de Nadia Somekh, editado pela Romano Guerra Editora
Arquitetura e urbanismo: um percurso coletivo apresenta o manifesto intelectual e profissional de Nadia Somekh, um dos nomes mais influentes da arquitetura e do urbanismo brasileiro. Neste lançamento da Romano Guerra Editora, a autora compartilha mais de cinco décadas de atuação no campo, traçando uma análise profunda sobre o papel dos arquitetos e urbanistas na promoção de cidades mais justas, sustentáveis e inclusivas.
O livro é dividido em duas partes: na primeira, Somekh revisita sua trajetória, enfatizando o trabalho coletivo em gestão pública, pesquisa acadêmica e liderança institucional. Destacam-se experiências como a presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU BR, a direção do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo e sua atuação em renomadas instituições acadêmicas.
A segunda parte reúne artigos e ensaios assinados ou coassinados por Somekh, abordando temas centrais como moradia digna, políticas públicas habitacionais, equidade de gênero, urbanismo social versus corporativo, preservação de patrimônio e desafios contemporâneos das metrópoles brasileiras. O conjunto reforça a urgência de ampliar a representatividade, democratizar o acesso aos serviços de arquitetura e repensar modelos de desenvolvimento urbano em face das profundas desigualdades sociais que marcam o país.
Além de dados alarmantes – como 25 milhões de moradias precárias no Brasil e o fato de 82% das habitações serem construídas sem acompanhamento técnico – o livro evidencia a luta por uma política nacional robusta de assistência técnica para habitação social (Athis), consolidando o compromisso da autora com inovação e justiça social.
Nadia Somekh, arquiteta e urbanista, mestre e doutora pela FAU USP, com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Ex-presidente do CAU Brasil (2021-2023), ex-diretora do DPHSP, foi diretora e é professora emérita da FAU Mackenzie, além de conselheira do Iphan desde 2024. É autora de livros e dezenas de artigos acadêmicos.
Romano Guerra Editora é especializada em livros de arquitetura, arte e cultura de alto padrão gráfico e editorial. Já publicou arquitetos e escritórios brasileiros, como Rino Levi, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, Brasil Arquitetura, David Libeskind, João Filgueiras Lima (Lelé), Rosa Kliass, Marcos Acayaba, Abrahão Sanovicz, João Kon, Vilanova Artigas, Königsberger Vannucchi, entre outros.
Serviço
Arquitetura e urbanismo: um percurso coletivo
Autora
Nadia Somekh
coordenação editorial
Silvana Romano Santos e Irene Chissa Nagashima
ensaios fotográficos
Nadia Somekh, Nelson Kon e Pedro Kok
design gráfico
Alles Blau /Ana Cecília Souza e Elisa von Randow
impressão
Ipsis
edição
Romano Guerra Editora
dados técnicos
272 páginas, 11,5 x 18,2 cm, ilustrado, colorido
ISBN: 978-65-87205-35-9
Preço de capa R$ 110,00 – preço promocional no lançamento de R$ 100,00
Lançamento
quinta-feira, 06 de novembro de 2025, das 18h às 20h
Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro Histórico e Cultural
Rua Maria Antônia 307 prédio 1
+ informações
Silvana Romano | silvana@romanoguerra.com.br | 11 98101.3345
#nadiasomekh #romanoguerra #livrosdearquitetura #urbanismo #caubr #arquitetura