CINECUBO IABSP – O LUGAR MAIS SEGURO DO MUNDO

O Cinecubo está de volta com sessões gratuitas e abertas ao público todas às terceiras terças-feiras do mês às 19h.

O Cinecubo está de volta com sessões gratuitas e abertas ao público todas às terceiras terças-feiras do mês às 19h. Dia 19.03, na sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – 1º andar, teremos a exibição do filme O Lugar Mais Seguro do Mundo e haverá conversa após sessão com as diretoras Aline Lata e Helena Wolfenson com a pesquisadora da pós-graduação da FAUUSP, Isabella de Oliveira Walter e com mediação de Guido Otero.

O Cinecubo é o cineclube promovido pelo IABsp com o intuito de estimular o diálogo entre as linguagens audiovisuais e arquitetônicas para expandir e debater olhares sobre a cidade. Conta com coordenação, curadoria e mediação de Fabiane Carneiro, Guido Otero, Gustavo Kerr, Paola Ornaghi, Rafael Blas e demais convidados.

O Lugar Mais Seguro do Mundo
Ano de Produção: 2021
Direção: Aline Lata e Helena Wolfenson
Ficha Técnica: Documentário, Colorido, 71 min, Minas Gerais 2015 – 2021


Sinopse
O filme acompanha Marlon, um jovem cuja vida foi transformada depois que sua cidade foi soterrada pelo rompimento de uma barragem de rejeito de minério. Refugiado de sua casa, ele enfrenta novos desafios e presencia a repetição de mais uma tragédia da mineração no Brasil. “O lugar mais seguro do mundo” é a forma de Marlon se referir ao seu lugar de origem, hoje cercado por câmeras e seguranças. Ironicamente, ele garante que nada mais pode acontecer lá.


Ficha Técnica
Direção: Aline Lata e Helena Wolfenson
Produção: Aline Lata (Veneno Produções Cinematográficas) e Helena Wolfenson
Co-produção: Krassivaya Filmes
Roteiro: Aline Lata, Eduardo Resing e Helena Wolfenson
Direção de Produção: Adriana Barbosa e Silvana Medeiros
Montagem: Eduardo Resing
Direção de Fotografia: Aline Lata, Érico Toscano e Helena Wolfenson
Som Direto: Aline Lata, Fred França e Helena Wolfenson
Mixagem e Edição de Som: Confraria de Sons e Charutos
Pós produção: Quanta Post
Correção de Cor: Samanta do Amaral
Design e tipografia: Lídia Ganhito
Elenco/Personagem: Marlon Robert e Ricardo Gabriel da Silva
Distribuição: Utopia Docs


Resumo trajetória
O filme foi desenvolvido e concluído com o apoio de várias instituições renomadas, tais como o UnionDocs Summer Lab, o Laboratório de Impacto do DocSP, o Conectas Chile Lab e o Arche Lab/Doclisboa, sendo este último vencedor do prêmio de Melhor Projeto para finalização.

Em sua estreia mundial no final de 2021, o filme conquistou o prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional no prestigioso Doclisboa. No ano de 2022, o documentário foi selecionado para o Festival de Biarritz e também para o FIDBA.

A aguardada estreia nacional ocorreu em 2023, durante o CineOP. Logo após o festival, ele foi selecionado pela curadoria para ser exibido no Itaú Cultural Play. Além disso, participou da Mostra Mineração 2023 e, recentemente, foi selecionado para competir na categoria de Novos Diretores no Festival Latino Americano de Vancouver e no Festival de Firenze.

 

Helena Wolfenson é fotógrafa, diretora de fotografia e documentarista. Vive e trabalha em São Paulo. O Lugar Mais Seguro do Mundo, seu primeiro longa metragem que codirige com Aline Lata, teve a sua estreia mundial seguida do prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional no Doclisboa (2021), seguindo carreira na seleção oficial do Festival de Biarritz (2022) do Festival Internacional de Documentário de Buenos Aires – FIDBA (2022) foi lançado no Brasil na Mostra Contemporânea do CineOP (2023), Vancouver Latin American Film Festival (2023). Helena assina a direção de fotografia do curta Terra 333, que estreou no Guarnicê Festival de Cinema (2022) e do curta Forasteiro Sonhador (2023), a videoarte NosOutros (2020) ganhou o Edital Itaú cultural ArteComoRespiro. Desde 2010 desenvolve sua pesquisa em imagem e transita entre as linguagens fotográfica, cinematográfica e documental. Graduada em Jornalismo pela PUC-SP e com especialização em Fotojornalismo e Documentário pelo International Center of Photography em NY.

 

Aline Lata é diretora e roteirista que transcende fronteiras cinematográficas. Graduada em fotografia e cria da periferia de São Paulo, sua visão se manifesta na publicidade, videoclipes, documentários e ficção. “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, seu primeiro longa metragem que codirige com Helena Wolfenson, foi selecionado para o Festival de Biarritz, FIDBA, CineOP, Festival de Firenze e Mostra SESC de Cinema, além de ganhar o prêmio do júri no festival DocLisboa e da crítica no Festival de Cinema Latino Americano de Vancouver. O videoclipe “Coreto” para a cantora Céu, recebeu indicações nos festivais Music Video Festival, WME, Bamvfest e LiftOff NY. O interativo “110v + 220v” para a rapper Bivolt, ganhou o Prêmio de Inovação no MVF, Melhor Clipe no Genius Brasil e no Prêmio Nacional RAP TV. Aline Lata dirigiu comerciais para marcas como Havaianas, Ruffles, Budweiser, Engov e Netflix. Isabella de Oliveira Walter Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente é pesquisadora e discente vinculada ao programa de pós-graduação da FAUUSP.  Atuou na defesa e promoção dos direitos de populações atingidas por desastres ambientais, através das Assessorias técnicas independentes em Mariana e Brumadinho/MG. Tem-se dedicado à pesquisa da crise urbana brasileira, principalmente nas regiões especializadas em commodities. Guido D’Elia Otero 
Mestre em planejamento urbano e regional pela fau usp (2020). possui graduação em arquitetura e urbanismo pela mesma faculdade (2013). foi diretor do IABsp na gestão 2017-2019. atualmente representa o IABsp na comissão executiva da operação urbana centro da pmsp e organiza o cineclube (cinecubo Iab) da mesma instituição. desde 2014 é sócio-diretor do escritório de arquitetura goaa – gusmão otero arquitetos associados.

 

Outras notícias

O Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura e Urbanismo, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, encoraja equipes de estudantes de graduação, representando cursos de Arquitetura e Urbanismo, a apresentarem trabalhos com aderência à temática da 14ª BIAsp.
A tradicional Premiação IABsp, organizada a nível estadual desde 1967, anuncia a abertura das inscrições para a sua 26ª edição, que acontece no contexto de celebração dos 80 anos de seu departamento.