Edifício IAB: Desafios para a Conservação

O encontro entre profissionais que atuaram junto ao material documental do IABsp pretende levantar uma série de reflexões sobre como esse acervo pode contribuir para essas e outras iniciativas de pesquisas vinculadas ao campo de atuação da arquitetura, urbanismo, artes e design.

Data: 10 de outubro de 2024
Local: Rua Bento Freitas, 306, República
Horário: 19h às 20h30
Investimento: Gratuito

Em mesa no dia 10/10 – quinta-feira no IABsp às 19hs convidamos o arquiteto Silvio Oksman que falará do projeto de restauro do IABsp que completou 10 anos, Camila Alba, fotógrafa que fez registros que estão em exposição, relativos à manutenção dos caixilhos do IAB, Marília Barbour, advogada que dirige atualmente o DPH/PMSP, para falar de leis de incentivo que podem ser usufruídas por imóveis tombados, e a professora Monica Junqueira que tratará dos desafios da conservação de edifícios modernos e acervos de arquitetura. Com a mediação da presidente do IABsp Raquel Schenkman.

Esta iniciativa surge como uma reflexão inspirada nos registros visuais realizados pelas fotógrafas Amanda Areias e Camila Alba, juntamente com os funcionários Ary Siqueira e Emerson Fioravante. A seleção compõe a mostra “O Patrimônio Entre o Fazer e o Olhar” como parte da celebração dos 80 anos do IABsp. As fotografias documentam o processo de conservação e manutenção do edifício-sede do Instituto realizado nos últimos meses. 

A exposição  fica aberta ao público até 06/12, e pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h.

O IABsp fica na Rua Bento Freitas, 306 – Vila Buarque

Essa iniciativa é promovida por meio do EDITAL PROAC N° 35/2023 – PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURA / EXECUÇÃO DE INTERVENÇÕES EM BEM PROTEGIDO

Próximas atividades

25 de novembro de 2024

O evento contará com a exibição do documentário In Vivo, dirigido pelo cineasta e jornalista belga Mister Emma, seguido pela palestra “É cedo demais para saber que é tarde demais?”, ministrada pela arquiteta e designer computacional Flavia Ghirotto Santos, do escritório belga A2M.

26 de novembro de 2024

As produções, com duração máxima de 20 minutos, abordam temas como meio ambiente, cultura, política e memória e integram-se à programação de encerramento das celebrações dos 80 anos do Instituto. 

03 de dezembro de 2024

As produções, com duração máxima de 20 minutos, abordam temas como meio ambiente, cultura, política e memória e integram-se à programação de encerramento das celebrações dos 80 anos do Instituto.