As três chamadas abertas da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo tiveram seus prazos prorrogados. A Chamada de sessões para o Fórum de Debates + SP Meeting foi adiada para o dia 15 de maio, o Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo e a Chamada Aberta Internacional para Exposições e Atividades foram ambos prorrogados até 1º de junho.
Analisando as inscrições realizadas até o momento, os curadores observaram a incidência de alguns erros frequentes e por isso chamam a atenção dos interessados em participar para verificar o novo edital publicado no site da bienal que traz esclarecimentos sobre a participação nas chamadas.
Com o tema “Extremos: Arquiteturas para um mundo quente”, o conceito curatorial desta edição parte do entendimento de que vivemos em tempos de extremos climáticos, exigindo da arquitetura soluções radicais e inovadoras. O ponto de não retorno nos desafia a repensar como habitar o planeta, buscando respostas tanto na vanguarda científica quanto nos saberes das margens: periferias urbanas, aldeias e quilombos. A Bienal será um espaço de convergência de conhecimentos, apresentando respostas concretas para o aquecimento global e para a adaptação aos eventos extremos que já enfrentamos.
Os curadores da 14ª BIAsp definiram cinco eixos temáticos que nortearão as discussões, projetos e propostas do evento:
– Preservar as florestas e reflorestar as cidades.
– Conviver com as águas.
– Reformar mais e construir verde.
– Circular e acessar juntos com energias renováveis.
– Garantir a justiça climática e a habitação social.
Mais informações, editais e formulários de inscrições estão disponíveis no site da Bienal