A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo anunciam o pré -lançamento do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Paisagismo para o Parque Municipal do Bixiga e convidam a todas e todos para participação das Oficinas Participativas.
As oficinas integram a etapa participativa e preparatória para o Concurso que selecionará estudo preliminar para o projeto do parque. Elas acontecerão nos dias 11 e 25 de outubro e 08 de novembro de 2025 e serão voltadas à construção conjunta das diretrizes para o novo espaço verde no coração da capital paulista. Moradores, movimentos da sociedade civil organizada e frequentadores da região poderão debater objetivos e apontar prioridades que dialoguem com o cotidiano da comunidade. Os encontros, gratuitos e sem necessidade de inscrição prévia, acontecerão às 14 horas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Celso Leite. Como parte das oficinas haverá uma visita à área do futuro parque.
O edital oficial do Concurso do Parque Municipal do Bixiga será lançado até o início de 2026. A proposta vencedora receberá premiação e será contratada pela SVMA para o desenvolvimento do projeto executivo.
O certame tem como eixo central a sustentabilidade, com soluções baseadas na natureza para adaptação às mudanças climáticas. Outro aspecto fundamental é o respeito à memória histórica, racial e cultural do Bixiga, bairro tombado pelo Conpresp. A implantação de novo parque na cidade é uma antiga reivindicação de moradores da região central e deverá ter programa de necessidades que atenda às principais demandas da pasta, bem como, aquelas trazidas pela população através do processo participativo.
CRONOGRAMA:
Etapa preparatória – Oficinas Participativas IABsp
11/10/25 – OFICINA 1 – Parque do Bixiga: chão e memórias
Qual a história do Bixiga?
Nesta oficina, parte do processo de escuta popular que irá orientar as bases do concurso do parque, vamos escutar e reconhecer as histórias do bairro a partir das vozes de quem vive, viveu ou caminha por ele. A partir da construção de uma linha do tempo coletiva, vamos registrar os momentos marcantes, memórias afetivas e acontecimentos que ajudaram a formar o território. Em seguida, faremos uma leitura do bairro no tempo presente, utilizando um mapa para identificar potencialidades, problemáticas e iniciativas já existentes no território.
Horário: 14h
Local: EMEF Celso Leite
Endereço: R. Humaitá, 480 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-010
25/10/25 – OFICINA 2 – Parque do Bixiga: desejos e necessidades
Esta oficina integra a escuta popular que subsidiará o concurso do parque. O encontro será dedicado a ouvir as diferentes visões da comunidade sobre o futuro do espaço. Por meio de dinâmicas participativas, as pessoas irão identificar usos desejados, necessidades, preocupações e prioridades para o parque. A partir das trocas coletivas, vamos responder a perguntas fundamentais: O que queremos para este parque? O que não queremos? O que é imprescindível para este espaço?
Horário: 14h
Local: EMEF Celso Leite
Endereço: R. Humaitá, 480 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-010
08/11/25 – OFICINA 3 – Parque do Bixiga: caminhos comuns
Como parte final do processo de escuta popular que embasará o concurso do projeto do parque, vamos apresentar a sistematização do que emergiu nas duas oficinas anteriores: desejos, preocupações, propostas e visões de futuro. O objetivo é validar com o grupo tudo o que surgiu. A intenção é encerrar o processo com uma visão comum e acordada sobre o que se espera do futuro parque, formando assim um material que servirá como diretriz para o concurso do projeto do Parque do Bixiga.
Horário: 14h
Local: EMEF Celso Leite
Endereço: R. Humaitá, 480 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-010
Lançamento do concurso
Até o início de 2026 – Lançamento oficial do edital do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Paisagismo
Obs.: Em complemento às oficinas participativas organizadas pelo IABsp, o Conselho Gestor do Parque também realizará encontros abertos ao público para debate nos dias 18/10 e 01/11, com local e horário a serem confirmados pela SVMA.