SEMINÁRIO CPC-USP E IABsp: POLÍTICA URBANA, NORMATIVAS, INCENTIVOS: E A CIDADE COMO FICA?

Última atualização em: 01/06/23 às 15h

A proposição de políticas de urbanização e de concessões públicas é um tema complexo. Na onda neoliberal, as necessidades reais do cotidiano da cidade vem desaparecendo do debate ao mesmo tempo em que os espaços públicos são conferidos à instância e gestão privada. Paisagens transformadas em contrastes escandalosos, nomes de lugares vendidos a marcas, e áreas fechadas por tapumes, com acesso controlado e sem integração com o entorno, conformam um cenário de ampliação da exclusão social e prejuízos à fruição pública.

Nesse sentido, o seminário realizado em dois dias, o primeiro a ser realizado no Centro de Preservação Cultura da USP e na semana seguinte no Instituto de Arquitetos do Brasil, vai partir do debate do contexto atual, considerando o momento de disputa na condução e destino do plano diretor do município – fato que não ocorre isoladamente na cidade de São Paulo – buscando discutir e formular novas estratégias para que se possa reencontrar a cidade enquanto ambiente urbano e cultural, sob o olhar multidisciplinar.

Quais os caminhos futuros, mas também imediatos e emergenciais devemos traçar, tendo em vista a necessária reformulação das políticas urbanas, para rearticular e fortalecer ações locais, nos territórios, que possam de fato promover a diversidade, a convivência, o bem comum e a noção de espaço público?

Mesa 1: Cidade, Ambiente e Modos de Vida
Data: 21 de junho – Horário: 19h
Local: CPC-USP – Rua Major Diogo, 353

Convidados:

Ana Fani Alessandri Carlos
Professora Titular do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É professora do programa de Pós-graduação em Geografia Humana/ FFLCH-USP. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre São Paulo (GESP- Grupo de Geografia Urbana Crítica) e do Grupo de Teoria Urbana Crítica do IEA-USP.

José Guilherme Cantor Magnani
Professor Titular no Departamento de Antropologia na FFLCH-USP. Coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (LabNAU/USP).

Sarah Feldman
Professora Livre Docente Sênior, pesquisadora, orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (campus São Carlos). Membro do Grupo de Pesquisa Arqbras. É membro fundador da Associação Iberoamericana de História Urbana e membro da rede de pesquisadores Urbanismo.br.

Andréa de Oliveira Tourinho
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) e do Curso de Graduação da Universidade São Judas Tadeu (São Paulo). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Patrimônio cultural, arquitetura e cidade: discursos e práticas na construção da memória, abrangendo discussões multidisciplinares. Coordenadora do Fórum Estadual de Entidades em Defesa do Patrimônio Brasileiro – Núcleo São Paulo. Representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT).

 


Mesa 2: O Público e o Privado nas Concessões do Espaço Urbano
Data: 28 de junho
17h30 – 19h: Futuro e Memória do Parque Anhembi
19h – 21h30: As concessões em prática no Ibirapuera e Anhangabaú
Local: IABsp – Rua Bento Freitas, 306

17h30 – 19h
Futuro e Memória do Parque Anhembi

Raissa Oliveira
Pós-doutoranda do IAU USP

Rodolfo Andrade
Representante da GL Events

Maisa Fonseca de Almeida
Coordenadora do Docomomo SP

Marianna Boghosian
Profa Dra da Escola da Cidade e coordenadora do GT de Patrimônio Cultural do IABsp.

 

 


19h – 21h30
As concessões em prática no Ibirapuera e Anhangabaú

Débora Iacono
Advogada, representante no Conselho Gestor do Parque Ibirapuera

Murilo Romão
Skatista profissional, fundador do Coletivo Flanantes

Fernando Chucre
Secretário de Entregas Prioritárias da PMSP

Roseli D’Elboux
Profa Dra. do Mackenzie

Lucas Chiconi
Diretor Adjunto de Ação Regional – IABsp