Por uma Estrutura Ambiental Urbana: Novas Visões e Formas de Ação

Data: 4, 11, 18, 25 de novembro e 2 de dezembro de 2025
Local: Rua Bento Freitas, 306 – 4º andar – Vila Buarque
Horário: 19h30 às 21h30
Investimento: Curso Gratuito
Formato: Presencial
Carga horária: 10h
Vagas: 40

Euler Sandeville Jr., Letícia Trombeta, Ricardo Sartorello, Valdirene Ijano, Yasmin Anefalos de Oliveira, Ana Cecília Campos, Eugenio Queiroga, Mário Bortoto, Regina Bortoto e Diogo Gonçalves

EMENTA:
Diante do atual cenário de complexificação de fenômenos urbanos e de mudanças climáticas, consideramos necessário compreender as dinâmicas ambientais – no que tange aos fragmentos de vegetação, aos cursos d’água, às áreas de preservação ambiental e ao sistema de espaços livres – de forma integrada à compreensão das dinâmicas urbanas, bem como dos processos de transformação e qualificação das paisagens. Propomos neste curso uma ampla discussão sobre a estrutura ambiental urbana das cidades a partir do estudo interdisciplinar, considerando aspectos de suas dinâmicas ecológicas, paisagísticas, sociais e potencialidades educativas. O curso trata também do entendimento e representação dos processos e dinâmicas de configuração dessas paisagens e de novas estratégias de planejamento e gestão participativa.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, seguidas de debate dos conteúdos apresentados.

EIXO TEMÁTICO DA 14ª BIAsp:
Preservar as florestas e reflorestar as cidades

Ministrante

Euler Sandeville Jr., Letícia Roberta Amaro Trombeta, Ricardo Sartorello, Valdirene Ijano, Yasmin Anefalos de Oliveira, Ana Cecília de Arruda Campos, Eugenio Queiroga, Mário Sérgio Bortoto, Regina Célia Soares Bortoto e Diogo Laércio Gonçalves.

Euler Sandeville Jr.: Professor  Sênior da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP,  do Programa de Pós-graduação da FAU-USP, Coordenador do Núcleo de Estudos da Paisagem. Arquiteto e Urbanista, Arte Educador, Mestre e Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas, Livre Docente em Arquitetura e Urbanismo,  Especialização em Ecologia e em História da Igreja. Atua baseado na proposição da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento e da conceituação das paisagens como experiências partilhadas.

Letícia Roberta Amaro Trombeta: Doutora e Mestre em Geografia pela UNESP e Docente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Possui Licenciatura e Bacharelado em Geografia na Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Campus de Presidente Prudente (2011 e 2012). É integrante do Grupo de Pesquisa GADIS (Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial) da UNESP de Presidente Prudente. Atua na docência no Ensino Superior desde 2016.

Ricardo Sartorello: Professor de Geografia Física no curso de Geografia do Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp Campus Zona Leste (desde 2023). Possui graduação em Geografia (2005), mestrado (2010) e doutorado em Geografia Física (2014) pela Universidade de São Paulo. Em 2013, realizou parte do doutorado na Columbia University (EUA). Possui pós-doutorado (2015) em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Valdirene Ijano: Arquiteta e Urbanista pela Universidade Braz Cubas, especialista Master em Arquitetura pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação, Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com bolsa CAPES, professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Mogi das Cruzes e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem.

Yasmin Anefalos de Oliveira: Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com intercâmbio acadêmico na Universidade Técnica de Munique, Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com bolsa CAPES e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Paisagem.

Ana Cecília de Arruda Campos: Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora do Laboratório Quadro do Paisagismo no Brasil (QUAPÁ) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui graduação (1988) e doutorado direto em Arquitetura e Urbanismo (2008) pela FAU-USP, onde desenvolve pós-doutorado, e Especialização em Paisagismo (2005) pela FUPAM. Coordenadora da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL (2025-2026).

Eugenio Queiroga: Possui graduação (1986), mestrado (1994), doutorado (2002) e livre-docência (2012) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professor da FAUUSP desde 2002, e Professor Titular na Área de Paisagem e Ambiente desde 2023. Vice-Coordenador do Lab QUAPÁ/FAUUSP (2006-2018) e de seus Projetos Temáticos de Pesquisa sobre sistemas de espaços livres (2007-2018). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa desde 2009.

Mário Sérgio Bortoto: aposentado. Foi Administrador Regional de Perus, em 2001. Assessor parlamentar e chefe de gabinete do vereador Toninho Véspoli, na Câmara Municipal de São Paulo, de 2012 a 2018. Participa do Movimento pela Reapropriacão da Fábrica de Cimento Perus e do Movimento TICP Jaraguá-Perus/Anhanguera, desde 2011. Atua como presidente da Associação dos Aposentados de Perus, desde 2021.

Regina Célia Soares Bortoto: formada em Letras e Pedagogia, fez pós graduação Lato senso em Ciências Sociais. Aposentada como diretora de escola da Rede Municipal de Ensino de SP. Participa do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Portland Perus, desde os anos de 1980; do Movimento Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá – Perus – Anhanguera, desde 2011 e da REPEP, Rede Paulista de Educação Patrimonial, desde 2013.

Diogo Laércio Gonçalves: Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação, FCTE/UNESP (Ourinhos). Docente permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Presidente Prudente). Doutor (2020) e Mestre (2016) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – FCT/UNESP (Presidente Prudente), incluindo graduação em Geografia/Licenciatura (2013) e bacharelado em Geografia (2015) pela mesma instituição.

Programação aula a aula

Aula 1: APRESENTAÇÃO. POR UMA ESTRUTURA AMBIENTAL PARA MOGI DAS CRUZES, SP.

Corredor Ecológico de Mogi das Cruzes. Parques Urbanos e dinâmicas socioambientais.
Ricardo Sartorello e Valdirene Ijano

Aula 2: OS SISTEMAS DE ESPAÇOS LIVRES NAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA PAISAGEM.

Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Região Metropolitana de Campinas (RMC), no estado de São Paulo e Zona Metropolitana del Valle de Mexico, no México.
Eugenio Queiroga e Ana Cecília Campos

Aula 3: POR UMA ESTRUTURA AMBIENTAL URBANA PARA SÃO PAULO.

Estruturas urbanas e ambientais, interação escalar, fragmentação e conectividade. Análise de sumidouros de carbono na paisagem.
Euler Sandeville Jr. e Letícia Trombeta

Aula 4: TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E DA PAISAGEM.

Uma proposta para a cidade. Ambiente, ensino e cultura na estruturação e dinâmica urbana, formas colaborativas de conhecimento e transformação.
Euler Sandeville Jr., Regina Bortoto, Mario Bortoto

Aula 5: POR UMA ESTRUTURA AMBIENTAL PARA PRESIDENTE PRUDENTE, SP.

Fragmentação da paisagem e ocupação urbana. Área de mananciais e uso da terra. Conectividade ecológica, Utilização das métricas da paisagem para análise e planejamento ambiental, relações multiescalares.
Euler Sandeville Jr., Yasmin Anefalos de Oliveira, Leticia Trombeta e  Diogo Gonçalves

Condições de inscrição

Cláusula 1: A confirmação da inscrição da/o estudante se dará apenas após comprovação de pagamento via plataforma INTI.

Cláusula 2: A realização do curso se dará mediante a inscrição mínima de 10 pessoas. caso isso não ocorra, o IABsp irá restituir o valor das inscrições realizadas em até 30 (trinta) dias após o envio dos dados pela/o estudante.

Cláusula 3: São aplicadas a desistências as seguintes regras:

a) A desistência da/o estudante deverá ser formalizada mediante requerimento para o e-mail cursos@iabsp.org.br juntamente com o envio dos dados bancários e CPF.

b) Se a desistência ocorrer em até 24 (vinte quatro) horas de antecedência ao início do curso, o IABsp restituirá 80% do valor total do curso.

c) Iniciado o curso, não será mais possível fazer o cancelamento da inscrição, e o IABsp não irá restituir o valor pago.

Cláusula 4: O IABsp reserva o direito de cancelar ou adiar a realização dos cursos até a data marcada para o seu início, comunicando o fato à/ao estudante já inscrito. no caso de cancelamento, a/o estudante será reembolsado da importância paga no prazo de 15 (quinze) dias úteis a contar da comunicação do cancelamento do curso.

Cláusula 5: O IABsp não se responsabiliza por problemas técnicos de internet das/os inscritos. ao estudante cabe garantir uma boa conexão para acompanhamento das aulas.

Cláusula 6: Só poderão se inscrever maiores de 18 anos de idade.

Cláusula 7: Será concedido certificado digital de participação para os alunos que tiverem, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

Cláusula 8: Ao enviar se inscrever a/o estudante concorda com as cláusulas apresentadas anteriormente.

Próximos cursos

Ainda não temos novos cursos marcados.