obra discute, entre outras questões, como o Estado pensou a vida dos moradores da habitação social e quem foram os responsáveis pelas políticas de implementação desses espaços, focando especificamente o papel das mulheres como produtoras e agentes da habitação social.

Valendo-se de sua dupla formação em arquitetura e história e de sua experiência no campo do patrimônio, a autora também examina a ocupação e a memória dos conjuntos residenciais e como os moradores se apropriaram desses espaços do ponto de vista material, em busca de compreender de que forma a habitação social é considerada como patrimônio cultural pelo Estado e pelos habitantes e como tais objetos e sujeitos sociais se encaixam na história do patrimônio.

Abrindo-se a novos problemas, metodologias, lugares e agentes, o livro aprofunda pesquisas anteriores sobre a habitação social e contribui para o entendimento se sua história como história social, além de propor a patrimonialização dos conjuntos habitacionais para além de seus supostos atributos materiais, chegando aos sentidos socialmente atribuídos a esses espaços, para que possam ser partilhados ou mesmo para que sua permanência possa ser contestada.

O IABsp fica na rua Bento Freitas, 306, 1º andar. Haverá transmissão ao vivo no YouTube do IABsp. 

Este projeto é realizado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

#ProAC2024

Próximas atividades

Ainda não temos novas atividades marcadas.