Dênis Pacheco
Linkedin
Arquiteto (Ung), Urbanista Social (Insper), Especialista em Habitação e Cidade (Escola da Cidade), pós-graduado em Gestão de Projetos PMI (Senac) e certificado pelo curso Humanitarian Response Intensive Course da Harvard Humanitarian Initiative. Trabalha com projetos sociais em favelas desde 2011.
Atualmente, é Gerente de Planejamento do Favela 3D na Gerando Falcões, onde desenvolve diagnósticos comunitários, desenho participativo, promove reuniões com governos estaduais, municipais e empresas, planeja ações territoriais, articula com lideranças locais e conduz processos de desenvolvimento territorial de forma colaborativa.
Em 2022, cofundou, junto a colegas do Insper, a Rede Brasileira de Urbanismo Social, responsável por fomentar o tema, conectar pessoas e organizações e realizar os Encontros Anuais de Urbanismo Social. Também é host e produtor do podcast O Social do Urbanismo.
Entre 2017 e 2023, atuou na Habitat para a Humanidade Brasil como Gerente de Programas, liderando os programas de Melhorias Habitacionais, Monitoramento e Avaliação de Projetos, articulação com comunidades, lideranças e parceiros institucionais. Em 2020, no auge da pandemia, coordenou as ações emergenciais da organização.
Ainda em 2020, cocriou a Articulação Colabora Habitação, que reuniu mais de 70 organizações voltadas ao tema da moradia digna em favelas do Brasil.
Com o objetivo de inserir a pauta da Habitação e dos Direitos das Periferias na agenda pública e de diferentes setores, em 2022 cocriou a primeira Virada da Habitação, realizada presencialmente em 13 cidades, de forma simultânea, reunindo quase mil pessoas entre ONGs, empresas, setor público, movimentos de moradia, academia, coletivos e entidades de classe.
Na TETO Brasil, foi Diretor do Programa Nacional de Moradias de Emergência por quase quatro anos. Nesse período, liderou a expansão do programa além de São Paulo para Curitiba e Salvador, intensificou a participação comunitária durante as construções, diversificou fornecedores, otimizou processos e coordenou o desenvolvimento do primeiro protótipo de moradia modular com mezanino da América Latina.
Participou de imersões e projetos em territórios vulneráveis no Paraguai, Argentina, Guatemala, Haiti, Peru, Chile, Colômbia, México, Inglaterra (Universidade de Cambridge) e Estados Unidos (Harvard University).
PROFESSORES CONVIDADOS:
Comuta Reformas
Participa do ENCONTRO 2 – Habitação social em territórios vulneráveis
O Comuta é um negócio de impacto social que realiza reformas habitacionais em comunidades da zona sul de São Paulo. Vende reformas completas para quem pode pagar, com tudo incluso e pagamento facilitado via boleto com juros acessíveis. Para quem não pode pagar, realiza reformas doadas, viabilizadas por meio de parcerias com empresas e organizações. Também desenvolve soluções personalizadas para empresas, como reformas nas casas de colaboradores, voluntariado corporativo e adaptações climáticas. Já impactou mais de 2.100 pessoas com mais de 600 reformas realizadas. Negócio Destaque no Lab Habitação 2020 e Vencedor do Prêmio Periferia Viva 2024.
Camila Jordan (TETO Brasil)
Participa do ENCONTRO 3 – Metodologias participativas e escuta comunitária
Camila Jordan é urbanista e ativista, especializada em mudanças sistêmicas para garantir o direito à moradia em assentamentos populares. Foi CEO da TETO Brasil por cinco anos e atualmente é Diretora de Relações Institucionais e Incidência, liderando esforços para colocar a emergência habitacional na agenda pública. Mestre em Administração Pública pela Universidade de Columbia e formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Nova de Lisboa, já trabalhou com inovação em políticas habitacionais em Nova Iorque. Palestrante internacional, foi reconhecida pela Bloomberg Línea como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina em 2022 e 2023.
Juan Sebastián (Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper)
Participa do ENCONTRO 4 – Estratégias de adaptação e mitigação
A partir de uma visão do desenho urbano e da paisagem como possíveis ações transformadoras de realidades sociais e espaciais, Juan Sebastián tem participado de processos de transformação do território a partir da concepção do espaço público como lugar de equidade, inclusão, construção da paz e justiça social e ambiental.
A experiência adquirida na cidade de Medellín, no desenvolvimento dos Projetos Urbanos Integrais entre 2004 e 2007, sob a lógica do Urbanismo Social, o tornou parte da construção de um diálogo horizontal com outros protagonistas da transformação do território em diferentes contextos latino-americanos.
Seu papel como Coordenador do urbam – Centro de Estudos Urbanos e Ambientais – da Universidade EAFIT, entre 2010 e 2025, o levou à gestão de processos de projetos estratégicos no território, tanto em contextos urbanos, nos bairros das encostas de Medellín, quanto em contextos rurais da Colômbia.
Atualmente, atua no Centro de Estudos das Cidades da Universidade Insper, em São Paulo, Brasil, como coordenador do Núcleo de Arquitetura e Cidade.