NOTA DE PESAR AQUITETO EDUARDO DE ALMEIDA

É com profundo pesar que o IABsp comunica o falecimento do arquiteto e professor Eduardo de Almeida. Sua inestimável contribuição à produção e ao ensino da arquitetura em São Paulo, com mais de 200 projetos e gerações de arquitetos formados, é sublinhada pelo rigor e pela elegância – expressões estéticas de uma ética sofisticada que marca tanto sua vida quanto seu trabalho.

Eduardo sempre teve o projeto como objeto de investigação. Sua dedicação incansável a esse estudo permitiu desenvolver um sereno e refinado trato da arquitetura, compartilhado e reconhecido por todos que passaram por seu escritório ou sala de aula. Transitava com naturalidade entre escalas, programas e sistemas técnicos, com coesão e coerência ímpares, fazendo de cada obra — da mais singela à mais complexa – uma referência nos caminhos da profissão.

Não por acaso, sua frase — registrada por Espallargas e retomada por Ayoub —, “o melhor detalhe é aquele que não se vê”, talvez seja a representação mais fiel do sentido preciso, generoso e delicado de sua presença, que dispensa palavras e se eterniza na história da arquitetura paulista e em todos que tiveram o privilégio de encontrá-lo.

Eduardo Luiz Paulo Riesenkampf de Almeida foi Conselheiro Superior (suplente) do IABsp na gestão 1988/1989, sócio nº 747 desde 28 de março de 1961.

Por: Leonardo Musumeci, Diretor de educação, formação & práticas profissionais.

Outras notícias

Pedro Antonio Galvão Cury – 1933-2026
Sócio nº 799
Presidente do IABsp nas gestões: 1988-1989 e 1990-1991 – 1996-1997 e 1998-1999.
A 15ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo será precedida por um processo preparatório público e participativo, concebido como dispositivo de formulação institucional e debate crítico.