A coleção artística do IABsp tem quatro de suas obras gravadas em áudios por projeto de extensão universitária
O edifício-sede do IABsp além de ser uma obra emblemática por si mesma, abriga outras quatro peças de valor inestimável para a cidade de São Paulo e para o Brasil. Sendo assim, e marcado pela recente inauguração da exposição IABsp 80 Falando em Público, o projeto extensionista do curso de graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria, da PUC de São Paulo contempla a análise dessas obras e oferece ao público informações detalhadas de cada uma através de um código QR junto às descrições.
Começamos com o retorno da Viúva Negra (1948), obra icônica de Alexander Calder, que volta a ocupar o salão social com pé direito duplo. Uma peça pendular modulada em partes que, ao se acoplarem, compõem um grande móbile que dialoga continuamente com o espaço ao seu redor.
Além disso, contamos com a presença de três outras grandes obras: O Atleta em Descanso (1950) de Bruno Giorgi, uma peça de bronze que parece estar sempre observando a todos que entram no salão principal; o Painel sem título (1947) de Antônio Bandeira, uma pintura a óleo localizada ao lado da porta, que dá as boas-vindas a todos que entram no edifício; e, por último, o Mural- Objeto (1965) de autoria de Ubirajara Ribeiro em parceria com Sergio Machado que divide as áreas do salão e cozinha do antigo restaurante no primeiro andar.
Ficha técnica dos áudios:
– Texto “Atleta em descanso” escrito por Amanda Marques, Ana Neger e Léia Rodrigues
– Texto “Viúva negra” escrito por Luara Macari e Paula Santisteban Bologna
– Texto “Mural sem título” escrito por Ana Valadares, Rebecca Santos e Maria Clara Araújo
– Texto “Mural-objeto” escrito por Karina Montenegro e Paula Bonini
Gravação, mixagem e masterização dos áudios por Eduardo Bologna.
Por: Estúdio Karranka Sonora São Paulo – SP Junho de 2024.
Orientação/professor responsável: Raquel Schenkman
Projeto extensionista do curso de graduação em Arte: História, Crítica e Curadoria, da PUC de São Paulo.