ANACLÁUDIA ROSSBACH É NOMEADA DIRETORA EXECUTIVA DA ONU HABITAT

Debatedora do I Seminário Emergência Climática e Cidades, Anacláudia Rossbach tem vasta experiência em políticas urbanas e habitação social Hoje, 7 de junho, a Assembleia-Geral da ONU confirmou a indicação da brasileira Anacláudia Rossbach como diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Debatedora do I Seminário Emergência Climática e Cidades, Anacláudia Rossbach tem vasta experiência em políticas urbanas e habitação social

Hoje, 7 de junho, a Assembleia-Geral da ONU confirmou a indicação da brasileira Anacláudia Rossbach como diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). De 2024 a 2028, ela liderará o programa que promove cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis bem como a urbanização como força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, a discriminação e a pobreza.

No IABsp, Anacláudia Rossbach foi debatedora do Seminário Emergência Climática e Cidades, organizado em 2023 pelo Grupo de Trabalho Clima e Cidade do IABsp e realizado em parceria com a Escola da Cidade. Durante a mesa “Habitat: Moradia e Meio Ambiente”, ela destacou a conexão entre mudanças climáticas e desigualdades sociais, enfatizando a importância do uso sustentável do solo para enfrentar esses desafios. Rossbach alertou sobre a expansão urbana desenfreada na América Latina, onde o consumo de solo urbano excede o crescimento populacional, resultando na ocupação de áreas agrícolas e naturais.

Como solução, Rossbach propôs a reutilização de imóveis ociosos e a requalificação de vazios urbanos, além de melhorias nos programas habitacionais para populações em situação precária. Ela destacou os avanços do Brasil na função social da propriedade e na reutilização de imóveis vazios, mas reforçou a necessidade de uma adoção mais ampla dessa abordagem em toda a América Latina. Concluiu enfatizando a importância de elevar a discussão sobre o solo e suas implicações para as mudanças climáticas nas políticas públicas e no meio acadêmico.

O IABsp parabeniza a Anacláudia Rossbach por essa conquista e deseja muito sucesso em sua nova jornada no ONU-Habitat.

Anacláudia Rossbach no I Seminário Emergência Climática e Cidades em agosto de 2023 (Crédito: Lúmina Kikuchi)

 

Anacláudia Rossbach no I Seminário Emergência Climática e Cidades realizado no IABsp (Crédito: Veridiana Moulatlet)

___

Para saber mais sobre o I Seminário Emergência Climática e Cidades, clique aqui para baixar a publicação.

Outras notícias

Leia aqui a íntegra do parecer de tombamento do Ginásio e conjunto Esportivo do Ibirapuera pelo Iphan em 14 de novembro passado. O documento foi elaborado pela arquiteta Flávia Brito do Nascimento, representante suplente do IABsp no Conselho Consultivo do órgão federal. Nele, Flávia aborda, entre outros, o histórico do pedido de tombamento, iniciado em dezembro de 2020, a história do Conjunto Esportivo e sua importância como bem cultural moderno.

clique aqui

O vencedor do SELO GRANDE PRÊMIO DA EDIÇÃO DA 26ª PREMIAÇÃO IABSP foi o trabalho “Cadeira MEIO-FIO”, do escritório OF BRASILIS (@ofbrasilis)

Premiado pelo júri no Eixo 2: Interiores e Design | Objeto, o trabalho foi o ganhador da votação popular realizada em parceria com a Revista PROJETO (@revistaprojeto), para receber o Selo Grande Prêmio da Edição.

Relato da conselheira representante do IABsp no Condephaat, Andrea Tourinho, na reunião do dia 16/12/2024

Em sua última reunião do ano o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat deliberou acerca de alterações no tombamento dos jardins. Para ser modificado era necessário o voto de dois terços do plenário. Foram treze conselheiros favoráveis e sete apoiaram o parecer da Conselheira representante do IABsp no Condephaat, que segue abaixo na íntegra.

clique aqui