Debatedora do I Seminário Emergência Climática e Cidades, Anacláudia Rossbach tem vasta experiência em políticas urbanas e habitação social
Hoje, 7 de junho, a Assembleia-Geral da ONU confirmou a indicação da brasileira Anacláudia Rossbach como diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). De 2024 a 2028, ela liderará o programa que promove cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis bem como a urbanização como força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, a discriminação e a pobreza.
No IABsp, Anacláudia Rossbach foi debatedora do Seminário Emergência Climática e Cidades, organizado em 2023 pelo Grupo de Trabalho Clima e Cidade do IABsp e realizado em parceria com a Escola da Cidade. Durante a mesa “Habitat: Moradia e Meio Ambiente”, ela destacou a conexão entre mudanças climáticas e desigualdades sociais, enfatizando a importância do uso sustentável do solo para enfrentar esses desafios. Rossbach alertou sobre a expansão urbana desenfreada na América Latina, onde o consumo de solo urbano excede o crescimento populacional, resultando na ocupação de áreas agrícolas e naturais.
Como solução, Rossbach propôs a reutilização de imóveis ociosos e a requalificação de vazios urbanos, além de melhorias nos programas habitacionais para populações em situação precária. Ela destacou os avanços do Brasil na função social da propriedade e na reutilização de imóveis vazios, mas reforçou a necessidade de uma adoção mais ampla dessa abordagem em toda a América Latina. Concluiu enfatizando a importância de elevar a discussão sobre o solo e suas implicações para as mudanças climáticas nas políticas públicas e no meio acadêmico.
O IABsp parabeniza a Anacláudia Rossbach por essa conquista e deseja muito sucesso em sua nova jornada no ONU-Habitat.
___
Para saber mais sobre o I Seminário Emergência Climática e Cidades, clique aqui para baixar a publicação.