CIDADE, INFÂNCIAS E JUVENTUDES

Somos uma rede de profissionais com experiência em arquitetura, urbanismo, infância e educação. defendemos a construção de uma cidade inclusiva para as crianças e jovens, garantindo sua escuta e seu reconhecimento como cidadãos.

Manifesto
Somos uma rede de profissionais com experiência em arquitetura, urbanismo, infância e educação. defendemos a construção de uma cidade inclusiva para as crianças e jovens, garantindo sua escuta e seu reconhecimento como cidadãos. buscamos potencializar a participação da primeira infância, de crianças e de jovens na cidade, fortalecendo seu protagonismo no debate público. alertamos sobre a importância de sensibilizar as crianças sobre seu papel como sujeito ativo na construção da cidade. estimulamos que as crianças e jovens ocupem os espaços públicos, e que tenham garantido o direito à cidade. articulamos experiências e metodologias em diversos territórios para criação de uma rede de conhecimento. fazemos isso juntos, promovendo o debate com a sociedade civil, gestores públicos e urbanistas e incentivando a elaboração de políticas públicas.

Manual Técnico para Escolas Saudáveis
Estamos vivendo um momento desafiador e complexo de pandemia que evidenciou as condições precárias de vida que a maioria da população do país é submetida. todos os dias encontramos novas informações, novos números e novas questões que demandam respostas rápidas na busca pela garantia de direitos básicos como saúde, moradia e educação. na urgência dessas ações, emerge com força um assunto fundamental: o que torna os espaços da escola saudáveis? é com o objetivo de responder essa pergunta que abrimos esse tema para diálogo a partir da produção de um manual técnico de espaços saudáveis para as escolas estaduais de São Paulo.
Clique aqui e confira a página do Manual Técnico para Escolas Saudáveis.

Carta às candidatas e candidatos à Prefeitura da cidade de São Paulo
Às vésperas das eleições municipais de 2020, propomos trazer luz e destaque às crianças e jovens do município de São Paulo, evidenciando a importância de sua participação na construção da cidade e exaltando a necessidade de elaborar políticas públicas de planejamento urbano que os incluam e os considerem como cidadãos plenos. Nesta carta, colocamos o tema em evidência acompanhado de diretrizes propositivas e de uma breve lista de referências, a fim de configurar uma ferramenta de apoio na elaboração de projetos urbanísticos ao longo da próxima gestão.
Clique aqui e confira na íntegra a Carta às candidatas e candidatos à Prefeitura da cidade de São Paulo.

Mapeamento de Iniciativas
Buscando articular e dar visibilidade a profissionais e grupos que trabalhem temas tangentes a arquitetura e urbanismo com crianças e jovens – seja no diálogo com escolas de educação básica e fundamental, seja desenvolvendo ações voltadas ao território urbano de modo ampliado -, o GT Cidade, Infâncias e Juventudes propõe este primeiro mapeamento.
Clique aqui para responder o formulário!

Quem Somos?
Andrea Muner • Ayumy Pompeia • Beatriz Goulart • Bianca Antunes • Catharina Pinheiro dos Santos Lima • Carolina Clasen • Debora Laub • Gabriela Viola • Heloisa Bento Ribeiro • Juliana Junqueira • Mariana Demuth • Paula Martins Vicente • Rodrigo Mendes • Rodrigo Mindlin Loeb • Ursula Troncoso.

Outras notícias

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp.
A tradicional Premiação IABsp, organizada a nível estadual desde 1967, anuncia a abertura das inscrições para a sua 26ª edição, que acontece no contexto de celebração dos 80 anos de seu departamento.