O teatro das cidades: das Artes do Espaço ao Espaço das Artes

O curso propõe uma abordagem articulada em dois eixos sincrônicos. No primeiro, busca promover uma discussão de noções decisivas no campo da História da Arte, referentes à questão do , tendo como objetivo analisar uma série de obras de relevo nesse âmbito.

Data: 22, 24, 29 e 31 de outubro de 2024
Local: Plataforma Zoom
Horário: 19h00 às 21h30
Investimento: À partir de R$245,00
Formato: Online
Carga horária: 10h
Vagas: 50
Bolsas integrais: 5

Entre a arquitetura e as artes visuais, entre o teatro e as cidades, o problema do espaço se revela como um denominador comum de potências de construção, reconstrução e invenção. Inspirado por esse mote, o curso propõe um percurso duplo: por um lado, acompanhar linhas de continuidade entre as quatro esferas artísticas e sociais mencionadas, a partir de obras pautadas pela reinvenção do espaço; de outro, investigar uma vocação moderna e contemporânea à compreensão da “arte” enquanto espaço de trocas, diálogos e expansões entre artes e entre estas e a produção de formas de vida coletiva. Quatro momentos da história das artes, postos em cena em quatro contextos urbanos, estabelecem os marcos fundamentais do percurso: o contexto da invenção da perspectiva artificial e a concepção renascentista da cidade; um retorno à Paris modernista de Walter Benjamin e Charles Baudelaire, marcada pela generalização social, mercadológica e artística das dinâmicas de exposição e por explorações radicais da noção de um “espaço das artes”, elaborada por Jacques Rancière; a “virada fenomenológica” nas relações entre obra de arte, espectador e cidade, entre Nova York e Paris e entre a década de 1960 e os tempos atuais; os diálogos entre as expansões transartísticas do teatro e das artes visuais e uma peculiar história “vertical” da cidade de Joanesburgo, tal como realizada recentemente pelo multiartista sul-africano William Kentridge.

Situado no cruzamento entre as categorias “Arte, produção gráfica e representação” e “História, teoria e crítica da arquitetura”, o curso propõe uma abordagem articulada em dois eixos sincrônicos. No primeiro, busca promover uma discussão de noções decisivas no campo da História da Arte, referentes à questão do espaço, tendo como objetivo analisar uma série de obras de relevo nesse âmbito. No segundo, visa mobilizar reflexões em torno das potências de compreensão e reinvenção do espaço nessas obras, do ponto de vista de suas implicações com a história das cidades e da arquitetura.

30% DE DESCONTO PARA ASSOCIADO
*A compra poderá ser feita na modalidade “Ingressos – Associadas/os IABsp”. A compra será validada mediante comprovação da associação. Qualquer dúvida, escrever para: cursos@iabsp.org.br.
*Associadas(os) de outros estados, é necessário enviar o comprovante de quitação junto ao seu departamento para o e-mail cursos@iabsp.org.br.

10% DAS VAGAS PARA BOLSAS INTEGRAIS
A inscrição vai até o dia 01 de outubro, porém os pedidos de bolsa devem ser encaminhados até 17 de outubro, clique aqui para acessar o formulário.

Ministrante

Prof. Dr. André Goldfeder
Lattes

André Goldfeder é Bacharel em Ciências Sociais e Mestre e Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Realizou estágio de pesquisa como Visiting Student Research Collaborator na Princeton University e pós-doutorado na Unicamp. Pesquisador e professor, trabalha nas interfaces entre artes visuais, literatura e teatro.

Programação aula a aula

AULA 1: As artes em perspectiva: O teatro da arquitetura
Como ponto de partida, será feita uma incursão pelo contexto renascentista de invenção da perspectiva artificial, protagonizado por diálogos entre arquitetura, teatro e pintura. Das relações entre a cidade renascentista e arquitetura dos teatros, passaremos a modos de subversão da perspectiva centralizada, encontrados em artistas como Alberto Giacometti e Samuel Beckett.

AULA 2: Passagens entre a página e o céu estrelado: O palco das cidades e o “espaço das artes”
No segundo encontro, partiremos de leituras da Paris modernista por Walter Benjamin, em que a cidade aparece como uma “casa do sonho coletivo” protagonizada por novas estruturas de percepção do espaço social e por figuras que vão de Charles Baudelaire aos novos personagens da vida urbana. Chegaremos, também, a uma virada modernista decisiva, que repercute até o estado atual da teoria das relações entre as artes. Partindo de comentários de Jacques Rancière, ressaltaremos uma visão não canônica da modernidade das artes e das cidades, que se passa entre as ruas, os teatros e os museus, englobando artistas que vão do poeta Stéphane Mallarmé ao artista conceitual belga Marcel Broodhaers,
De Mondrian a Hélio Oiticica e de Richard Wagner ao teatro contemporâneo.

AULA 3: Elipses, fósseis, redes: Do cubo branco à “perspectiva do diabo”
Na terceira aula, abordaremos problematizações das relações entre obra, espectador e cidade tendo em vista alguns ecos da década de 1960 nos tempos atuais. No centro da cena, transitaremos entre Nova York, Passaic e Paris e encontraremos os artistas visuais Richard Serra e Robert Smithson e um singular trabalho de “arquitetura especulativa” de autoria dos arquitetos-artistas visuais Laetitia Delafontaine e Grégory Niel.

AULA 4: A caixa preta e a “história vertical” da cidade: William Kentridge entre tempos-espaços
Concluiremos o curso discutindo alguns trabalhos de Kentridge marcados pela materialização de um encontro revelador: entre um pensamento geossocial em torno da cidade de Joanesburgo, a história do Apartheid e instalações cinemático-teatrais que trabalham o inconsciente histórico recalcado do massacre dos Herero pelo governo colonial alemão no início do século XX. Por fim, concluiremos essa última etapa apontando outros artistas contemporâneos situados nesse horizonte e abrindo espaço para um balanço coletivo do percurso realizado ao longo do curso.

O curso será realizado na plataforma Zoom, com acesso a ser disponibilizado na véspera do seu início.

Condições de inscrição

Cláusula 1: A confirmação da inscrição da/o estudante se dará apenas após comprovação de pagamento via plataforma INTI.

Cláusula 2: A realização do curso se dará mediante a inscrição mínima de 10 pessoas. caso isso não ocorra, o IABsp irá restituir o valor das inscrições realizadas em até 30 (trinta) dias após o envio dos dados pela/o estudante.

Cláusula 3: São aplicadas a desistências as seguintes regras:

a) A desistência da/o estudante deverá ser formalizada mediante requerimento para o e-mail cursos@iabsp.org.br juntamente com o envio dos dados bancários e CPF.

b) Se a desistência ocorrer em até 24 (vinte quatro) horas de antecedência ao início do curso, o IABsp restituirá 80% do valor total do curso.

c) Iniciado o curso, não será mais possível fazer o cancelamento da inscrição, e o IABsp não irá restituir o valor pago.

Cláusula 4: O IABsp reserva o direito de cancelar ou adiar a realização dos cursos até a data marcada para o seu início, comunicando o fato à/ao estudante já inscrito. no caso de cancelamento, a/o estudante será reembolsado da importância paga no prazo de 15 (quinze) dias úteis a contar da comunicação do cancelamento do curso.

Cláusula 5: O IABsp não se responsabiliza por problemas técnicos de internet das/os inscritos. ao estudante cabe garantir uma boa conexão para acompanhamento das aulas.

Cláusula 6: Só poderão se inscrever maiores de 18 anos de idade.

Cláusula 7: Será concedido certificado digital de participação para os alunos que tiverem, no mínimo, 75% de presença nas aulas.

Cláusula 8: Ao enviar se inscrever a/o estudante concorda com as cláusulas apresentadas anteriormente.

Próximos cursos

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